Emblemas automáticos - isso existe?

Iniciado por musinet, 13 de Agosto de 2009, 13:24

tópico anterior - próximo tópico

musinet

Caros,

Quando preciso imprimir alguma coisa, eu imprimo em PDF e quando chego no escritório jogo tudo para a impressora. Para me organizar, criei uma pasta dentro do meu Desktop (que chamei de spool só pra fazer graça) e mudei o ícone para uma impressorinha... Ficou bacaninha. Pra deixar mais afrescalhado ainda, quando a pasta tem algum conteúdo eu mudo o emblema para uma estrela. Depois que eu imprimo, apago os PDFs e, com a pasta vazia, tiro o emblema (mais ou menos como aquelas bandeirinhas que tem nas caixas de correio dos subúrbios norte-americanos).

O que eu queria saber é se esse processo de colocar bandeirinha/tirar bandeirinha pode ser feito automaticamente... Existe alguma configuração pra isso?

Grato.

vinicius_aleao

Não que eu saiba. Mas deve ser possível criar um script para fazer isso. O problema é que eu não sei nem por onde começa.  ;D Mas se alguém souber...

Xterminator

musinet

Citação de: Xterminator online 13 de Agosto de 2009, 14:39
Acho que este link em ingles tem algo.
http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2126241,00.asp

Bom... acho que esse artigo responde bem à minha pergunta:  :-\

You cannot automatically select files or sort them by emblem, enable emblems on subdirectories, or programmatically change them (without some serious programming efforts).

Acho que vou ter que partir mesmo para o script. Então vou precisar de algumas informações mais "hardcore"...

1a pergunta: um script pode ficar rodando em background, monitorando um evento específico e disparando uma ação quando esse evento ocorre?
2a pergunta: que parâmetro de uma pasta poderia indicar se ela contém algum arquivo?
3a pergunta: onde ficam guardadas as informações de propriedades de um arquivo (no caso, a pasta /home/cassiano/Desktop/spool)?

Acho que essas primeiras perguntas já me ajudarão a começar a descrever um script para fazer a automatização do emblema que eu quero... Alguém se habilita a respondê-las???

Lunik

3 pergunta: dei uma olhada rapida, e parece que as informações sobre icones e emblemas nas pastas ficam aqui: /home/<user>/.nautilus/metafiles
Nessa pasta tem um arquivo .xml com as informações

DouglasCaixeta

Citação de: Lunik online 13 de Agosto de 2009, 16:36
3 pergunta: dei uma olhada rapida, e parece que as informações sobre icones e emblemas nas pastas ficam aqui: /home/<user>/.nautilus/metafiles
Nessa pasta tem um arquivo .xml com as informações

Exatamente isto que eu queria. Saber onde ficam essas informações. Toda vez que eu formato o PC eu perco todos os meus emblemas.

Já essa idéia de emblemas automáticos é perfeita!!! Muito bom mesmo. Queria um automático que colocasse uma estrela (new) toda vez que a pasta recebe um novo arquivo. Assim eu posso saber quais são minhas últimas músicas pra ouvir, as últimas imagens para colocar como papel de parede, etc. Mas dai o emblema tinha que sair sozinho também depois de um tempo.

Infelizmente eu não tenho respostas para nenhuma das suas perguntas. Vamos colocar essa idéia no Ubuntu Brainstorm, se é que já não tem.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

DouglasCaixeta

Aquele link que foi passado tem um exemplo de script:

#!/bin/sh
# for each of the meta files...
for i in ~/.nautilus/metafiles/* ; do
# convert any "important" emblems to "special"
# save the result to a temporary file
cat $i | sed -e 's/name="special"/name="important"/g' > $i.new
# move the temporary file into place
mv $i.new $i
done
# restart Nautilus so the changes take effect
nautilus –q

Esse script muda automaticamente os emblemas 'important' para 'special'.
No exemplo, você marca o arquivo como importante, se passou determinado tempo e você não tirou o emblema ele vira urgente. É uma boa idéia também, mas o script é só a base.

DouglasCaixeta

Olá pessoal, eu dinovo.

Coloquei a idéia no Ubuntu Brainstorm, inclusive como exemplo coloquei o caso da impressora.

Se tiverem idéias de como resolver é só postar lá!