Autor Tópico: 9.04 Lento  (Lida 3645 vezes)

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
9.04 Lento
« Online: 11 de Agosto de 2009, 19:04 »
Pessoal não sei se é somente comigo, por isso gostaria de perguntar a vocês que também usam o 9.04.
No PC, o ubuntu até está melhor, mas no notebook ele está muito lerdo. Considerando que no Notebook o processador é um pouco mais lento, é de se esperar uma queda de produção, mas está muito além do ubuntu 8.10. O firefox 3.5.2 está muito lerdo também. Sou desenvolvedor java e tanto as IDEs Netbeans e Eclipse, que rodam no java ficam super hiper lerdas. Eu to achando que tem algo errado.
Se alguem tiver links para otimizar o sistema eu agradeço.
Só um detalhe que não sei se faz muita diferença, estou usando Swap como um arquivo, porque na hora de instalar o sistema deixei sem, e percebi lentidão absurda quando a memoria chegava perto do fim. Geralmente o Swap não é usado, somente quando preciso subir Banco de dados, Servidor Web e uma IDE para desenvolvimento. Para não ter que instalar tudo de novo, acabei criando um Arquivo como swap.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2009, 16:02 »
Só uma tentativa de ajudar uma vez que você fez  o sistema rodar em swap de arquivo deve entender bem mais que eu..

Por um acaso ja tentou usar o Gparted,
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install gparted para redimensionar sua raiz / e assim liberar um pouco o espaço pra swap ?


Abraço.
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2009, 22:59 »
Só uma tentativa de ajudar uma vez que você fez  o sistema rodar em swap de arquivo deve entender bem mais que eu..

Por um acaso ja tentou usar o Gparted,
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install gparted para redimensionar sua raiz / e assim liberar um pouco o espaço pra swap ?


Abraço.

Não da para fazer isso sem formatar tudo e redimensionar. A HP colocou a partição de recuperação em uma area complicada. Se eu redimensionar perco a recuperação tambem. E como não estava a fim de formatar tudo de novo usei o esquema de arquivo, que segundo li, tem uma perforamance bem pouco abaixo da partição swap. Mas o problema não é esse, porque a swap raramente é usada. O Ubuntu 9.04 está muito mais lento que o 8.10 nas duas maquinas. Talvez seja o ext4, mas não li reclamações sobre ele. Eu sinceramente não sei onde está o problema. Antes o Ubuntu éra mais rapido que o windows. Agora o windows está nitidamente mais rapido que o ubuntu. :-\
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 10:11 »
hmm..

è que estou usando o 9.04 e ele esta mais rapido e estavel (tirando minha placa intel na black list do compiz) do que o anterior.. E tambem esta em ext4.

Ja deu uma olhada nos processos peplo Sistema->administração->Monitor do Sistema ?

Abraço.
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:22 »
hmm..

è que estou usando o 9.04 e ele esta mais rapido e estavel (tirando minha placa intel na black list do compiz) do que o anterior.. E tambem esta em ext4.

Ja deu uma olhada nos processos peplo Sistema->administração->Monitor do Sistema ?

Abraço.

Ficou mais rápido no geral, ou só para iniciar? Porque o meu também esta rápido para iniciar. Olhei os processos e tem uma porrada de coisa. Vou desligar os Screenlets pra ver se melhora mas já usava eles no 8.10. To achando que meu Ubuntu starta coisa demais. A lentidão é para abrir aplicativos, ou executar tarefas como carregar páginas no firefox ou abrir um documento PDF. A que mais ta incomodando é sem duvida a de abrir aplicativos.
abaixo os print, se ajudar na avaliação.

foto1 foto2 foto3
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 17:51 por marcos_vargens »
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2009, 20:53 »
Fiz a mesma pergunta no fórum de java para ter um melhor "feedback" quanto ao java. A maioria disse que sentiu a mesma coisa. Está mais lento, e alguns até voltaram para a versão 8.10 por esse motivo. Que coisa mais estranha. Vou testar a versão 9.10 beta e rezar para estar melhor.
O Pior é que li em muitos artigos que essa versão estava mais rápida, e no fim das contas não sou o único que sente que ela está mais lenta que a anterior.
Valew a ajuda galera!
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline enockubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2009, 18:37 »
Oi amigos, tambem estou com este problema, estava preocupado achando que tinha feito alguma coisa errada aqui no pc. Se alguem puder ajudar a amenizar a coisa, agradeço. Abraços!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2009, 11:54 »
Cara, acho que a única solução é esperar que a versão 9.10 esteja melhor. Até lá, muita paciência.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline enockubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:36 »
Ola marcos, no  meu caso o problema esta resolvido. Eu nao tenho placa de video, a placa que tem a onboard (via crhome - uma derma). Eu tinha ativado o Xcompmgr, pra usar transparencias no meus screenlets, mas percebi que conforme eu ia usando o pc (por mais ou menos uma hora ou mais), ele ia perdendo desempenho. Resolvi desinstalar o xcompmgr e ativei so o compositing_manager. Quando puder compro uma placa de video, mas por enquanto meu ubuntu esta de novo funcionando como antes (como o 8.10). abraços a todos ubunteiros! :D

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2009, 16:55 »
No meu aqui só desativando o compiz, de outra forma fica uma carroça.
Uma pena mesmo.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2009, 19:23 »
Parece que o problema do 9.04 é com compiz mesmo. Mas não da para ficar sem. Vamos esperar pela versão 9.10 pra ver se melhora. Quanto ao java a versão 1.6.0_16 melhorou bastante o desempenho. Mas se não me engane ainda não está nos repositórios.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 9.04 Lento(Resolvido)
« Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2009, 17:54 »
Bom, apesar do tópico ter sido aberto a um tempo, resolvi colocar como resolvido. Não sei exatamente qual foi a solução. Talvez um conjunto de atualizações, mas ele está bem mais rápido do que estava quando abri o tópico. Eu acho que tem a ver com o kernel. Mas não sei. De qualquer forma, tanto o java, quanto compiz e Gnome estão normais como eram no 8.10. Espero que o 9.10 seja mais rápido ainda.
Valew a ajuda de todos.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity