Dúvida sobre transferência de pente de memória pra outro pc

Iniciado por rangelsrn, 08 de Agosto de 2009, 17:50

tópico anterior - próximo tópico

rangelsrn

Boa tarde, amigos!

Estou iniciando agora no ramo de manutenção e configuração de micros. Ainda tenho dúvidas em alguns aspectos e também inseguranças, por isso vim aqui buscar auxílio.

Meu problema é o seguinte: eu tinha um servidor no telecentro que coordeno, e que tinha as seguintes configurações: Placa mãe ASUS, 2ghz, 512MB DDR-RAM 1, placa de aceleração gráfica NVida G-Force4 MX4000. Tive que "encostar" este servidor, porque a IDE dela queimou, fazendo com que não reconhecesse mais o HD. Inclusive chegou a queimá-lo. :(

Meu novo servidor é um pc mais fraquinho, digamos assim. Um AMD SEMPRON 2400, de 254MB de memória.

Ambas as memórias - tanto a do antigo servidor quanto essa deste novo servidor - são DDR1. Gostaria de saber então se há algum problema de eu tirar a antiga memória de 512 no lugar desta de 254mb. Eu não me recordo agora a numeração das memórias, porque vi que a de 512mb dizia ser para pc433 (se não me engano), e esta de 256 ser outra configuração que não me recordo agora. Há algum problema ou posso fazer a troca tranquilamente?

Este novo pc não consegue rodar o Ubuntu, fica sobrecarregado, e quero o quanto antes instalar a nova versão deste sistema operacional. :)

Aguardo resposta.

Forte abraço.

Marcos Rangel
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

Tota

Tentar espetar se a pinagem for igual voce pode

Queimar a maquina ou as memorias é muito dificil desde que feitos os procedimentos de eliminar qualquer eletricidade estática.

Pode funcionar ou não.

O certo mesmo é ler nos chips do pente de memoria que tipo ele é, pegar o manual da placa mãe e verificar se é compativel.

Informações sobre as memorias => internet
Manual da sua board => Internet

Quando tiver qualquer questão relacionada ao Ubuntu, poste aqui.

Obrigado

[],s

Mero_

O Tota disse tudo (e mais um pouco).

Citare quero o quanto antes instalar a nova versão deste sistema operacional
Como parece que vc ainda não usa Ubuntu, pode usar o Evereste pra verificar a frequência máxima e mínima suportada pelo seu hardware.

Uma das alternativas pra ambientes GNU/Linux seria o hardinfo. segue o link:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/O-Everest-do-Linux

Você também pode pesquisar no Fórum do GDH Pess, tem muito conteúdo sobre Hardware/Software.
O verdadeiro Capitalismo não está no sistema, mas sim na mente e no coração das pessoas. (By Myself)

rangelsrn

Citação de: Mero_ online 08 de Agosto de 2009, 18:31
O Tota disse tudo (e mais um pouco).

Citare quero o quanto antes instalar a nova versão deste sistema operacional
Como parece que vc ainda não usa Ubuntu, pode usar o Evereste pra verificar a frequência máxima e mínima suportada pelo seu hardware.

Uma das alternativas pra ambientes GNU/Linux seria o hardinfo. segue o link:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/O-Everest-do-Linux

Você também pode pesquisar no Fórum do GDH Pess, tem muito conteúdo sobre Hardware/Software.

Na verdade eu já usei o Ubuntu 8.10, mas aê deu pau no meu pc aqui, e agora que passei pra este novo servidor, não instalei ainda o Ubuntu 9.04 por conta deste pc de 254 não rodá-lo. :(

Por isso queria saber se a antiga memória de 512 pode ser inserida neste pc. Porque, certa vez, eu fiz o inverso: retirei uma memória de 254mb dum pc igual a este servidor atual e inseri no antigo servidor de 512. O antigo servidor não reconheceu a memória, e quando a devolvi pro micro dela, e o liguei pra ver se tava legal, percebi que a memória estava queimada, por conta dos bips seguidos que deu. Limpei a memória e tal, pra ver se não era poeira, mas não adiantou, queimou mesmo. Daê tô um pouco com medo de inserir a memória de 512 do servidor de IDE queimada neste pc aqui de 254, com medo desta memória de 512 queimar, ou coisa parecida.

A pinagem de ambas as memórias são iguais, elas encaixam perfeitamente na placa mãe. Mas é como disse, a memória de 512mb mostrava configuração nela pra pc 433 se não me engano, e esta de 254 apresenta pra um pc mais baixo, não lembro a configuração. E como não tenho o manual da placa mãe, fico sem saber. =/

Mero_

433 deve ser a frequência de operação da memória, tenta isso
Citarusar o Evereste pra verificar a frequência máxima e mínima suportada pelo seu hardware.

Uma das alternativas pra ambientes GNU/Linux seria o hardinfo
Se for usar o Everest, segue:
Placa Mãe > Chipset >> Tipos de memórias suportadas.

Esse local lista as frequências de memória compatíveis com sua placa-mãe, exemplo:
Tipos de memória suportadas   DDR2-400 SDRAM, DDR2-533 SDRAM, DDR2-667 SDRAM, DDR2-800 SDRAM, DDR3-800 SDRAM
Os valores "400", "533", "667" e "800" se referem a frequência da mesma.

Basta então verificar a frequência da memória em mãos assim
CitarO certo mesmo é ler nos chips do pente de memoria que tipo ele é, pegar o manual da placa mãe e verificar se é compativel.
e comparar com o que sua placa suporta.

Mas não se preocupe, como disse o Tota:
CitarQueimar a maquina ou as memorias é muito dificil desde que feitos os procedimentos de eliminar qualquer eletricidade estática.

Acho que, na pior das hipóteses, se a frequência da memória não for adequada à placa, vc simplesmente não conseguirá utilizá-la.

Boa sorte amigo.

O verdadeiro Capitalismo não está no sistema, mas sim na mente e no coração das pessoas. (By Myself)

rangelsrn

Galera,

Inseri a memória aqui de 512. A freqüência de cada memória são diferentes, contudo, a placa aceitou numa boa. :)
Nesse momento meu pc tá rodando a memória perfeitamente, e agora eu vou baixar o Ubuntu ( \o/\o/\o/ ), porque eu não aguento mais o Ruindows... hehehehehe

Nos outros pc's eu usava a distribuição Linux Kurumin 7, ele é super bom, tem uma aparência agradável, super amistoso, mas eu queria mesmo era migrar pro Ubuntu, ou então pro Suse (vi certa vez numa vídeo aula um servidor utilizando o Suse e o achei super parecido com o Ubuntu, em termo de estética), mas como todos são de 254mb, não sei se vou conseguir, porque anteriormente tentei instalar o Ubuntu 8.10 num desses pc's e desisti na instalação ainda, porque não seguia nem a pau, era suuuuuuuuuper lento, ficava muito carregado. :( Alguém sabe me informar se esta nova versão do Ubuntu já está compatível com micro de 254mb?

Bem, valeu a todos aí pela ajuda... eu sou muito inseguro com essas coisas, e não quis arriscar... hehehehe. Mas agora já ganhei mais um pouco de experiência. Podemos colocar "RESOLVIDO" no título do tópico. :D

Vou pesquisar agora se o Ubuntu 9.04 roda nesses pc's aqui de 254mb.

Valeu a todos. Abração.