Autor Tópico: 1234f: ou 1234f****?  (Lida 5254 vezes)

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
1234f: ou 1234f****?
« Online: 07 de Agosto de 2009, 06:31 »
voltei com más noticias e um enigma gigante, depois de utilizar varias vezes o gparted e o testdisk via livecd para salvar os documentos do computador eu parti para as novas instalações que era rwindows e ubuntu. Inesplicavelmente o computador não lia nenhum disco bootável que não fosse o live dvd do intrepid customizado que eu tinha feito para instalações rápidas. Em todos os outros casos citados o computador tentava iniciar do cd e depois de uns dois minutos tentando ele exibia na tela um prompt assim:
1234f:
depois disso o unico comando que ele aceitava era ctrl-alt-del
eu fiz uma busca no forum e nada encontrei sobre essa mensagem de prompt
fui para o google e ele remetia para o testdisk mas sem nenhuma solução. Estou "testando" o testdisk pois ele tem várias ferramentas de manipulação de hd. O voyeg3r disse que podia ser um vírus de BIOS, nem o renatokrause que e uma das sumidades aqui do forum soube dizer o que era. Eu juro que ja pesquisei bastante sobre isso e não encontrei solução. Vamos ver o que a comunidade do ubuntu consegue.
De minha parte eu estarei tentando as ferramenas do testdisk que ainda não utilizei.
Importante: quando eu uso o gpated do unico disco que consegue dar boot na máquina ele exibe apenas uma área livre do tamanho do hd e dá erro ao fazer qualquer partição. O testdisk exibe vários registros como um cabeçalho "unknow" na analise do disco. Da ultima vez eu tentei usar o testdisk pra transformar o disco em uma única partição fat32 e mesmo assim ele se comportou do mesmo jeito quando fui colocar um outro disco de instalação no drive. O computador também não consegue instalar o sistema a partir da tela de desktop do live cd, dá um erro e diz que não foi possível a instalação. Ate a proxima.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: 1234f: ou 1234f****?
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2009, 06:33 »
fiz mais uma pesquisa e encontrei uma resposta que eu irei testar, ela está nesse site
http://kemio.blogspot.com/2008/10/dont-panic-perda-de-partio-use-testdisk.html
e a salvação da lavoura novamente será o testdisk, espero que de certo.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: 1234f: ou 1234f****?
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2009, 09:48 »
tem alguns questionamentos importantes:
a mensagem 1234f: aparece no prompt da bios somente depois de uma tentativa de dar boot pelo HD que está completamente apagado ou reescrito com informações que não podem ser exibidas na tela. E também acontece depois de tentar um boot em um disco de instalação ou livecd.
Essa numeração 123f: parece se referir à MBR conforme citado no linK do tópico anterior mas o que isso tem a ver com o simples acesso a um disco de boot?
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: 1234f: ou 1234f****?
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:47 »
Após o 1234F, as teclas 1, 2, 3, 4, f e ENTER não funcionam?

A princípio, esta é a lista de dispositivos e partições inicializáveis, ou seja, partições de 1 a 4 e o floppy disk. Agora, acho que isso só deveria aparecer quando se está inicializando apartir do HD, não do CD/DVD.

Primeiro eu removeria da lista de boot o HD e deixaria somente o DVD pra ter certeza, ou desconectaria o HD da MB e deixaria somente o DVD. Se ainda assim não for possível inicializar nenhum disco (o que sugere que o DVD ou as mídias estão com defeito), eu tentaria alguma distro em Pendrive via USB.

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: 1234f: ou 1234f****?
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2009, 14:54 »
Meu próximo passo vai ser o seguinte:
Iniciar com o live-dvd verificar as partições que podem ser montadas, eu estou esperando que nenhuma possa pois com a constatação de que nenhum comando 1, 2, 3, 4, ou f funcionam, os 1234f da MBR não estão associados a nenhuma partição válida, além de nenhuma delas ser bootável.
Abrir o gparted para verificar como ele le o disco se estiver em branco, ou seja sem partições tentar criar uma partição fat32.
abrir o test disk e verificar se ele identifica alguma partição, fazer a análise profunda do disco e criar a mbr
verificar de novo se o sistema monta alguma partiçao e em seguida tentar as instalações.
mais tarde irei postar os resultados aqui.
 
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448