Iinstalar ubuntu server em Dell Poweredge 840

Iniciado por lfernandosg, 06 de Agosto de 2009, 18:14

tópico anterior - próximo tópico

lfernandosg

tenho um poweredge 840 com as seguintes configurações:
Xeon 2.4ghz 4mb L2
4GB ddr2
3xHds de 160GB scsi Sas em (raid 5 )
e etc...

ele hoje tem o oracle com windows 2003 server então o nosso DBA disse que testou em uma maquina sem ser dell e  a performa do oracle no linux é muito melhor do que no windows então queria saber se alguém já instalou o ubuntu em um dell com HDs em rai5 porque no site da dell só mostra suporte ao Red Hat e ao Sese Es que são pagos mas quero algo free como o ubuntu server pois já sou bem adaptado nele no notebook e em outro servidor de dados juntamente com o debian,

Alguém pode me ajudar como vou ativar o raid 5 via hardware dele?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

gontijobh

Não tenho muito conhecimento sobre RAID, mais o pouco que sei e que quando o RAID  é via hardware ele é feito na bios da controladora, depois de feito o sistema reconhece ele como sendo uma única unidade e quem gerencia o RAID é a controladora e não o sistema
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

ctavares

lfernandosg, bom dia.
Tenho Ubuntu 8.10 64bits instalado em um Dell igual a esse e rodando perfeitamente, quanto ao Raid nâo se preocupe pois ele é feito via hardware e o Ubuntu tem os drivers para a controladora do server da Dell, em meu servidor eu rodo o Zimbra que é um servidor de e-mail similar ao Exchange porém livre perfeitamente a quase 1 ano... O Ubuntu reconhece todos os drivers do servidor na instalação de forma transparente melhor do que o Windows 2003 que precisa dos CDs de drivers.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

gontijobh

Eu sei que foge do escopo do tópico mais... por que usar o Ubuntu 8.10? e não o Ubuntu 8.04 LTS?
E por que estou começando a fazer alguns testes aqui e para esse teste estou escolhendo distritos consolidadas(Ubuntu LTS, CentOS, Debian...)
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

ctavares

Optei pelo 8.10 pois implementei o servidor em novembro de 2008 e utilizei a versão mais recente do Ubuntu, mesmo sabendo que o 8.04 tem maior tempo de suporte... Na verdade maior tempo de suporte para mim não trazia mais nem menos pois eu sempre procuro manter a versão mais atual de distro e serviço.... Em Novembro/Dezembro de 2009 pretendo migrar para o Ubuntu Server 9.10 com a versão atual corrente da época do Ubuntu Server. Mas apenas para saber eu cheguei a testar com o 8.04 LTS e o mesmo funcionou perfeitamente também, não deixando nada de diferença de desempenho ou facilidade de implementação para a 8.10.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com