Concordo que Linux é o máximo!!! Que instalá-lo é mais fácil que o Windows... instalar programas nem se fala! MAS... quando o pacote não se encontra nos repositórios do Ubuntu, DEUSOLIVRE!!!
É um tal de adicionar repositório dali e daqui, que aliás também não vejo como problema, se FUNCIONASSE!!!
No final, programas mais específicos para mídia, studio e design, ficam a ver navios!!!
Exemplos? ok:
Cinelerra: a última vez que tentei instalá-lo tinha uma dependência que JAMAIS seria instalada;
SynfigStudio: adicionei o repositório e na hora o dito cujo diz que vai remover APENAS o pacotinho UBUNTU-DESKTOP;
Scribus: Por incrível que pareça estou usando ele no WINDOWS!!! Ultimíssima versão! Ubuntu? Kurumin? Versão 1.2.1 e olha lá!!! - sem falar q também uso no Windows o último Gimp!
Ekiga: esse cago de vez com meu ubuntu! Baixei pelo site todos os pacotes feitos para o BREEZY, instalei com dpkg e... instalou praticamente todos os pacotes quebrados! E adivinha: blz, fui remover no Synaptic e terei q remover o ubuntu-desktop apenas também!!!
Quanta: dá pau também que eu me lembre!
DVDStyler: não deu nem tempo de testar! Por causa do Ekiga não posso instalar!
Openlaszlo: Neem cheguei perto ainda! Já fiquei com medo antes!! :roll:
Dae começa a bater aquela dúvida: será que eu devo mudar para o SUSE?? Gentoo? etclinux? Será que vai ter os mesmos problemas???
Poxa, não sou programador, compilar também é f*** pq já tentei tantas outras vezes antes... eu só quero instalar, usar, aprender e trabalhar com ele... fazer dinheiro usando ferramentas livres!
MAS COMO SER LIVRE COM DEPENDÊNCIAS QUE TE PRENDE???
Sei que posso estar parecendo ríspido, mas estou apenas frustrado! Qualquer ajuda q SOLUCIONE esses problemas é super bem-vinda!
Obrigado e fiquem com Deus![/b]