Autor Tópico: Erro no Gestor de pacotes Sypnatc  (Lida 2333 vezes)

Offline Luniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Erro no Gestor de pacotes Sypnatc
« Online: 04 de Agosto de 2009, 14:14 »
depois de uma bem sucedida actualização, sempre que tento abrir o "Sypnatic" aparece-me a seguinte mensagem:

E: Encountered a section with no Package: header
E: Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/cv.archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_intrepid-updates_restricted_binary-i386_Packages
E: A lista de pacotes ou o ficheiro de estado não puderam ser analisados ou abertos.
E: _cache->open() failed, please report.

E quando tento abrir o "Adicionar/Remover aparece-me a seguinte mensagem:

Esta é uma falha grave do seu sistema de gestão de software. Por favor procure pacotes quebrados com o synaptic, verifique as permissões do e a correcção do ficheiro '/etc/apt/sources.list' e recarregue a informação do software com: 'sudo apt-get update' e 'sudo apt-get install -f'

o k devo fazer para corregir esses erros?
Desde já agradeço qualquer ajuda !

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Erro no Gestor de pacotes Sypnatc
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2009, 14:17 »
Digite no terminal ou consola:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -f

Offline Luniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Erro no Gestor de pacotes Sypnatc
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:11 »
tentei usar o comando sudo apt-get install -f mas apareceu-me a seguinte mensagem:


A ler as listas de pacotes... Erro !
E: Encountered a section with no Package: header
E: Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/cv.archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_intrepid-updates_restricted_binary-i386_Packages
E: As listas de pacotes ou o ficheiro de status não pôde ser analisado ou aberto.


Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Erro no Gestor de pacotes Sypnatc
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2009, 21:51 »
Tente os comandos:
Citar
sudo rm /var/lib/apt/lists/* -vf
sudo apt-get update

Offline Luniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Erro no Gestor de pacotes Sypnatc
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:57 »
Já consegui resolver o problema que tinha no gestor de pacotes "Synaptic"
o k fiz foi:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Dentro do arquivo, cada linha referia-se a um repositório. Se estiver marcado com um # na frente, significa que ele será ignorado. O problema é que o Kurumin é uma bagunça neste sentido, misturando testing/unstable/stable e repositórios não-oficiais.

Marquei com um # na frente de todos os repositórios. Salvei e fechei o arquivo.

executei + 1 comando:

sudo apt-get update

Agora ao abrir o Synaptic,  não vai mais aparecer aquele erro. Você pode clicar também em recarregar no Synaptic, ao invés de apt-get update.

O Synaptic está tentando remover pacotes por que o Kurumin está conflitando demais com a bagunça que fez no sources.list. Depois disto resolve.

Esta resolução apanhei no vivaolinux
agradeço a todos que me ajudaram e aos que me tentaram ajudar e ao "gcclt", e espero que esta resolução ajude a alguem que tenha ou venha a ter este mesmo problema que "felismente tive"!

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Erro no Gestor de pacotes Sypnatc
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2009, 14:06 »
Já consegui resolver o problema que tinha no gestor de pacotes "Synaptic"
o k fiz foi:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Dentro do arquivo, cada linha referia-se a um repositório. Se estiver marcado com um # na frente, significa que ele será ignorado. O problema é que o Kurumin é uma bagunça neste sentido, misturando testing/unstable/stable e repositórios não-oficiais.

Marquei com um # na frente de todos os repositórios. Salvei e fechei o arquivo.

executei + 1 comando:

sudo apt-get update

Agora ao abrir o Synaptic,  não vai mais aparecer aquele erro. Você pode clicar também em recarregar no Synaptic, ao invés de apt-get update.

O Synaptic está tentando remover pacotes por que o Kurumin está conflitando demais com a bagunça que fez no sources.list. Depois disto resolve.

Esta resolução apanhei no vivaolinux
agradeço a todos que me ajudaram e aos que me tentaram ajudar e ao "gcclt", e espero que esta resolução ajude a alguem que tenha ou venha a ter este mesmo problema que "felismente tive"!


Isso que você fez "corrige" o problema mas vai te gerar outro: você não vai mais conseguir obter a lista de pacotes atualizados com o comando apt-get update porque não tem nenhum repositório habilitado!!!

Me passa o link do site que você viu isso! Tem algo estranho...