Tota, eu não conhecia este
gravar imagens em uma pendrive ou cd => unetbootin
como nunca usei, não tenho como opnar, mas talvez de para tentar procurar se tem como montar um cd de boot com o grub ou o lilo já configurado onde localizar o sistema no seu HD.
veja bem resident_brain, você postou
Minha HD teve um problema de alguém (que até hoje não apareceu) quebrou um dos pinos da IDE quando tirei para trocar de gabinete. Peguei uma HD velha guardada e retirei um pino e coloquei no lugar que tava faltando, a HD funcionou perfeitamente porque sem o pino a placa demorava mais de 2 minutos para reconhece-la e as vezes não reconhecia, só que não dava mais boot, eu formatava numa boa começava a instalação do windows só que quando o computador reiniciava para começar a instalação, dava erro -Erro ao carregar o sistema operacional-.
, ou seja, problema de hardware, onde você disse que colocou um pino de um HD velho no lugar "gambiarra", pode ser que esteja dando mal contato, pois os pinos do conector IDE são soldados na placa mãe, desta forma tudo que nós estamos tentando fazer é uma forma paleativa de continuar utilizando ohardware que você possui.
Uma sugestão melhor seria primeiro trocar por inteiro o conector IDE danificado, isto vale apena se o resto da placa estiver boa, se você tem experiência em equipamento de reparo eletrônico, ferro de soldar, pinça, estanho, etc. ou levar em um técnico de hardware e pedir para que ele faça o serviço para você.
Falo isso por experiência própria, onde já trabalhei como técnico em oficinas eletrônicas, e como você mesmo disse as vezes funcionava outras vezes não, mais ou menos 70 a 80 % de chance de sanar o seu problema de vez.
um abraço.