Autor Tópico: Tem como dar boot pelo USB para entrar no ubuntu da HD?  (Lida 3789 vezes)

Offline resident_brain

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Tem como dar boot pelo USB para entrar no ubuntu da HD?
« Online: 03 de Agosto de 2009, 23:18 »
Minha HD está com um problema que não dá boot nem com windows e nem com o linux, recentemente instalei o Ubuntu nela e foi tudo ok, só que na hora de ligar o PC ele da erro na MBR.

Quero saber se tem como inicializar o ubuntu pela USB ou Disquete. Igual ao que fazíamos no windows 98, ME e até em algumas versões antigas do linux.

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tem como dar boot pelo USB para entrar no ubuntu da HD?
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2009, 23:24 »
Você pode sim inicializar o PC usando um LiveUSB, ou mesmo LiveCD, assim como provavelmente fez na instalação.

Se o problema do boot for decorrente da instalação talvez o tópico Mil e uma maneiras de se recuperar o Grub possa te ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2009, 07:29 »
Procure pelo programa Supergrub no sourceforge.net

Pode ser o que procura

[],s

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2009, 08:27 »
Antes o boot funcionava? Qual o erro que dá, não aparece o menu de inicialização? Dá "erro 17"? Vc tinha o Windows e colocou o Ubuntu ou tinha o Ubuntu e depois botou Windows? Vc fez a instalação pra ter os dois sistemas na máquina? No mesmo hd ou em hds separados? Mande esses detalhes, ok?

Minha HD está com um problema que não dá boot nem com windows e nem com o linux, recentemente instalei o Ubuntu nela e foi tudo ok, só que na hora de ligar o PC ele da erro na MBR.

Quero saber se tem como inicializar o ubuntu pela USB ou Disquete. Igual ao que fazíamos no windows 98, ME e até em algumas versões antigas do linux.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline resident_brain

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:16 »
Então vamos lá para mais detalhes.

Antes usava Windows XP.
Minha HD teve um problema de alguém (que até hoje não apareceu) quebrou um dos pinos da IDE quando tirei para trocar de gabinete. Peguei uma HD velha guardada e retirei um pino e coloquei no lugar que tava faltando, a HD funcionou perfeitamente porque sem o pino a placa demorava mais de 2 minutos para reconhece-la e as vezes não reconhecia, só que não dava mais boot, eu formatava numa boa começava a instalação do windows só que quando o computador reiniciava para começar a instalação, dava erro -Erro ao carregar o sistema operacional-.

Daí pensei, "vou instalar o Ubuntu, ele é live CD, derepente dá um jeito de o sistema entrar".

Entrei com o Live CD numa boa, naveguei na internet, baixei até alguns arquivos e salvei na outra partição, formatei a HD em ext3, da mesma forma que fiz com meu outro PC.

Quando reiniciei o PC diferente do erro apontado pela instalação do XP (Erro ao carregar o sistema operacional) dá o seguinte erro -Erro no grub-.

Daí pensei, já que antigamente quando as HDs tinham algum erro de boot as pessoas usavam disquetes para iniciar o sistema que estava na HD, poderia existir uma forma de aproveitar o linux na HD também.

Como meu PC não tem disquete quero dar boot pela USB para não perder esta HD.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 23:18 por resident_brain »

Offline coruja

• Usuário Ubuntu
  • *
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:25 »
Olha eu posso estar enganado, mas ja a um bom tempo, na época dos lentiuns 100, 133, 200MMx, etc, cheguei a instalar uma versão do slackware e o boot era feito através de um ou dois disquetes, com as imagens de boot e de root, procura nos diretorios mais antigos alguma coisa como "rawrite", que era o programa para gravar as imagens de boot no disquete, talvez exista alguma coisa para gravar imagens em uma pendrive ou cd.

desculpe se não servir.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2009, 11:28 »
Olha eu posso estar enganado, mas ja a um bom tempo, na época dos lentiuns 100, 133, 200MMx, etc, cheguei a instalar uma versão do slackware e o boot era feito através de um ou dois disquetes, com as imagens de boot e de root, procura nos diretorios mais antigos alguma coisa como "rawrite", que era o programa para gravar as imagens de boot no disquete, talvez exista alguma coisa para gravar imagens em uma pendrive ou cd.

desculpe se não servir.

gravar imagens em uma pendrive ou cd => unetbootin

[],s

Offline coruja

• Usuário Ubuntu
  • *
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2009, 19:34 »
Tota, eu não conhecia este
como nunca usei, não tenho como opnar, mas talvez de para tentar procurar se tem como montar um cd de boot com o grub ou o lilo já configurado onde localizar o sistema no seu HD.

veja bem resident_brain, você postou
Minha HD teve um problema de alguém (que até hoje não apareceu) quebrou um dos pinos da IDE quando tirei para trocar de gabinete. Peguei uma HD velha guardada e retirei um pino e coloquei no lugar que tava faltando, a HD funcionou perfeitamente porque sem o pino a placa demorava mais de 2 minutos para reconhece-la e as vezes não reconhecia, só que não dava mais boot, eu formatava numa boa começava a instalação do windows só que quando o computador reiniciava para começar a instalação, dava erro -Erro ao carregar o sistema operacional-.
, ou seja, problema de hardware, onde você disse que colocou um pino de um HD velho no lugar "gambiarra", pode ser que esteja dando mal contato, pois os pinos do conector IDE são soldados na placa mãe, desta forma tudo que nós estamos tentando fazer é uma forma paleativa de continuar utilizando ohardware que você possui.

Uma sugestão melhor seria primeiro trocar por inteiro o conector IDE danificado, isto vale apena se o resto da placa estiver boa, se você tem experiência em equipamento de reparo eletrônico, ferro de soldar, pinça, estanho, etc. ou levar em um técnico de hardware e pedir para que ele faça o serviço para você.

Falo isso por experiência própria, onde já trabalhei como técnico em oficinas eletrônicas, e como você mesmo disse as vezes funcionava outras vezes não, mais ou menos 70 a 80 % de chance de sanar o seu problema de vez.

um abraço.

Offline resident_brain

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2009, 15:29 »
Tota, eu não conhecia este
como nunca usei, não tenho como opnar, mas talvez de para tentar procurar se tem como montar um cd de boot com o grub ou o lilo já configurado onde localizar o sistema no seu HD.

veja bem resident_brain, você postou
, ou seja, problema de hardware, onde você disse que colocou um pino de um HD velho no lugar "gambiarra", pode ser que esteja dando mal contato, pois os pinos do conector IDE são soldados na placa mãe, desta forma tudo que nós estamos tentando fazer é uma forma paleativa de continuar utilizando ohardware que você possui.

Uma sugestão melhor seria primeiro trocar por inteiro o conector IDE danificado, isto vale apena se o resto da placa estiver boa, se você tem experiência em equipamento de reparo eletrônico, ferro de soldar, pinça, estanho, etc. ou levar em um técnico de hardware e pedir para que ele faça o serviço para você.

Falo isso por experiência própria, onde já trabalhei como técnico em oficinas eletrônicas, e como você mesmo disse as vezes funcionava outras vezes não, mais ou menos 70 a 80 % de chance de sanar o seu problema de vez.

um abraço.

Levei a HD para um técnico analizar e o mesmo me cobrou R$70,00.

Coloco mais R$20,00 e compro uma HD de 80GB (a minha é de R$40,00)

Esta é a última alternativa que tenho para não joga-la fora ou usar como slave em outro PC.

Deixo claro que como slave ela fica perfeita, não trava, não fica lenta, funciona perfeitamente, de alguma forma sendo o pino ou não ela não dá boot de jeito nenhum, ela funciona perfeitamente só este detalhe do boot.

Vou tentar usar o programa indicado pelo nosso amigo Tota

Offline resident_brain

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2009, 18:56 »
Usei o programna unetbootin indicado pelo nosso amigo Tota, o boot funcionou mas o sistema da HD não entrou, verifiquei no site do programa e não diz como se faz depois que o PC da boot pela USB.

Alguém sabe como se usa?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2009, 19:11 »
com o pen voce carregou o Ubuntu certo?

Já no ubuntu entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo fdisk
Deve aparecer seu HD