Autor Tópico: Como configurar discos independentes bootaveis  (Lida 1401 vezes)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Como configurar discos independentes bootaveis
« Online: 31 de Julho de 2009, 11:40 »
Salve, povo.

Meu problema e o seguinte: tenho um hd de 80Gb com kubuntu 8.10 rodando direitinho, como sda.  Coloquei outro hd de 250GB e instaleio 9.04 de forma independente como sdb, sem mexer no primeiro hd.  Na hora de bootar eu gostaria de selecionar o hd pela bios.  Eu imaginei que ao instalar no hd vazio a instalacao iria criar um novo grub na mrb desse disco, contudo nao consigo bootar por ele.  Nao quero utilizar o grub do primeiro hd pq penso em formata-lo.

Ao selecionar o primeiro hd como primario para boot, o 8.10 boota normalmente, mas quando coloco o outro disco como primario de boot o grub nao carrega.  Estive olhando as tabelas de particoes e vi que nenhuma particao do sdb estava como bootavel.  Marquei a particao / desse disco como bootavel, mas mesmo assim o grub nao esta subindo.

Alguma ideia de como consigo fazer isso?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como configurar discos independentes bootaveis
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2009, 14:40 »
Se você tiver drive de disquete, coloca o grub nele, assim pode formatar se sda ou sdb numa boa, nem vai precisar ficar mudando a BIOS, vai ser só colocar o disquete e pronto.
Caso não tenha da uma olhada no manual da tua placa mãe, provavelmente vai te que troca algum cabo (o do hd pelo do cd por exemplo).

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Como configurar discos independentes bootaveis
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2009, 14:53 »
O que eu queria era apenas ter um grub funcionando no sdb, sem mexer no do sda.  O que fiz: fui no menu.lst do sda e adicionei a entrada do ubuntu 9.04 do sdb nele.  Aí eu coloquei o sda como hd primário na bios.  Isso resolve momentaneamente o problema, contudo gostaria de formatar esse disco e com isso o grub vai pro espaço.

Li em algum lugar que é possível mover o grub de um hd para outro.  Como fazer?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como configurar discos independentes bootaveis
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2009, 14:56 »
Acho que se você instalar os sistemas com o outro disco desligado na bios você consegue o que quer, não?

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Como configurar discos independentes bootaveis
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2009, 15:35 »
Acho que se você instalar os sistemas com o outro disco desligado na bios você consegue o que quer, não?

Foi o que eu tentei, mas não fucionou.  Eu desliguei o primeiro hd na bios mas na hora de particionar ele apareceu lá  :o
Contudo eu não instalei nada nele, utilizei o outro somente.  O instalador não alterou o grub do primeiro hd, o menu.lst estava normal.  Pq o grub do segundo hd não funciona?  Será algum problema na bios que não aceita boot pelo hd secundário?  ???
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.