Ubuntu trava depois de certo tempo de uso.

Iniciado por Usuario_Leigo, 31 de Julho de 2009, 11:00

tópico anterior - próximo tópico

Usuario_Leigo

O sistema trava depois de certo tempo de uso e eu não posso fazer nada. A tela inteira fica travada e não posso usar nem teclado e nem mouse. Não estou fazendo nada de especial quando isto acontece.

Uso ubuntu 9.04 em um desktop com uma 9500 gt.

Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

ucastrobr

Vá em sistema -> Administração ->Monitor de sistema
Na aba processos você verá qual processo está exigindo muito CPU(processador) ou memória.
Na aba recursos exibirá um gráfico mostrando isso.
Geralmente essa trava acontece quando abre algum aplicativo que deixa seu pc usando 100%CPU durante alguns minutos.

Ou pode ser problema de hardware por exemplo a pasta térmica do processador não está mais evitando o superaquecimento, devendo ser trocada (existem vários tutos no youtube que mostram como fazer isso), ou o seu cooler não está satisfazendo a demanda.
Para acompanhar o temperatura de seu pc siga essa instrução.

sudo apt-get install gkrellm

Vá em Aplicativos ->Sistema ->GKrellM System Monitor

E ele abrirá clique com a direita no aplicativo em qualquer barra e aparecerá as opções de mudanças, vá até sensors e ative tudo de temperatura, depois vá em cpu e selecione "Apresentar separademente os valores de temperatura e velocidade do ventilador.

Se perceber que está superaquecendo o processador, terá que tomar medidas porque poderá queimá-lo.
Para saber se está numa temperatura razoável, verifique no manual do seu processador quais são os limites que pode oscilar a temperatura.
Não sabe qual é a marca de seu processador veja
http://www.youtube.com/watch?v=ubk6F4fI1wE

Caso não seja a temperatura que está causando o problema de travamento veja qual aplicativo está usando muito recurso, ou em último caso faça a reisntalação do Ubuntu.

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Usuario_Leigo

não acredito que seja problema de temperatura, pois eu usei o everest no windows, e lá tá tudo normal...
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

Tota

Experimente desabilitar o descanso de tela, em alguns casos isto resolveu este problema de travar.

[],s

asghan

Interessante, pois tenho notado algumas pessoas com esse problema, eu mesmo tive ele duas vezes e a segunda vez eu nem havia mexido no sistema,quer dizer, liguei o pc dei volta e ao sentar pra usar o micro pronto, reset, tive dando uma olhada nos logs e não achei nada sobre erro. passei o memtest por 9horas e tá tudo ok. O q será q pode ser ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Tota

Citação de: asghan online 01 de Agosto de 2009, 23:49
Interessante, pois tenho notado algumas pessoas com esse problema, eu mesmo tive ele duas vezes e a segunda vez eu nem havia mexido no sistema,quer dizer, liguei o pc dei volta e ao sentar pra usar o micro pronto, reset, tive dando uma olhada nos logs e não achei nada sobre erro. passei o memtest por 9horas e tá tudo ok. O q será q pode ser ?

Pelas minhas andanças pelo forum parece que desabilitar o descanso de tela ajuda no 9.04

asghan

Citação de: Tota online 02 de Agosto de 2009, 08:19
Citação de: asghan online 01 de Agosto de 2009, 23:49

Pelas minhas andanças pelo forum parece que desabilitar o descanso de tela ajuda no 9.04

Pois é, mas no meu caso já está desabilitado e o driver da placa de vídeo está corretamente instalado

cymaddog

é o pc q trava ou a tela so congela

da uma olhada aqui cara, to co msm problema acho , ja to quase desistindo

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58909.0.html

aqui so a tela confela e embaralha asvezes, hj msm travou quando estava ouvindo musica, dexei rola , o album rolo inteiro e a tela fiko la congelada, ai tive q da reset msm

nao faço mais ideia do q ta havendo se alguem pude da uma força ae valeu

asghan

Amigo, estou usando o 9.04, e o problema parou faz tempo depois de algumas atualizações, só tem um lance loko q é o sistema entrar em modo de descanso de tela com as configurações desativadas, fora isso tá tudo redondo...pra mudar um pouco, tá tudo piramidal....e