Distrubuição encerrada ? O que acontece ?

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 30 de Julho de 2009, 10:12

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Pessoal, só por curiosidade, o que acontece quando instalamos uma determinada distribuição de Linux e de repente descobrimos que os desenvolvedores do projeto desistiram de dar continuidade ao mesmo ? Tô interessando em usar o (brasileiro) BigLinux mais tenho receio de que dentro de um ano, dois, três, o pessoal não mais tenha interesse em continuar o trabalho ! E aí ? Qual o resultado disso ? E se eu levar em consideração que a distribuição recebe repositórios de uma distribuição maior como o BigLinux que recebe os repositórios do Ubuntu, não é uma boa não ?

Valeu e bom trabalho pra todos vocês !

clcampos

Se a base dos repositórios de uma distribuição são de outra, digamos o Debian, acho que o problema fica menor, bastando para tanto limpar o sources.list para apenas aqueles repositórios ainda válidos, mesmo assim pode existir algum problema, apesar de ser difícil, devido a incompatibilidades futuras de configuração/pacotes da distribuição encerrada.

Mas eu acho que o Big Linux não corre este risco, e não vejo hoje temor em usá-lo.

Por fim, se você fizer uso da distro poste aqui neste tópico suas impressões.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

JoaoDamasceno.ufc

Valeu Cristiano. Eu vou mesmo experimentar o BigLinux ! Qualquer coisa eu posto aqui !

niquelnausea

Atualmente estou usando o BIG 4.2 e esperando a versão 5, pelo que parece o projeto do BIG LINUX ta longe de acontecer algo desse tipo, além de que o maior problema (acredito eu) seria o kernel otimizado do BIG que ficaria desatualizado, sendo necessário então usar o do Ubuntu.
Apesar dos atrasos do BIG 5, já foi lançado um alpha2, provavelmente até o final do ano (ou antes) sai versão final, se você quer usar essa distro, aconselho a usar a versão 4.2, ou usar a versão 5 alpha2 mas com cuidado.

Adriano R.N.

Camarada, boa noite!
O Big linux é uma distribuição muito boa, tem umas facilidades incríveis.
Penso que o Ubuntu poderia copiar a idéia do instalador de codecs e plugins que ativamos na primeira inicialização após instalar, isso é uma mão na roda para quem quer apenas usar o sistema.
Também recomendo a versão 4.2, porém, não será possível (com facilidade) fazer a atualização para a versão 5, será melhor fazer instalação limpa.
Quanto a possibilidade do projeto ser descontinuado, penso que quem se lança no mundo GNU/Linux tem mais chaces de se acostumar com outro sistema operacional. Minha torcida é que o Big Linux e o Ubuntu dominem o mercado brasileiro de GNU/Linux pré-instalados nos computadores.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Raptor Tricolor

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 31 de Julho de 2009, 09:06
Valeu Cristiano. Eu vou mesmo experimentar o BigLinux ! Qualquer coisa eu posto aqui !

Vai em frente brother,já vem com muitos programas na instalação padrão...

depois do ubuntu é claro recomendo o BigLinux sem duvida. :D