Autor Tópico: Arquivo movido para pasta some  (Lida 2512 vezes)

Offline SniperRoot

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Arquivo movido para pasta some
« Online: 27 de Julho de 2009, 12:22 »
Turma, sou completamente novo na area de Linux. Eu to aprendendo a usar no dia-a-dia o meu linux ubuntu 8.10. A minha duvida consiste nos procedimentos da movimentação do arquivo. As etapas realizadas.

mkdir texto -> na pasta home
fiz um arquivo com o nome de teste1.txt
usei o sudo su para mudar a permissão do arquivo -> chmod 751 teste1.txt
sai do super usuario.
Ai o problema

Eu fiz este procedimento seguindo o guia foca.
mv teste1.txt /texto
quando eu entrei na pasta teste eu não encontrei mais o arquivo.

Na explicação dizia que apos mover o arquivo de  origem era apagado. 

Onde eu to errando? No modo grafico show... mas na linha de comando zero....kkkk....

Grato pela ajuda....

Offline eduardolara

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.04 no Acer 1410
    • Ver perfil
    • LinkedIn
Re: Arquivo movido para pasta some
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2009, 12:38 »
mv teste1.txt /texto

Você fez certo, mas acrescentou uma coisinha a mais.
A "/" antes do nome.

o comando certo é:
mv teste1.txt texto/
ou
mv teste1.txt texto

alarcon

• Visitante
Re: Arquivo movido para pasta some
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2009, 12:41 »
Turma, sou completamente novo na area de Linux. Eu to aprendendo a usar no dia-a-dia o meu linux ubuntu 8.10. A minha duvida consiste nos procedimentos da movimentação do arquivo. As etapas realizadas.

mkdir texto -> na pasta home
fiz um arquivo com o nome de teste1.txt
usei o sudo su para mudar a permissão do arquivo -> chmod 751 teste1.txt
sai do super usuario.
Ai o problema

mv teste1.txt /texto
quando eu entrei na pasta teste eu não encontrei mais o arquivo.

Na explicação dizia que apos mover o arquivo de  origem era apagado.  

Onde eu to errando? No modo grafico show... mas na linha de comando zero....kkkk....

Grato pela ajuda....

Não sei se entendi direito, mas antes uma explicação, se você, usuário comum, criou um arquivo e portanto é o dono dele quiser alterar as permissões deste arquivo, não há necessidade de usar o comando sudo su ou sudo para fazer isso como superusuário (root), somente há a necessidade de fazer isso quando o dono do arquivo é o root.

Pelo que entendi vc quer apenas transferir uma cópia do arquivo e então o comando seria o cp (de copiar) e não o mv (de mover) que ou renomeia um arquivo, quando vc manda mover ele para a mesma pasta, mas dando outro nome, por exemplo, mv /home/seu_usuário/teste01.txt  /home/seu_usuário/teste02.txt, ou move o arquivo de um lugar para outro, por exemplo,  mv /home/seu_usuário/pasta01/teste01.txt  /home/seu_usuário/pasta02/teste01.txt)

===EDITADO===

Isso que o colega eduardolara fala também está correto, ou melhor, é o que realmente esclarece sua dúvida.

Não havia percebido antes o seu erro de sintaxe no uso do comando, aí viajei um pouco no que você pretendia, pois tinha entendido que vc usava o comando mv e queria que na pasta de origem continuasse a ter o arquivo original. ;D

Perceba o que vc fez:

mkdir texto

criou uma pasta chamada texto dentro da sua pasta de usuário na home: /home/seu_usuário/texto

Aí dentro da sua pasta de usuário e pelo terminal digitou:

mv teste1.txt /texto

é o que este comando está dizendo? Que vc quer remover o arquivo teste1.txt que vc criou na sua pasta de usuário para o local /texto, mas este local significa dizer que na raiz do sistema era para ter uma pasta chamada texto, mas lá ela não existe, o que existe é uma pasta chamada texto nesta localidade aqui /home/seu_usuário/, portanto a maneira correta seria a já explicada pelo colega eduardolara ou se vc gostasse de dar o caminho de maneira completa seria assim:

mv /home/seu_usuário/teste1.txt /home/seu_usuário/texto/

ou

mv /home/seu_usuário/teste1.txt /home/seu_usuário/texto

obviamente que trocando o nome seu_usuário, pelo seu nome de usuário que não sei qual seria, ou seja, o nome da sua pasta de usuário na pasta home.
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 13:08 por alarcon »