Autor Tópico: Firefox não funciona ![RESOLVIDO]  (Lida 6300 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Firefox não funciona ![RESOLVIDO]
« Online: 23 de Julho de 2009, 11:21 »
     Pessoal olha só, estive fazendo agora a pouco uma atualização do Firefox e o computador travou ! Reiniciei e o firefox não funciona nada, nem sequer abre pra dar erro ! Uma das indicações de erro é assim: "Could not find compatible GRE between version 1.9.0.1 and 1.9.0.*.". Obs: Já desinstalei o Firefox praticamente todo, reinstalei e... nada ! Já removi a versão atualizada deixando só a anterior e... nada ! Por favor me ajudem porque trabalho muito com o Firefox.


Valeu.
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 09:25 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2009, 11:24 »
     Pessoal olha só, estive fazendo agora a pouco uma atualização do Firefox e o computador travou ! Reiniciei e o firefox não funciona nada, nem sequer abre pra dar erro ! Uma das indicações de erro é assim: "Could not find compatible GRE between version 1.9.0.1 and 1.9.0.*.". Obs: Já desinstalei o Firefox praticamente todo, reinstalei e... nada ! Já removi a versão atualizada deixando só a anterior e... nada ! Por favor me ajudem porque trabalho muito com o Firefox.


Valeu.

Tente o comando no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo xulrunner-1.9 --register-global

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2009, 11:26 »
     Gustavo rapaz, o comando sudo xulrunner-1.9 --register-global não resultou em nada não !

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2009, 11:27 »
     Gustavo rapaz, o comando sudo xulrunner-1.9 --register-global não resultou em nada não !

Qual foi a saída no terminal? Poste aqui.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2009, 11:29 »
quando digito firefox no termial aparece apenas: Could not find compatible GRE between version 1.9.0.1 and 1.9.0.*.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2009, 11:36 »
quando digito firefox no termial aparece apenas: Could not find compatible GRE between version 1.9.0.1 and 1.9.0.*.


Eu perguntei o que aparece no terminal se você digitar:
Código: [Selecionar]
sudo xulrunner-1.9 --register-global
Qual a sua versão do Ubuntu e arquitetura (32 ou 64bits)? Qual a versão do Firefox?

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2009, 11:44 »
Algo errado com a última atualização do Firefox (3.0.12)? Aqui, apesar de não deixar de funcionar deu uma boa engasgada, após a atualização fechei o navegador e tive que matar o processo no gerenciador pra depois reiniciar e concluir a atualização. Ainda assim, me abriu uma janelinha pequena e vazia junto com ele, sem falar que perdi a sessão anterior a reinicialização.

Joao, me ocorreu que teu problema pode estar relacionado a alguma extensão do Firefox. Abre o Firefox pelo terminal com o comando firefox -safe-mode. Isso vai iniciá-lo sem as extensões. Se der certo, vai desabilitando elas uma-a-uma e reiniciando no modo normal pra ver o que acontece.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2009, 10:13 »
Meu ubuntu é o 9.04 e o Firefox é o 3.0. Acho que o problema pode ter sido essa de atualizar para o 3.5 (?!?). Quando eu digito sudo "xulrunner-1.9 --register-global" simplesmente não aparece nada ! Glauber você tem razão ! É algo com as dependências sim, o comando  "firefox -safe-mode" retorna com aquela mesma mensagem "Could not find compatible GRE between version 1.9.0.1 and 1.9.0.*." Caramba que negócio complicado !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2009, 10:37 »
descrição do erro ao excluir a atualização pelo synaptic:
E: xulrunner-1.9.1: sub-processo post-installation script retornou estado de saída de erro 2
E: xulrunner-1.9.1-gnome-support: problemas de dependência - deixando desconfigurado

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2009, 10:45 »
No meu sistema ele não atualizou para o 3.5, e sim para o 3.0.12. De fato o 3.5 tá disponível para instalação no Synaptic, mas não é uma versão oficialmente suportada (pelo menos não ainda). Se a versão que tens instalada é essa, pode ser a origem do teu problema. Desinstala o Firefox pelo Synaptic, clicando sobre ele como o botão direito e seleciona a opção Marcar para remoção completa. Depois, ainda no Synaptic, seleciona o Firefox 3.0.12 e marca para instalação.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2009, 10:49 »
Meu ubuntu é o 9.04 e o Firefox é o 3.0. Acho que o problema pode ter sido essa de atualizar para o 3.5 (?!?). Quando eu digito sudo "xulrunner-1.9 --register-global" simplesmente não aparece nada ! Glauber você tem razão ! É algo com as dependências sim, o comando  "firefox -safe-mode" retorna com aquela mesma mensagem "Could not find compatible GRE between version 1.9.0.1 and 1.9.0.*." Caramba que negócio complicado !

Faça a atualização para o Firefox 3.5.1 através do Ubuntuzilla no link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25559.0.html

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2009, 11:03 »
Glauber o que ocorre é que agora quando eu tento fazer a instalação de uma versão anterior ele me dá esse aviso e não permite a instalação ! O Ícone até aparece mais o programa em sí, não funciona ! Aí está o erro que aparece tanto no synaptic quando no terminal:

E: xulrunner-1.9.1: sub-processo post-installation script retornou estado de saída de erro 2
E: xulrunner-1.9.1-gnome-support: problemas de dependência - deixando desconfigurado

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona !
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2009, 11:29 »
Então o erro persiste. Mas repare que o erro indica que tu tens a versão 1.9.1 do xulrunner instalada, e no caso do Firefox 3.0.12 a requerida é a 1.9.

Como alternativa, te sugiro desinstalar os seguintes pacotes (caso estejam instalados - Marcar para remoção completa):

  • firefox-3.5
  • firefox-3.5-branding
  • firefox-3.5-gnome-support
  • xulrunner-1.9.1
  • xulrunner-1.9.1-gnome-support

Apos, entra na tua pasta pessoal, dá um Ctrl+H para exibir as pastas ocultas e exclui a pasta .mozilla. Atenção! Isso vai excluir as configurações pessoais do Firefox, inclusive Favoritos e perfis. Faz uma cópia desses dados se for o caso.

E instalar os seguintes (caso não estejam já instalados):

  • firefox
  • firefox-3.0
  • firefox-3.0-branding
  • firefox-3.0-gnome-support
  • ubufox
  • xulrunner-1.9-gnome-support
  • xulrunner-1.9

O objetivo do processo é tentar restaurar o teu Firefox ao 3.0.12, e sinceramente espero que isso funcione. A dica que o gccit postou acima é interessante porque "faz a volta" no Synaptic, baixando o Firefox direto do site e na versão mais atual. Se quer a última versão do navegador acho que é o caminho.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Firefox não funciona ![RESOLVIDO]
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2009, 09:23 »
Atenção pessoal... o problema foi resolvido ! Glauber valeu, "gcclt" valeu também ! E olha que foi só eu colocar "sudo apt-get update", atualizar a versão para a 3.5, sudo "apt-get install -f firefox-3.5" e executar pelo terminal o comando "firefox-3.5" sem as aspas. O próprio processo de instalação/atualização indica o erro e o corrige ! Fantástico e como sempre o Linux com soluções muito show. Mais uma vez muito obrigado !