Autor Tópico: Ejetar CD ROM do Drive  (Lida 15564 vezes)

Offline Scoobyloo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ejetar CD ROM do Drive
« Online: 22 de Julho de 2009, 11:09 »
Bom,
desculpem-me se estou postando em local errado, mas existe algum comando no Ubuntu que abra e feche o CD rom?
meu PC e um HP Pavilion e esse comando e feito pelo teclado multimidia,tive poucas oportunidades de usar totalmente o linux
mas quando surgiu nao pude usar por conta desse problema do CD rom. que nao da para apertar o botao ele fica escondido no gabinete
atras da porta do CD/DVD

Achei esses comandos aqui:
Eject  (abre o CD rom)
Eject-t (fecha)
sera que eles funcionam?

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Ejetar CD ROM do Drive
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2009, 11:13 »
Bom,
desculpem-me se estou postando em local errado, mas existe algum comando no Ubuntu que abra e feche o CD rom?
meu PC e um HP Pavilion e esse comando e feito pelo teclado multimidia,tive poucas oportunidades de usar totalmente o linux
mas quando surgiu nao pude usar por conta desse problema do CD rom. que nao da para apertar o botao ele fica escondido no gabinete
atras da porta do CD/DVD

Achei esses comandos aqui:
Eject  (abre o CD rom)
Eject-t (fecha)
sera que eles funcionam?


Abrir: eject
Fechar: eject -t

Obs: tem que ter um espaço entre o eject e o -t.

Offline Scoobyloo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ejetar CD ROM do Drive
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2009, 12:10 »
Deu certo o eject - t

agora como eu crio um atalho para esse comando sem ter que ficar indo ate o terminal?

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Ejetar CD ROM do Drive
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2009, 12:20 »
Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha "Criar lançador".

Nome: Abrir CD-ROM
Comando: eject


Clique em Ok

Faça o mesmo para o eject -t:

Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha "Criar lançador".

Nome: Fechar CD-ROM
Comando: eject -t


Clique em Ok

Lunik

  • Visitante
Re: Ejetar CD ROM do Drive
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2009, 21:37 »
Só uma pequena dica aí:
Existe um pequeno applet chamado Disk Mounter, que você coloca no painel e sempre que você colocar um cd/pendrive/drive externo, ele vai mostrar um ícone desse dispositivo no painel. Clicando no ícone você já tem opções como ejetar, demontar, etc...

Botão direito em cima da barra do painel, "Adicionar ao Painel", procure "Disk Mounter" (talvez em português o nome seja outro, procure o que tenha o icone de um disquete azul).

Offline Scoobyloo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ejetar CD ROM do Drive
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2009, 12:19 »
Valeu.. mas o Ubuntu aqui so durou algumas horas, tive que voltar para o Windows por causa que alem de mim (o MEU PC) o meu irmao, e meu pai costumam usar..
então eu poderia fazer um dual boot, mas nunca fiz um...
ate na instalaçao ajuda a particionar, mas quando eu faço isso demora muito a particionar..
o meu HD tem 250gb. eu nao sei quanto eu designo pra cada um.. Windows e Linux (queria muito aprender..)
E eu tinha que instalar pelo menos o DRIVE de som pra que a saida de som frontal funcionasse.. (costumo usar fone de ouvido..)
« Última modificação: 23 de Julho de 2009, 12:24 por Scoobyloo »

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Ejetar CD ROM do Drive
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2009, 21:05 »
Excelente a sua iniciativa de aprender a usar o Linux, vc vai gostar.
O que vc pode fazer é , já que vai aprender , pelo Windows vc baixa o Virtualbox, que é um emulador de HD, vc pode treinar a formatação e particionamento nele, pelo menos do Ubuntu.
O Virtualbox simula um HD perfeito e vc pode até usar o Ubuntu dentro do Windows pra ir pegando o 'traquejo' dele.

Qdo estiver mais confiante, vc passa pro dual-boot, que é simples desde que se preste atenção a cada detalhe do processo: defrag do windows, um scandisk básico e uns backup's pra não ficar com medo de nada.

O processo de instalação do Ubuntu vc verá que é simples e bem intuitivo e ao final do processo, qdo vc reiniciar, terá as opções de entrar ou no Win ou No Ubuntu sem prejuízo a nenhum dos dois. Perfeito.
Estou usando neste exato momento , mas meu HD é pequeno - 80 GB.

Vc pode deixar  metade do HD pra cada S.O. sem esquecer de deixar uma partiçãozinha SWAP (importante) de uns 500MB pro Ubuntu, que funciona como uma espécie de memória virtual q nem no Win.

Aí vai um tutorial 'mastigado' pra vc estudar :

http://gilsonnascimento.wordpress.com/2009/06/14/instalar-ubuntu-em-dual-boot-com-windows-xp/

Boa sorte.

Offline Scoobyloo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ejetar CD ROM do Drive
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2009, 12:53 »
Valeu!!!
Vou tentar depois!!!
Um dos motivos para eu aprender e que eu fiz uma prova de concurso publico para a Infraero em que o Cargo era Suporte Tecnico de Rede e a prova tinha questoes do linux e futuramente eu poderia perder uma vaga de emprego ou de estagio por nao saber o Linux. no inicio eu queria fazer um curso de Linux em alguma escola de informatica. curso basico mesmo. mas depois eu desisti porque na net mesmo encontra muita coisa sobre o linux. e eu aproveitaria as minhas ferias para aprender um pouco. ate conseguir dominar por completo o Linux!!! porque falam tanto nele e hoje a pessoa para entrar no mercado de trabalho de informatica tem que saber pelo menos Linux!!!

Edit: Tive coragem e instalei ele em dual boot com o Windows Vista. deu certo!!! 100 gb pra cada. o meu HD e de 250gb.
agora posso aprender linux e Open office por conta propria.
mas a partiçao swap nao é necessaria porque tenho 4gb de RAM. um amigo meu disse que não presisa dessa partiçao swap!!!
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 14:22 por Scoobyloo »