Olá a todos.
Tenho um provedor aqui em Niterói que se chama Predial Net, de IP fixo. Apesar da conexão ter várias medidas de segurança, tudo funcionava perfeitamente no ubuntu, e mesmo com o roteador. Como já disse, o IP é fixo e eles precisam identificar o hardware de lá. Faz um tempo, eles puseram um firewall nos servidores deles, que restringe muito o uso dos programas de bit torrent. Para solucionar o problema dos clientes, eles impuseram o uso de uma VPN (virtual private network). O problema é que eles só dão suporte para Windows; quem usa Linux e Mac tem que se virar por conta. Os dados que a empresa fornece são IP, senha e usuário. Com essas informações, eu tentei ajustar um cliente VPN com o PPTP do pacote (o manager e o pacote PPTP), que a princípio me pareceu o mais compatível. Tudo parecia funcionar a princípio, mas a conexão VPN simplesmente não funciona. A mensagem que aparece é "The "PREDIALNET VPN" VPN connection failed". Tentei mexer um pouco nas configurações e testar algumas combinações (EAP, PAP, MSCHAP, com ou sem encriptação, etc.), mas o que mudou foi só o tempo que a mensagem levou para aparecer (sem CHAP, MSCHAP e EAP, parece que ele fica tentando mais tempo). Vi num fórum que deveria tirar a opção de CHAP; tirei e mesmo assim não funcionou. Alguém sabe se eu fiz algo errado, se tem alguma configuração que eu não mexi e deveria ter mexido, ou o contrário? Ou ainda, se isso é um problema não resolvido em linux?
Abraço a todos.