Duvida licença Wine

Iniciado por demolition, 17 de Julho de 2009, 07:47

tópico anterior - próximo tópico

demolition

Gostaria de saber se eu posso instalar os softwares no wine sem te problema de licença por exemplo se eu colocar o corel draw e eu tenha a chave original eu posso ter algum problema fazendo esse procedimento, estou peguntando isso pois a empresa esta querendo utilizar o linux, e nesse caso tiver algum problema com o wine o que posso fazer para evita-los em relação a licenças?

elvenrix

Com o wine o programa vai (tentar) funcionar igual no windows, incluindo o setup.
Então não tem problema nenhum em usar chaves originais nele.

slkslk

Tanto quanto sei, as licencas funcionam do mesmo modo em windows ou emuladores, ou seja, tem sempre de ter uma licença válida. Sugiro apenas que use o vmware ou virtualbox (o último é GPL) que lhe vão dar menos problemas do que o wine. Para todos os efeitos está mesmo a trabalhar em windows com uma pequena perda de performance. Para programas simples normalmente o wine resulta, mas um corel draw duvido mesmo muito que funcione adequadamente...
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Zé Pinguim

caros... o corel funciona sim, não me recordo se com muitas ou poucas modificações, no caso vale lembrar que o Wine não é um emulador!!!! ele não simula as Syscalls, ele provê um ambiente onde o programa possa rodar como se estivesse rodando no windows, o conceito é meio loquinho mesmo, mas cara, a licença do software não muda, não importa onde voce esteja executando

Eu recomendo que voce apresente ao pessoal do seu trabalho o Inkscape, que hoje possui capacidades muito superiores ao corel, é muito mais leve, e com certeza aumentará o rendimento, GRANDES DESIGNERS pelo mundo inteiro estão migrando para o software livre, não apenas pela vantagem de em sua maioria serem gratuitos, mas tambem pela vantagem de contar com uma comunidade inteira para contribuir e melhorar o programa, recomendo que pesquise no google por gnugraf . um evento que ocorrerá aqui no rio de janeiro que reune incriveis profissionais, isso pode ser muito bom para sua empresa, não ter que pagar por licença de corel, e contar com uma ferramenta melhor, lembrando que, o programa que se usa é apenas uma ferramenta, o artista é quem vai ditar a qualidade do trabalho, no Linux Install Fest aqui no rio eu vi uma palestra sobre o inkscape de um designer chamado cadunico, e foi sensacional, o ponto chave foi ele mostrar um video de um cara que reproduziu a monaliza no paint (é isso mesmo, ele reproduziu a Monalisa no MS Paint :o), vale a pena tentar :P sei que o povo é meio cabeça dura mesmo mas... vai que dá certo!

mestre_Kame

Zé Pinguim, sou designer a mais de 10 anos, e trabalho no Linux a 3 usando Software Livre.

Além do Inkscape, que é Excelentíssimo, ( Eu uso em casa no linux e no trabalho no win pois não temos licença de software vetorial ), recomendo o XaraXtreme, que vc pode baixar do repositório, e o SK1 que trabalha perfeitamente com CMYK, é compatível com arquivos .cdr e tem uma interface bem amigável para os usuários do Corel. O SK1 possui um pacote .deb.

Printscreen do SK1
http://www.linuxnopc.com.br/lpc/images/instala_prog/sK1.png

Página de Download (instale antes as dependências listada na pág. de download).

http://sk1project.org/modules.php?name=Products&product=sk1&op=download

Espero que ajude.

Abços.
Mestre_Kame
::: Ubuntu User :::

Zé Pinguim

Realmente Mestre, um excelente software, tambem uso o XaraXtreme... uma das coisas que lamento muito é que algumas distros não venham com estes softwares, antes havia a preocupação de montar uma distro com o que há de melhor no mundo Open, hj nem tanto, um abraço a todos!!