Autor Tópico: Sistema Operacional  (Lida 8625 vezes)

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2009, 18:07 »
Citar
Muitos programas de Windows instalam sem perguntar outros aplicativos inúteis para funcionar corretamente. Não tô falando de bobagens como MSNPlus, mas de photoshop, realmedia, nero. É comum, mais do que deveria, o software instalar junto um atualizador que é carregado no boot. O 'usuário avançado' (odeio esse termo) pode quase sempre descobrir como contornar estes problemas quando possível, mas não é simples e fácil como costuma ser no linux.


Só pra constar aqui, em 2004 ::) ou 2005(não lembro bem), instalei o Kurumin. Foi meu primeiro contato com Linux. Pra instalar um programa, foi exigido baixar uns arquivos que não sei o que eram. Hoje já sei que se trata de dependência.
Por isso não concordo com vc nesse ponto.

Dependência é uma coisa, arquivo inútil é outra.
Exemplo: navegadores de internet, todos utilizam uma dependência que traduz as imagens jpegs para o formato bruto para visualização. Sem esta dependência não há imagem. Agora um FNPLicensingService da vida não pode ser considerado como dependência.

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2009, 19:51 »
Dependência é uma coisa, arquivo inútil é outra.
Exemplo: navegadores de internet, todos utilizam uma dependência que traduz as imagens jpegs para o formato bruto para visualização. Sem esta dependência não há imagem. Agora um FNPLicensingService da vida não pode ser considerado como dependência.
[/quote]

Em todo caso eu não pedi pra baixar dependência. Nem sabia que baixando um programa, precisava baixar mais uns 50MB adicionais. Seria mais prático empacotar tudo que precisa e avisar: O arquivo 'pesa' X MB.

O FNPLicensingService é uma característica dos bloatwares. Ele é adicionado pelo Adobe reader(existe uma opção mais inteligente que é usar o FoxIt Reader) e por alguns outros programas do mesmo desenvolvedor.
A cada ano que passa, a tendência é que os sistemas e os programas consumam mais recursos.

O Kurumin começou propagandeando que possuía "eficiência em menos de 50MB". Depois foi pulando, pulando, pulou pra 200MB etc etc... Hoje acabou.

O Photoshop a cada versão, não traz melhorias significativas, mas o aumento nos MB é garantido.

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2009, 20:05 »
Em todo caso eu não pedi pra baixar dependência.
Se tu quer instalar pacotes sem instalar as dependências, há uma alternativa, use o Slackware, ele faz isso.

Nem sabia que baixando um programa, precisava baixar mais uns 50MB adicionais. Seria mais prático empacotar tudo que precisa e avisar: O arquivo 'pesa' X MB.
Hoje o synaptic avisa antes qual será o tamanho total a ser baixado e quanto ele vai ocupar no sistema depois de desempacotado.
Um arquivo só com todas as dependências (mais ou menos como costuma ser no windows) é uma redundância de download. Baixar o que já se tem é contra-produtivo.

O FNPLicensingService é uma característica dos bloatwares. Ele é adicionado pelo Adobe reader(existe uma opção mais inteligente que é usar o FoxIt Reader) e por alguns outros programas do mesmo desenvolvedor.
Existem desenas de opções para ler PDF, qual a mais inteligente? Não sei. Mas aqui foi o Photoshop que instalou o FNPLicensingService.