Autor Tópico: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04  (Lida 5089 vezes)

Offline ffiguei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Online: 12 de Agosto de 2009, 13:23 »
Pessoal

Gostaria que este topico fosse a porta de entrada para todos aqueles se iniciam neste sistema, assim como um guia para a trilha que irão percorrer. Bom isto é so um desejo a viabilidade fica por conta da vontade de todos...

Bom em poucas palavras eis aqui minhas impressões iniciais:

- A iniciativa e o compromisso deste sistema em ser livre, aberto e em não usar soft proprietário é excelente principalmente nesta area que é extremamente comercial e não respeita muito os usuarios. A estrategia é vender cada vez e forçar os consumidores a comprarem cada vez seja hard ou soft.

- Resolvi migrar para este sistema pensando em me livrar de OEM, licenças e etc... e a minha impressão foi muito boa. Temos uma cesta de utilitários basicos muito boa, uma interface grafica muito boa e o sistema é leve.

- Apesar de ser facil instalação encontrei algumas dificuldades para costumizar o sistema. O suporte fornecido não especifica se os procedimentos recomendados são validos para qual versão do ubuntu e no forum de discussões as soluçoes sugeridas são tentativas face a particularidade do hard de cada um.

- A minha recomendação é de que precisamos organizar e atualizar as informaçoes de suporte evitando sempre a solução via softs proprietários. Isto é possivel creio que sim é dificil de conseguir?... bom deixo esta resposta para os srs. desenvolvedores.



Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2009, 18:11 »
ffiguei,

Também sou usuário novato do Ubuntu (e do Linux).

Minha motivação para instalar o Ubuntu foi um artigo em uma revista de bordo da Gol, justamente após eu ter feito a quarta reinstalação do Windows em menos de 1 mês. Valeu a pena.

Tenho uma impressão parecida com você sobre a questão do suporte. Exceto que, na minha opinião, não é o conteúdo que está inadequado. É o processo, em si. Mas como é um suporte dado pela comunidade, no formato de forum, tem que se adaptar. Acostume-se a frequentar o forum, habitue-se a fazer pesquisas por conteúdo. Rapidamente você verá que suas dúvidas podem ser esclarecidas antes mesmo de você "abrir um chamado". ;) Uma alternativa válida é pagar por suporte direto da Canonical.

Offline luisfnv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2009, 00:50 »
Bom galera nao tem nem uma semana que eu estou no linux, e resolvi comecar com o ubuntu, por terem me dito que era uma das distribuicoes mais faceis. A primeira impressao que eu tive eh a dele ser um sistema muito leve e muito estavel... Nesses dois aspectos, coloca o sistema do Tio Bill no chinelo. A primeira grande dificuldade que tive (e a que ainda estou tendo) e a de me acostumar com o processo de instalacao de alguns programas, exclusivamente quando o gerenciador de pacotes nao da conta. Acho que nesse ponto ele deixa de ser um sistema pratico pro usuario comum, porem como o meu objetivo no ubuntu eh dar meus primeiros passos no linux pois pretendo um dia dominar o sistema (pretendo trabalhar servidores/redes), isso nao se torna um obstaculo. Tambem quebrei a cabeca pra personalizar o sistema e usar temas GTK, emerald, etc... Mas nada que uma pesquisada no forum e claro um grande auxilio do synaptic nao tenham resolvido. Se alguem tiver lendo isso antes de instalar o sistema, eu nao recomendo que o usario desinteressado instale, mas pra pessoa que mesmo sem saber muita coisa tem uma boa vontade de aprender, o ubuntu com certeza deve acabar valendo a pena. Valeu !
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 00:53 por luisfnv »

Offline Regicarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2009, 23:17 »
Olá Pessoal! :D

Já algum tempo usava o kurumin linux,rodando do cd,para conhecer o sistema,fiquei maravilhado com rapidez dele.

Agora migrei para o ubuntu,é um sistema bastante leve e muito intuitivo,porém fica a minha tristeza em ter que rodá-lo no VMWARE (uma maquina virtual dentro do Win XP)pois não consigo de forma alguma instalar os drivers da minha net via rádio!! ???è realmente enquanto existirem estas diferenças de compatibilidade ficará dificil se livrar da dependencia do Windows!
E uma pena....mesmo!!!

Offline hallyson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2009, 12:30 »
Boa tarde,

Regicarlos, qual a sua dificuldade na instalação da interface de rede dentro do ubuntu?, voce usa internet a rádio que vem atraves de wlan ou wman?, chega no seu micro através de pigtail ou cabo utp?, qum sabe não podemos ajuda-lo, pois não vejo motivo para ativar a interface de rede uma vez que o ubuntu tem todo o suporte a rede.

att

Hallyson

Offline nebuladex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • 12.04 - LTS
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2009, 20:00 »
Bom, eu estava usando o Debian 5.0 estava satisfeito, mas tem algumas coisas personalizações, drives de placa de video e webcam que vc tem que instalar, sem falar na habilitação de efeitos 3D que algumas placas de video dispõem. Ja testei o Slack, Mandriva e agora o Ubuntu. Resolvi instalar o Ubuntu pra conhecer esta distro e como se baseia no Debian achei que não teria problemas. E realmente o Ubuntu esta no caminho certo no intuito de deixar o Linux mais amigavel e funcional. Depois de instalar pra minha surpresa, foi bem simples instalar a placa de video (Nvidia). Os efeitos graficos (3D) por padrão de instalação ja estão habilitados, desde que o hardware suporte e o drive suporte outra vantagem. Pensei que teria que compilar o kernel para  adicionar o drive da minha webcam (gpcsa-source), e pra minha surpresa não foi preciso, foi so preciso instalar o cheese pra testar a web e pronto. Esta rodando muito bem na minha maquina um athon xp 1.6GHZ, 1GB, Ram e HD 120GB, nVidia 5200FX e P. Mãe Asus da serie A7VX-X. So uma coisa me deixa inquieto em relação ao Ubuntu e a vida curta das versões 18 meses. A versão atual do Ubuntu tera suporte ate outubro de 2010. Nas futuras versões do Ubuntu o que vai importar pra mim sera os requisitos para rodar o sistema e o processo de upgrate para uma nova versão. Se a Canonical continuar com esta filosofia, com certeza ela superara estes desafios.

Offline odoluisfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:23 »
Comecei a usar o Fedora por insistencia de um amigo e depois de algum tempo abandonei de vez o windows passando a usar somente linux. Quando comprei o novo laptop me decepcionei ao ver que o som não funcionava que minha placa grafica não era 100% e voltei para o windows vista. Inconformado, resolvi testar o ubuntu e confesso que odiava no começo mas percebi que diferente do fedora, encontrava as soluções para os meu problemas mais facilmente. E aprendi tambem que as soluções sempre, na maioria das vezes, requerem passos simples.
Hoje tenho 3 partições em meu laptop, uma com a 9.04 com o kernel modificado para fazer o modem 3g funcionar, outra com a 9.10 alpha 4 e outra para backup. Apenas com exemplos de outros usuarios estou me divertindo fazendo um script para instalar meus pacotes favoritos e desistalar o que eu não necessito (isso por que eu sou dentista).
Considero hoje o Ubuntu a escolha perfeita, torço para que haja melhoras a cada versão

Offline ajpaixao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2009, 15:23 »
Prezados,

Tenho grande boa vontade com o linux e suas distribuições, começei pelo Ubuntu, rodando dentro de uma máquina virtual em um Vista 64x com 4 gb de ram e hd sobrando, para minha surpresa o Ubuntu não reconhceu de jeito nenhum minha placa de vídeo uma Gforce 6800gt, só carregava um driver "sis" alguma coisa, fiz as devidas atualizações, baixei o Envy e instalei, fiz também a instalação por ele e nada feito.
Quero reportar que sempre usei plataforma M$, mas quero ver como é o Linux, sinto ter começado tendo alguns percalços, coisas que na outra plataforma são feitas de olhos fechados, achei dureza ver o Ubuntu configurado 100%, sem antes perder vários fios de cabelo. Quero continuar tentando, será que é por conta da máquina virtual, pode ser que sim, vou fazer a experiência em outra máquina, mas gostaria de relatar isto além de dizer que os termos em linux são pra usuários já experientes no assunto, pra quem está migrando é preciso muita pesquisa e ralação, coisas que sinceramente frustam nossas intenções. Achei a Instalção do OpenSuse mais simples e mais direta, ainda não tenho reconhecido os drivers da minha placa de vídeo também por esta outra distribuição, mas estou buscando alternativas!

[]´s

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2009, 15:38 »
Prezados,

Tenho grande boa vontade com o linux e suas distribuições, começei pelo Ubuntu, rodando dentro de uma máquina virtual em um Vista 64x com 4 gb de ram e hd sobrando, para minha surpresa o Ubuntu não reconhceu de jeito nenhum minha placa de vídeo uma Gforce 6800gt, só carregava um driver "sis" alguma coisa, fiz as devidas atualizações, baixei o Envy e instalei, fiz também a instalação por ele e nada feito.
Quero reportar que sempre usei plataforma M$, mas quero ver como é o Linux, sinto ter começado tendo alguns percalços, coisas que na outra plataforma são feitas de olhos fechados, achei dureza ver o Ubuntu configurado 100%, sem antes perder vários fios de cabelo. Quero continuar tentando, será que é por conta da máquina virtual, pode ser que sim, vou fazer a experiência em outra máquina, mas gostaria de relatar isto além de dizer que os termos em linux são pra usuários já experientes no assunto, pra quem está migrando é preciso muita pesquisa e ralação, coisas que sinceramente frustam nossas intenções. Achei a Instalção do OpenSuse mais simples e mais direta, ainda não tenho reconhecido os drivers da minha placa de vídeo também por esta outra distribuição, mas estou buscando alternativas!

[]´s

Normalmente a máquina virtual não apresenta ao sistema instalado o mesmo hardware que você tem, assim não seria mesmo possível configurar sua placa de vídeo no Ubuntu.

O ideal é instalar direto no HD, em dual boot, sendo que assim você pode usar em toda sua potencialidade o sistema.

Agora quanto a frase que marquei em cima o que se pode dizer?

Se você mudou de sistema, que tem outra filosofia e outra arquitetura você tem mesmo que ralar e pesquisar para aprender.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 15:41 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ajpaixao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2009, 15:54 »
Prezados,

Tenho grande boa vontade com o linux e suas distribuições, começei pelo Ubuntu, rodando dentro de uma máquina virtual em um Vista 64x com 4 gb de ram e hd sobrando, para minha surpresa o Ubuntu não reconhceu de jeito nenhum minha placa de vídeo uma Gforce 6800gt, só carregava um driver "sis" alguma coisa, fiz as devidas atualizações, baixei o Envy e instalei, fiz também a instalação por ele e nada feito.
Quero reportar que sempre usei plataforma M$, mas quero ver como é o Linux, sinto ter começado tendo alguns percalços, coisas que na outra plataforma são feitas de olhos fechados, achei dureza ver o Ubuntu configurado 100%, sem antes perder vários fios de cabelo. Quero continuar tentando, será que é por conta da máquina virtual, pode ser que sim, vou fazer a experiência em outra máquina, mas gostaria de relatar isto além de dizer que os termos em linux são pra usuários já experientes no assunto, pra quem está migrando é preciso muita pesquisa e ralação, coisas que sinceramente frustam nossas intenções. Achei a Instalção do OpenSuse mais simples e mais direta, ainda não tenho reconhecido os drivers da minha placa de vídeo também por esta outra distribuição, mas estou buscando alternativas!

[]´s

Normalmente a máquina virtual não apresenta ao sistema instalado o mesmo hardware que você tem, assim não seria mesmo possível configurar sua placa de vídeo no Ubuntu.

O ideal é instalar direto no HD, em dual boot, sendo que assim você pode usar em toda sua potencialidade o sistema.

Agora quanto a frase que marquei em cima o que se pode dizer?

Se você mudou de sistema, que tem outra filosofia e outra arquitetura você tem mesmo que ralar e pesquisar para aprender.

[]'s

Cristiano

É verdade Cristiano, e estou buscando por isso, já instalei outras distribuições e estou montando outra máquina pra rodar somente o Ubuntu, valeu pela dica e acho que apenas fiquei empolgado demais e criei muita espectativa em mim mesmo, já freiei meus ânimos e estou buscando com mais calma esta adaptação.

vlw!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: impressões dos recem chegados ao ubuntu 9.04
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2009, 09:05 »
Bom galera nao tem nem uma semana que eu estou no linux, e resolvi comecar com o ubuntu, por terem me dito que era uma das distribuicoes mais faceis. A primeira impressao que eu tive eh a dele ser um sistema muito leve e muito estavel... Nesses dois aspectos, coloca o sistema do Tio Bill no chinelo. A primeira grande dificuldade que tive (e a que ainda estou tendo) e a de me acostumar com o processo de instalacao de alguns programas, exclusivamente quando o gerenciador de pacotes nao da conta. Acho que nesse ponto ele deixa de ser um sistema pratico pro usuario comum, porem como o meu objetivo no ubuntu eh dar meus primeiros passos no linux pois pretendo um dia dominar o sistema (pretendo trabalhar servidores/redes), isso nao se torna um obstaculo. Tambem quebrei a cabeca pra personalizar o sistema e usar temas GTK, emerald, etc... Mas nada que uma pesquisada no forum e claro um grande auxilio do synaptic nao tenham resolvido. Se alguem tiver lendo isso antes de instalar o sistema, eu nao recomendo que o usario desinteressado instale, mas pra pessoa que mesmo sem saber muita coisa tem uma boa vontade de aprender, o ubuntu com certeza deve acabar valendo a pena. Valeu !

Aí é que tá, não é culpa do Ubuntu, da instalação de aplicativos nao ser prática em alguns casos, e sim, de alguns desenvolvedores, que insistem em colocar um .tar.gz , ou qualquer outro troço cheio de erros de dependencias para o usuáio se virar. Isso chama-se relaxamento, o que é grande parte ocasionada pela falta de padrão das centenas de distros linux.

E tem também um fator "xiitisse", que está cada vez menor no mundo Linux. Quando eu comecei nisso,há 11 anos, 9 em cada 10 eram usuários xiitas. Tu nao podia perguntar nada em nenhuma lista de email, em nenhum forum, em nada, que em vez de responderem, te chamavam de noob pra cima. Hoje só restaram alguns poucos perdidos que se vão para um slackware da vida ficarem escovando códigos.(na verdade o numero de xiitas nao diminuiu, e sim, o dos usuários Linux que aumentou bastante, e dos proprios usuários de microinformatica como um todo, exponencialmente),

Mas... veja, por exemplo, o site www.getdeb.net , ali voce baixa um arquivo .deb, clica, e instala. o .deb tem a mesma função de um .exe do windows (apesar de estruturalmente ser bem diferente, isso nao interessa ao usuário). E mais, até mais fácil, vis ver que todo .deb tem um padrão de instalação mais constante que os programas em .exe do windows !

Ou seja, o Ubuntu veio para isso, para mudar todo esse paradigma. E mudou. Nao é a toa que é a mais utilizada. Utilizada, certamente, por 60% (ou mais) dos usuários Linux desktop no mundo. Tudo quanto é lado que eu vejo, é só Ubuntu ! E ainda tem as derivadas dele, como o Big Linux (excelente), Linux Mint.

Sds. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!