Autor Tópico: Network Manager: "Device not managed" [resolvido]  (Lida 4146 vezes)

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Network Manager: "Device not managed" [resolvido]
« Online: 09 de Julho de 2009, 20:10 »
Caros, estou tentando configurar a rede em um Xubuntu 9.04 para ele funcionar como roteador.
Tudo funcionava bem, as duas placas de rede eram reconhecidas e parecem funcionar bem. Configurei a rede interna em uma (eth1) tranquilamente no Network Manager.

Quando fui tentar configurar a outra placa (eth0) para receber a Internet (Velox - dsl) fiquei na dúvida em como fazê-lo pelo Network Manager e decidi usar o bom e velho pppoeconfig. Beleza, conectou na boa. Entretanto, agora a placa em que conectei a Internet aparece na lista do Network Manager como "device not managed".

Andei fuçando a internet por aí e parece que ficou assim porque agora quem está gerenciando essa placa é o pppoeconfig.

Gostaria de saber duas coisas (não necessariamente nessa ordem):
1- Como faço para poder gerenciar a minha placa novamente pelo Network Manager?
2- Como faço para desfazer tudo o que o pppoeconfig fez (se é que é necessário)?

Eu queria gerenciar minhas placas de rede por uma interface gráfica.
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 18:50 por marciovinicius »
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Darcamo

  • Visitante
Re: Network Manager: "Device not managed"
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2009, 22:10 »
Não sei quanto ao pppoeconfig, mas em relação a placa de rede é provável que eles esteja configurada no arquivo /etc/network/interfaces
Antigamente as configurações de placa de rede ficavam nesse arquivo (talvez alguma coisa do adsl também fosse nesse arquivo). Se a placa estiver configurada nesse arquivo ela não será gerenciada pelo network manager. Para voltar ao normal basta remover as configrações referentes a placa do arquivo.

Aqui no meu tem apenas
Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback
no arquivo. Dessa forma a placa com fio e a placa sem fio são gerenciadas pelo network manager.

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: Network Manager: "Device not managed"
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2009, 10:44 »
Obrigado, Darcamo.
Só vou poder testar isso na segunda-feira.
Vou postar aqui o resultado.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: Network Manager: "Device not managed"
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2009, 18:50 »
Pedi ajuda no fórum gringo também e sugeriram mexer na configuração do Network Manager:
Citar
abrir o /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf e mudar a linha "managed=false" para "managed=true"
Assim o Network Manager passaria gerenciar placas e conexões, mesmo que elas já estivessem sendo gerenciadas por outros programas.

Com receio de o resultado ser uma bagunça ainda maior (com dois programas brigando pra gerenciar a mesma placa) eu NÃO fiz isso. Eu queria centralizar todo o gerenciamento no NetworkManager, então preferi deixá-lo intocado.

Segui o Darcamo sugeriu aqui. Aparente isso é o suficiente para desfazer as configurações do pppoeconfig. Funcionou a contento.

O único problema é que perdi toda a configuração (na verdade não perdi, voltou tudo para o que era antes de eu enfiar o pppoeconf na história). Por sorte eu tinha anotado o endereço físico das placas bem antes de começar a me aventurar nessas configurações. Assim pude configurar tudo de novo certinho.

Valeu!
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Network Manager: "Device not managed" [resolvido]
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2009, 23:20 »
Citar
Segui o Darcamo sugeriu aqui. Aparente isso é o suficiente para desfazer as configurações do pppoeconfig. Funcionou a contento.

Só para complementar, essa solução não funcionou no 8.10 com IP estático. Ao comentar as linhas excedentes (que têm as informações de IP, máscara, gateway...) a conexão foi perdida. Restaurando as linhas, a conexão voltou, mas continua "não-configurável".

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Darcamo

  • Visitante
Re: Network Manager: "Device not managed" [resolvido]
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2009, 01:07 »
Se o IP deve ser estático então não seria o caso configurar o IP e demais informações no network manager ao invés de deixar ele pegar tudo por DHCP (que é o padrão)?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Network Manager: "Device not managed" [resolvido]
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2009, 23:06 »
Se o IP deve ser estático então não seria o caso configurar o IP e demais informações no network manager ao invés de deixar ele pegar tudo por DHCP (que é o padrão)?

Olá, Darcamo!...
sim, o IP é estático ( não é usado DHCP) mas mesmo assim após a atualização das máquinas para o 8.10 todas as que usam placa de rede onboard tornaram-se "não-gerenciáveis". Ainda não testei as que usam placa offboard ( poucas), mas posto o que aparecer.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB