Desinstalar Postgres + cor de arquivos

Iniciado por fabioebner, 03 de Julho de 2009, 18:30

tópico anterior - próximo tópico

fabioebner

Pessoal baixei o Postgresql 8.3 (arquivo .bin) instalei beleza.. porem quero desinstalar ele.. ja fui no add/remover programs e nada. ja fui no gerenciar de pacotes e nada.. nao consegui desinstalar ele.. no diretorio tem um tal de uninstall-postgresql q  fica na cor VERDE (com uma cartinha sobre ele) e tbm nao consigo executar nem porcaria nenhuma nele

aonde descubro o significado das cores e dessa cartinha??

valeu

ricardofantin

A cor verde significa que é um arquivo executável, ou que pelo menos tem permissão para ser executado.

Tente executar esse desinstalador no terminal, provavelmente está dando alguma mensagem de erro.

Eu acho que o erro é que você deve parar o postgres antes de desinstala-lo. Você precisa encontrar o script que inicia o servidor e mandar esse script para-lo. Esse script fica em /etc/rc### aonde ### pode ser muitas coisas, depende do lugar onde o instalador deixou. O nome dele deve ser alguma coisa como K20postgres.
Para parar o servidor digite:
sudo /etc/rc0.d/K20postgres stop
supondo que esteja na pasta rc0.d e que o nome do script é K20postgres

Próxima vez que for instalar alguma coisa use o apt-get ou se quiser alguma coisa gráfica use System->Administration->Synaptic Package Manager.

fabioebner

Entao ricardo eu ate tentei usar o gerenciador de pacote.. porem eu digito postgres la.. ele me trasz uns 12313 acabei nao sabendo qual era e instalei por fora.. e outra coisa.. quero pegaro 8.4 q lancou faz menos de 1 mes. consigo pegar ele por la ou nao??

valeu

ricardofantin

eu baixei o Postgres8.3 desse link:
http://downloads.enterprisedb.com/postgresql/postgresql-8.3.7-1-linux.bin
dei a permissão de execução e instalei no local padrão (/opt).
Ele criou o desinstalador em /opt/PostgreSQL/8.3/uninstall-postgresql

abri um terminal e digitei:
sudo /opt/PostgreSQL/8.3/uninstall-postgresql
apareceu um pop-up perguntando "Do you want to uninstall PostgreSQL and all of its modules?"
Eu disse que sim e ele desinstalou normalmente. Se desse algum erro apareceria alguma mensagem no terminal.

O Gerenciador de Pacotes é um jeito fácil de instalar algum programa, mas ele só instala a versão estável da época que foi criado o Ubuntu que você estiver usando. No 9.04 tem a versão 8.3 no repositório. Não tem como instalar qualquer outra versão que não seja a 8.3 pelo gerenciador de pacotes diretamente, é necessário abrir o firefox e procurar algum outro arquivo adicional ou endereço.

Para instalar o postigres pelo gerenciador de pacotes tem um pacote chamado postgresql, instale também o postgresql-client (sudo apt-get install postgresql postgresql-client) . Agora siga algum tutorial da internet para criar as bases de dados e gerenciar os usuários. Achei esse aqui:
http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=298
Comece a ler a partir de "3) Gerenciando usuários", porque todo os passos anteriores já estão feitos.

Existe um gerenciador gráfico chamado pgadmin se não gostar da linha de comandos. Mas isso já passou de uma resposta de fórum e já esta virando um artigo.

Boa sorte.