Rede Local Ubuntu - Vista é possivel?!

Iniciado por Monkyboy, 26 de Junho de 2009, 16:40

tópico anterior - próximo tópico

Monkyboy

Ae pessoal tudo bom? Primeiramente quero relatar que procurei aqui no forum, e não achei nada especifico, então vamos lá...

Tenho 2 computadores aqui em casa, 1 desk rodando atualmente XP, e um note rodando Vista.

1) Queria deixar o desk rodando só Ubuntu mas ao mesmo tempo podendo ter acesso aos ficheiros através do notebook (Vista),  isso é possivel?! No caso de SIM, é muito complicado, dah muita dor de cabeça?!

2) Após deixar o ubuntu como OS principal do desktop, será preciso configurar alguma coisa (roteador, ou no proprio linux, sei lá) pra que a wireless chege certinho ao notebook com vista?!

Desde já agradeço!

:)

gwarah

É possível sim.

Lá em casa tem uma rede local de 3 máquinas ligadas num roteador, sendo que uma delas acessa a internet por um modem 3g e compartilha essa conexão com as outras máquinas.

as máquinas clientes uma é windows XP e outras linux. A máquina que compartilha a internet com as outras roda tanto ubuntu 9.04 e windows XP.

as máquinas linux e windows conseguem ver os diretórios compartilhados de um e de outro. Para isso ao vc fazer o primeiro compartilhamento no linux ele instala um pacote (samba reduzido) que permite tanto a máquina compartilhar pastas como ver de outra máquina windows.

Acho que com o vista não deve ter problema......qd tiver um tempinho vou postar um guia de como montei essa rede.

[]s
"Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz" (Gonzaguinha)

Monkyboy

Hehehe seria muito grato se podesse ver esse guia antes de tentar "na marra" ...
[]'s

belarba

Tô com essa dúvida em casa.

1 computador com o Vista
1 Computador com o Ubuntu 10.04

I roteador Dlink entre eles.

Ambos acessando a internet via o roteador, porém sem compartilhar pastas ainda.

Como faço?

zekkerj

tem certeza de que é um roteador? Se for um switch, vc não vai conseguir essa rede... e o switch DES-1008 da DLink é igualzinho ao roteador DI-604.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

compreender

belarba

É roteador sim e consegui fazer funcionar em partes.

Compartilho uma pasta no Ubuntu e enxergo no Windows.

Mas ficaram 2 dúvidas:

- Se crio algo na pasta pelo Windows não consigo editar pelo Ubuntu. Tem como alterar isso?

- Ao tentar acessar uma pasta do Windows pelo Ubuntu ele pede uma senha. Que senha é essa? Eu não coloquei nada no Windows para pedir senha nem nada...

Obrigado

zekkerj

Se você acessa do Windows pro Ubuntu, mas não do Ubuntu pro Windows, há um firewall no Windows te atrapalhando.
Dica: é comum que o antivírus do windows tenha um firewall integrado. Isso costuma causar muitos problemas.

CitarSe crio algo na pasta pelo Windows não consigo editar pelo Ubuntu. Tem como alterar isso?

Dependendo de como tenha sido criado, qual usuário tenha sido usado, pode dar esse problema. A solução é mudar a forma como foi criado.

CitarAo tentar acessar uma pasta do Windows pelo Ubuntu ele pede uma senha. Que senha é essa? Eu não coloquei nada no Windows para pedir senha nem nada...
É a senha do usuário do Windows que está autorizado a acessar essa pasta. Novamente, depende da forma como vc está acessando.

A única forma de saber como e pq esses dois problemas acontecem é vc mostrar o seu arquivo "/etc/samba/smb.conf".
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

belarba

CitarA solução é mudar a forma como foi criado.
Eu criei um simples txt pelo windows e não consegui editar pelo Ubuntu.

CitarÉ a senha do usuário do Windows que está autorizado a acessar essa pasta
Eu permiti controle total para "Todos" à pasta compartilhada. E consegui acessar.
Só acessar. Nada de alterar nem nada... deve ser alguma permissão do Windows talvez né?

E o meu "/etc/samba/smb.conf"segue:
[global]

netbios name = Ubuntu
server string = Servidor Samba
workgroup = Grupo
; local master = yes
os level = 100
preferred master = yes
wins support = yes
; printing = cups

; load printers = yes
map to guest = bad user
guest account = belarba
[printers]
comment = Impressoras
print ok = yes
guest ok = yes
path = /var/spool/samba
[Música]

path = /home/belarba/Música
writeable = yes
guest ok = yes
; browseable = yes

zekkerj

CitarEu criei um simples txt pelo windows e não consegui editar pelo Ubuntu.

Confirme qual usuário criou o arquivo, com o comando "ls -l /home/belarba/Musica"

belarba

zekkerj

Esse é o usuário que vc usa normalmente?

belarba

É sim.
Aliás, é o único usuário criado

zekkerj

Olha, tá bem estranha essa situação de você não conseguir alterar um arquivo que você mesmo criou.

Pode postar a saída do comando "ls -l" no diretório onde esse arquivo está? Pra gente checar as permissões dele.