Autor Tópico: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04  (Lida 8139 vezes)

Offline gustavoferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Online: 23 de Junho de 2009, 23:20 »
Olá pessoal.

Imagino que para sair uma nova versão do Ubuntu ela tem que ser melhor que a anterior, isso eu concordo que o 9.04 deva ter melhorado (apesar de ainda não ter encontrado essa mudaça) alguma coisa, mas até agora só encontrei desvantagens :-[ Após a atualização do 8.10 para o 9.04 comecei a ter um monte de problemas, para criar uma conexão com a internet o velho 'pppoeconf' não funcionou comigo... :'( recorrendo ao pai google achei a frescurada que o 9.04 tem, para o Ubuntu 9.04 a placa de rede da conexão com a internet não é levantada automaticamente, la vou eu me matar para realizar a conexão... enfim consigo. Hora de lazer... youtube... apos escolher o video e ... Sem som.. :o :o :o :o .Pai google? la vamos nós... enfim, ainda não resolvi isso, ja vi dezenas de metodos para se resolver o problema e nenhum deles funciona.
Sempre que procurava solucionar o meu problema encontrava histórias identicas à minha, muita gente teve o mesmo problema que eu após atualizar mas as soluções variam muito e nenhuma funcionou comigo.. :'( :'( :'(
Começo a me perguntar: Será que o 9.04 melhorou significativamente?
Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o assunto...
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 23:23 por gustavoferreira »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2009, 23:28 »
Olá Gustavo, acho que esse tópico caberia mais na área do Café...
Sobre teus problemas, também no inicio tive e muitos c/ o 9.04 no meu notebbok tudo Intel, o que ñ aconteceu no meu desktop, c/ pl. de vídeo Ati x-300, chipset SIS na pl. mãe e vai por ai.
Na verdade, toda versão do Ubuntu, em parte vai se tornando melhor a cada atualização.
Outra coisa, ainda preferi a instalação do ZERO a atualização, mas muitos usuários a fizeram e estão mantendo boa impressão do Jaunty.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gustavoferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2009, 23:39 »
Olá pessoal.

Imagino que para sair uma nova versão do Ubuntu ela tem que ser melhor que a anterior, isso eu concordo que o 9.04 deva ter melhorado (apesar de ainda não ter encontrado essa mudaça) alguma coisa, mas até agora só encontrei desvantagens :-[ Após a atualização do 8.10 para o 9.04 comecei a ter um monte de problemas, para criar uma conexão com a internet o velho 'pppoeconf' não funcionou comigo... :'( recorrendo ao pai google achei a frescurada que o 9.04 tem, para o Ubuntu 9.04 a placa de rede da conexão com a internet não é levantada automaticamente, la vou eu me matar para realizar a conexão... enfim consigo. Hora de lazer... youtube... apos escolher o video e ... Sem som.. :o :o :o :o .Pai google? la vamos nós... enfim, ainda não resolvi isso, ja vi dezenas de metodos para se resolver o problema e nenhum deles funciona.
Sempre que procurava solucionar o meu problema encontrava histórias identicas à minha, muita gente teve o mesmo problema que eu após atualizar mas as soluções variam muito e nenhuma funcionou comigo.. :'( :'( :'(
Começo a me perguntar: Será que o 9.04 melhorou significativamente?
Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o assunto...


Olha outra coisa que acabei de encontrar: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52421.0.html
Confirma os meus problemas. Será que se eu baixar o 9.04 e instalar é melhor do que atualizar?Até agora só encontrei casos de pessoas que atualizaram e não que instalaram do zero. Acho que vou ter que fazer isso, é muito mais rápido do que ficar perdendo um dia pra cada problema... e nunca mais atualizo para uma versão acima....
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 00:02 por gustavoferreira »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2009, 09:03 »
Gustavo, por experência própria, só gostei qdo atualizei da versão 7.04 p/ a 7.10, desta p/ a 8.04 tive problemas e seguindo os conselhos dos mestres, passei a fazer a instalação limpa aproveitando a /home em separada.
Como disse sei que os desenvolvedores do Ubuntu estão fazendo o máximo p/ aperfeiçoar os upgrades entre versão, e que no Jaunty uns ñ estão tendo problemas (é o velho problema de diferença de hardware).
Conforme for os comentários na época, talvez eu faça um upgrade p/ o 9.10
Como detalhe depois de tatas reinstalações até fiz um tutorial do que instalo, que qdo editar melhor vou postar aqui no fórum.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2009, 11:14 »
Eu também acho que este tópico deveria estar na área do café.

É importante lembrar que o Ubuntu é feito para rodar em toneladas de sistemas diferentes. E, ao contrário do que acontece com o M$ Window$, quase nenhum produtor de hardware lança produtos tendo especificamenet o Linux em mente (felizmente está mudando). É a comunidade de desenvolvedores que tem que correr atrás de prejuízo, no meio de uma selva de drivers proprietários.

Por isso, é impossível excluir que uma nova versão não tenha problemas com sistemas específicos. Desde o Ubuntu 6.10, eu já tive upgrades complicados, upgrades perfeitos, upgrades infernais. Com o Jaunty, comecei utilizando a versão beta e apesar disso não tive maiores problemas. Não existe regra nem padrão e o fato de alguns usuários terem problemas não significa que uma versão seja ruim.

Eu entendo a frustração, mas software livre é por definição algo em constante movimento e aperfeiçoamento. Lendo o fórum a gente fica com a sensação de que o sistema está falhando para todos, mas o fato é que quem não tem problema não passa por aqui para comentar que vai tudo bem.  ;)

Para quem quer só evitar dor de cabeça, eu tenho dois conselhos: (i) adiar a atualização por algumas semanas, de forma que a maioria dos bugs críticos possa ser corrigida e (ii) usar só as versões LTS (Long Term Support), que são lançadas a cada dois anos (a próxima será a 10.4), evitando as atualizações intermediárias.

Uma outra dica importante, é verificar a compatibilidade linux de um sistema, na hora de comprar um hardware novo.

Em relação ao som, deixei um post nesta discussão com algumas dicas que quase sempre resolvem o problema: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52421.0.html

Avisa se precisar de ajuda com qualque questão específica.

Boa sorte!

Offline gustavoferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2009, 18:40 »
Citar
Eu entendo a frustração, mas software livre é por definição algo em constante movimento e aperfeiçoamento. Lendo o fórum a gente fica com a sensação de que o sistema está falhando para todos, mas o fato é que quem não tem problema não passa por aqui para comentar que vai tudo bem.  Piscada
Calma gente, pelo contrario, nunca vou abandonar o mundo OpenSource, so tentei discutir sobre o assunto pra ver se tem bastante gente na mesma situaçao que eu.
Ha... sobre o post estar na area do cafe... bem ..... a segunda intençao do topico era arrumar uma soluçao. ;D
« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 01:53 por gustavoferreira »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2009, 19:16 »
Calma gente, pelo contrario, nunca vou abandonar o mundo OpenSource, so tentei discutir sobre o assunto pra ver se tem bastante gente na mesma situaçao que eu.
Ha... sobre o post estar na area do cafe... bem ..... a segunda intençao do topico era arrumar uma soluçao. ;D

Vi o tópico assim que foi criado, e pensei muito em mover para Café, isso pelo título, porém como ele trata de problemas eu preferi esperar para ver no que ia dar. Afinal existem muitos tópicos no café que começam com uma reclamação e acabam em suporte.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Vantagens x Desvantagens Ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2009, 05:06 »
Não se preocupem. Com paciência a gente resolve o problema do seu. Tentou usar as dicas do post que eu citei?