ubuntu não reconhece HD SATA Maxtor

Iniciado por felipediesel, 10 de Abril de 2006, 23:32

tópico anterior - próximo tópico

felipediesel

Olá.

Como faço para instalar o Ubuntu num HD Sata Maxtor?

O HD não é exibido na hora do particionamento.

galactus

Você montou o HD? É preciso dizer para o Ubuntu que ele existe para você realizar o particionamento.

Me diga mais coisas pra poder te ajudar. Esse HD está sendo mais um que você vai adicionar ao seu sistema ou é nele que você vai instalar o Ubuntu do Zero?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

felipediesel

Não montei. como faço isso?

Esse HD é o principal. vou particionar ele para usar o ubuntu e o windows. quero migrar de vez pro ubuntu, mas sempre preciso de algum programa que não funciona no linux.  :(

galactus

Bom Felipe, já que você quer usar o Windows junto com o Ubuntu, sugiro instalar o Windows primeiro e depois o Ubuntu.

Para instalar o seu HD no Ubuntu ( sem instalar o Windows antes) você faria os seguintes passos:

- Ligar Fisicamente o HD, tomando o cuidado de verificar se o mesmo foi reconhecido na BIOS.

- Estando logado no Ubuntu, ir até o terminal e como root listar a sua tabela de partições como "fdisk -l"

- Com essa lista em mãos você vai saber quem é o seu novo HD, no meu caso que já tinha um HD SATA (sda), quando liguei o segundo foi listado como "sdb". Então tá fácil né, vai aparecer como sda ou sdb.

- Depois é partir para o cfdisk no terminal mesmo. Ainda como usuário root: cfdisk /dev/sd*    ( onde o * pode ser a, b, c e por aí vai). Este programa vai te montar a tabela de partição do HD.

- Depois de ter montado a(s) tabela(s) de partição(ões) você vai formatá-lo de acordo com o sistema de arquivos que você escolher ( ext3 ou ReiserFS, entre outros).

- Agora  tá fácil! :) É só montar o HD no fstab para que o Ubuntu possa enchergar ele na hora do boot!

Blz!  

Instale o Windows antes ou você perderá o Grub do Ubuntu, mas você pode recuperar isso depois. Se realmente quiser instalar o HD primeiro no Ubuntu me avisa que te dou os detalhes dos passos com o cfdisk, formatar o HD e para montar o fstab.

felipediesel

OK. Mas minha máquina tá zerada. Tenho um hd de 80GB e vou deixar 10 em FAT32 e 70GB pro ubuntu.

E na instalação o meu HD não é listado... esse é o problema. Já instalei outra distros em IDEs, mas SATA é a primeira vez. E não tá dando certo.

galactus

Então você vai fazer uma instalação zerada!!!!!   Então o galho é outro, qual a sua placa Mãe? O Chipset dela possui SATA nativo? Tá aparecendo tudo certinho na BIOS?

felipediesel

É uma Asus K8S-MX. Na BIOS aparece tudo certo.

Pra instalar o Windows, tenho q gerar um disquete  :(