Autor Tópico: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui  (Lida 16658 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Criei esse tópico para que sejam listados os hardwares que estão dando problemas (ou que não funcionam) no Ubuntu de um modo geral. Alguns pedidos:

  • Não postem pedidos para soluções de problemas, isso já tem no fórum às pencas; postem apenas o problema de hardware e qual é esse hardware;
  • Poste (caso a tenha) a eventual solução para o problema que vc teve no SEU hardware;
  • Poste (se possível) a solução para um eventual defeito relatado por alguém caso vc a tenha.

No meu caso e de outras pessoas, o som vive sumindo, com problemas de controles que se põem no mínimo do nada, ou o servidor morre de repente ou que "parece que tem som" mas não tem. Isso não acontecia no 8.10 e no 8.04. A minha placa de som é:

Citar
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10)

Ainda não consegui a solução, apenas o contorno do problema.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2009, 12:44 »
Estou tendo problema com drive de dvd. Eu gerei uma imagem com o programa Remastersys. Queimei a imagem num dvd e verifiquei a integridade, com o checksum. Deu errado, então queimei novamente usando outra mídia e outro programa. Deu exatamente o mesmo md5sum que da primeira. Então gravei com outro gravador, e pela segunda vez se repetiu  a md5sum.  Cheguei a conclusão de que não era problema de gravador, de mídia e nem de programa. Só pra testar eu peguei uma imagem, só que do site do ubuntu, de uma versão . Dessa vez queimei num cd e bateu logo de primeira. Estou quebrando a cabeça e ja fiz vários tópicos em foruns diferentes, e nada de solução.
Outro problema que tive foi de som (até agora só aconteceu na versão atual,  a 9.04!). Uma vez foi num outro hd que acabei perdendo recentemente. Tinha voltado após mexer em algumas coisas mas não tinha ficado 100%, com o som no amsn que as vezes funcionava e outra não! Quando ligava o pc , vinha aquele som cheio de falhas. Comprei um outro hd e instalei novamente a versão 9.04, e depois de apenas 4 dias , o som sumiu do nada! Postei em fóruns o problema e consegui resolver fazendo o seguinte: no terminal,

sudo pkill pulseaudio
sudo sleep 2
sudo pulseaudio

Isso resolveu o problema, voltou o som normal. Um dia depois, quando fui ligar o pc, não saia o som, apenas um chiado. Fui em sistema>preferencia>som e cliquei nos testes de som. Não dava mensagem de erro, apenas fazia chiado, com aquela barrinha indo e voltando.
Pesquisando outra vez, encontrei uma pessoa que teve o mesmo problema, e ele falou o que fez. Depois de fuçar o pc , ele clicou no ícone de som que fica acima do lado do relogio, e depois em controle de volume. Quando ele foi ver, o PCM estava zerado. Ele deixou no máximo e tudo voltou ao normal. Funcionou comigo tambem. Depois disso aconteceu mais uma vez isso. O PCM zerou sozinho, resolvi rapidinho dessa vez! Estou usando o pc ha mais de 10 dias e não aconteceu novamente. Estou esperando dar mais algum problema e que não tenha solução. Se acontecer eu vou reinstalar o velho e muito estável Hardy, que em 8 meses de uso não deu um bug sequer.

Audio device product: 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller vendor: Intel Corporation physical
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 13:36 por carlos/40 »

Offline phelipesb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2009, 13:07 »
O video video da ATI RADEON não foi detectado no notbook Latitude 131L no Ubuntu 9.04

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2009, 20:14 »
Para o problema que mencionei acima achei a solução! Quebrei a cabeça mas descobri, finalmente por que deu errado! A forma de eu conferir estava dando erro!
Desde o começo, eu gravava somente imagens em cds, e pra conferir a integridade do cd eu punha ele no drive e ia no terminal e digitava o seguinte:

md5sum /dev/cdrom

Com isso eu sempre tinha o md5sum  do cd pra ver sua integridade. Acontece que ao verificar um dvd gravado ele não fornece o código certo. Não me pergunte por que, que eu não descobri! Mas eu descobri um outro jeito de gerar o md5sum e que funcionou perfeitamente. Com o dvd no drive eu fui no terminal  e digitei:

isoinfo -d -i /dev/cdrom

Vão ser geradas dois valores, no caso eu vou usar como exemplo, o que eu achei, pode variar de leitura pra leitura, é claro:

Logical block = 2048
Volume size= 746265

Depois mais uma vez no terminal adiciona-se os numeros conseguidos acima:

dd if=/dev/cdrom bs=2048 count=746265 conv=notrunc,noerror | md5sum

Ele vai gerar o código do md5sum correto!

Offline robertonmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2009, 10:08 »
O gravador de dvd não está lendo cd's de músicas que tenham extensões .cda e .ogg. Todas as outras extensões de cd e dvd são reconhecidas. Me parece que não é problema de hardware. Utilizo atualmente o Ubuntu 9.04 em um notebook da dell inspiron 1525 com 3gb de ram, 250 gb de hd. Ainda não encontrei a solução do problema.

Offline DOBLLO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
placa de video
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2009, 09:55 »
Criei esse tópico para que sejam listados os hardwares que estão dando problemas (ou que não funcionam) no Ubuntu de um modo geral. Alguns pedidos:

  • Não postem pedidos para soluções de problemas, isso já tem no fórum às pencas; postem apenas o problema de hardware e qual é esse hardware;
  • Poste (caso a tenha) a eventual solução para o problema que vc teve no SEU hardware;
  • Poste (se possível) a solução para um eventual defeito relatado por alguém caso vc a tenha.

No meu caso e de outras pessoas, o som vive sumindo, com problemas de controles que se põem no mínimo do nada, ou o servidor morre de repente ou que "parece que tem som" mas não tem. Isso não acontecia no 8.10 e no 8.04. A minha placa de som é:

Citar
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10)

Ainda não consegui a solução, apenas o contorno do problema.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2009, 14:47 »
Chipset VIA, no meu caso é o k8m890, solução parcial: instalar drives com aceleração 2D Openchrome, muitas vezes parece que o mesa é melhor que o drive da VIA, ou comprar uma vga pci/agp/pci-e.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2009, 14:55 »
O gravador de dvd não está lendo cd's de músicas que tenham extensões .cda e .ogg. Todas as outras extensões de cd e dvd são reconhecidas. Me parece que não é problema de hardware. Utilizo atualmente o Ubuntu 9.04 em um notebook da dell inspiron 1525 com 3gb de ram, 250 gb de hd. Ainda não encontrei a solução do problema.

A solução parece ser o programa que você está usando, ou codec.

Offline subverso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Matinhus Subverso
    • Ver perfil
    • Edições Toró
Wacom Intuos 3 [agora tudo funcionando] - via 'wacomcpl'
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2009, 07:06 »
9.04 Jaunty

Pessoal, não conseguia fazer a calibragem da tablet wacom intuos 3. Ela funcionava mas o Wacom Control Panel não identificava os dispositivos para calibragem.

Montei esse tópico / tutorial pra aqueles que tem problemas parecido:
Wacom Intuos 3 - Ubuntu 9.04 Jaunty (como instalar / configurar / calibrar)

Espero que ajude.
Abraços! ;D
.......Matinhus Subverso
Artes 0101: Flickr Subverso (um pouco dos meus trampos digitais, ilustras, fotos...)
Literatura Periférica: Edições Toró

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2009, 11:28 »
Teclado multimidia. Já até desisti de usar as teclas especiais.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline andrio.ac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Efeitos Visuais não ativam
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2009, 18:16 »
Tenho um Dell Inspiron 1525
Core 2 Duo, 2Gb Ram, 160HD, Sistema de arquivos ext3, Ubuntu 9.04

Tentei ativar os efeitos visuais e nada. Diz que esta pesquisando drives e depois de um tempo da erro.
Obs. 1: No 8.10 e anterior funcionava perfeitamente inclusive o cube.

Obs. 2: Sou só um user de linux, nada mais. Acabei de migrar do Windowns

Obs. 3: Saida do comando lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 0c)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 0c)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 0c)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 02)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 5 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HEM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA AHCI Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 02)
02:09.0 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd R5C832 IEEE 1394 Controller (rev 05)
02:09.1 SD Host controller: Ricoh Co Ltd R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter (rev 22)
02:09.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter (rev 12)
02:09.3 System peripheral: Ricoh Co Ltd xD-Picture Card Controller (rev 12)
09:00.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8040 PCI-E Fast Ethernet Controller (rev 12)
0b:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g (rev 01)






Offline luizbweb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2009, 14:36 »
Trabalho em um telecentro no Rio de Janeiro e resolvemos instalar o Ubuntu 9.04 . Acontece que ele não reconhece a placa SiS 190 on-board.  Baixei o driver para linux do fabricante, mas não funciona. Tentei baixar outros dois drivers e compilá-los, conforme os tutoriais encontrados na internet, mas o comando make não está resolvendo também.

Offline jpguedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:26 »
tenho um hd externo que o ubuntu e outros linux não abrem da erro e um som de vidro quebrado
ele esta criado uma partição pro windows reconhece-lo

Offline egmachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
    • Ver perfil
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2009, 19:35 »
O microfone de meu Acer Aspire 5050 (Interno) não funciona de jeito nenhum no Ubuntu 9.04, só no Windows mesmo. A placa de som funfa legal, até nos vídeos do youtube! Só o microfone que não!

Já postei em diversos fóruns e procurei na net, mas não encontrei absolutamente nada...
Now using Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
Linux User # 481474
Ubuntu User # 26380

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Qual o hardware que vc tem e que o Ubuntu NÃO funciona (direito)? Poste aqui
« Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2009, 20:10 »
Minha placa de rede sem fio não funciona no Linux.

Código: [Selecionar]
00:0a.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88w8335 [Libertas] 802.11b/g Wireless (rev 03)
Solução:


Código: [Selecionar]
unzip Marvel_Libertas.zip
sudo apt-get install ndiswrapper-*
sudo ndiswrapper -i Marvel_Libertas/Mrv8000c.INF
sudo modprobe ndiswrapper
sudo ndiswrapper -m

Observação: Caso você não possua internet, baixe os seguintes pacotes através de outro computador e os instale-os:

  • ndiswrapper-common
  • ndiswrapper-modules-1.9
  • ndiswrapper-utils-1.9

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-a-placa-wireless-Marvel-Libertas-no-Kubuntu-8.04-e-compartilhando-a-conexao/
« Última modificação: 03 de Setembro de 2009, 11:34 por web2000 »