Autor Tópico: Botões do Notebook não funcinam (desligar, wireless, desab. toutchpad)  (Lida 3629 vezes)

Offline Aspargo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ola,

Depois de muito custo consegui instalar o Ubuntu 9.04 (32 bits) no meu CCE J94A com os atributos noapic, pnpbios=off, etc. O notebook já é famoso por dar muito custo para instalação do Linux e configurações de hardware, já que a SIS não ajuda :/

Agora eu não tenho acesso aos atalhos do teclado do notebook, como Desabilitar o Touchpad (fn+f9), habilitar wireless (fn+f10, que eu nem consegui mexer no wireless ainda :( ) e tambem não consigo usar o botão de desligar o notebook. Tenho que desligar manualmente.

Alguem sabe como resolver isso?

Obrigado.
[]s

Offline Aspargo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Botões do Notebook não funcinam (desligar, wireless, desab. toutchpad)
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2009, 17:07 »
Esqueci de citar também que o sistema não consegue verificar o status da bateria, e se estou usando tomada ou bateria.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Botões do Notebook não funcinam (desligar, wireless, desab. toutchpad)
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2009, 17:11 »
O status da bateria deve ser pelo ACPI off.

Já as teclas, vá em System/Preferences/Keyboard shortcuts. Altere as que desejar. Quanto ao touchapd desabilite em: System/Preferences/Mouse

Quanto ao Wireless, leia: Wireless Ubuntu 9.04 com Note CCE


[]'s e boa sorte
Linux Registered User: #491793

Offline Aspargo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Botões do Notebook não funcinam (desligar, wireless, desab. toutchpad)
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2009, 18:52 »
O sistema sequer reconhece o FN como uma tecla. Nem o botão do POWER! Quem no sistema é o responsavel por isso?? Driver?
Quanto ao touchpad até consigo desabilitar por lá, mas geralmente isso é algo mais "dinamico" pelo teclado mesmo...

Eu já segui os passos desse tópico do Wireless, mas não dá nada. Acho que o driver tá instalado, mas não tá habilitado...
No windows sempre iniciava desabilitado e eu habilitava pelo teclado... aí agora não posso habilitar pelo teclado :(
Aí reside o principal problema.. hahaha.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Botões do Notebook não funcinam (desligar, wireless, desab. toutchpad)
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2009, 00:08 »
Entendi. Veja se você consegue usá-la adicionando no teu kernel, pelo grub, o comando acpi_osi="Linux".

Resolvendo, você pode alterar em definitvo a linha do grub no arquivo /boot/grub/menu.lst

[]'s
Linux Registered User: #491793