Compartilhar conexão a cabo

Iniciado por Aldenizio, 11 de Junho de 2009, 16:24

tópico anterior - próximo tópico

Aldenizio

Estou precisando de ajuda no compartilhamento da internet no ubuntu 9.04 para 11 computadores com Linux Educacional 3.0. A configuração é a seguinte:
PC Ubuntu 9.04
eth0 --> Internet a cabo
etho1 --> Rede local conectada a um roteador D-link 524
PC Linux Educacional 3.0
wlan0 --> Estou qrendo conectar a interneto do PC citado acima.

De qual forma irei configurar esse compartilhamento para as outras maquinas?

Gunfree

Que tal um router wireless (que clone o HW) para compartilhar este cabo? O procedimento é simples:

• Desligar o Cable Modem
  • Ligar o roteador na energia, esperar as luzes alinharem
  • Religar o modem, mas o cabo que iria para o desktop vai na porta wan ou a que for de cor diferente lá no teu router (veja o manual)
  • Ligar apenas o computador que será o "HW" para tua Cable ISP na primeira porta normal (geralmente vem 2 ou 4).
  • Após tudo funcionar, conecte com cabos ou através dos dispositivos Wireless de suas estações

Atualmente, o Network Manager faz quase tudo sozinho, a não ser que você tenha dispositivos wireless que necessitem do ndiswrapper.
Linux Registered User: #491793

Aldenizio

Olha so, qando conecto o cabo de internet no router todas as maqnas conectam a internet normalmente, mas no é isso q qro. Apenas qro deixar o PC q tem Ubuntu como um servidor que compartilhe essa internet atrves da rede local e da rede local para o router wireless. Lembrando que o PC Ubuntu tem duas placas de rede (qro compartilhar uma dlas).

Gunfree

Use o próprio Ubuntu como gateway do barramento interno e crie NAT pro mundo nele. Mas sua idéia é fazer controle de uso da Internet? Se sim, experimente pesquisar sobre Squid, Ipfw e etc.

[]'s

Aldenizio

De que forma utilizo gateway no barramento interno (NAT), como irei configurar isso?

Aldenizio

Apenas estou qrendo compartilhar a internet para os demais cmputadores utilizando as placas eth0 (internet) e eth1(rede local), qal a configuração para fazer esse compartilhamento?

Gunfree

Mas se já está funcionando, para que você quer alterar? Me explique direitinho o porque desta mudança que aí posso te explicar melhor.

Aldenizio

Apenas por curiosidade de aprender a compartilhar essa conexão no ubuntu 9.04