Autor Tópico: scanner da multifuncional lexmark X2690 não funciona  (Lida 6325 vezes)

Offline lco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
scanner da multifuncional lexmark X2690 não funciona
« Online: 10 de Junho de 2009, 22:07 »
Sou mais um adpto do linux  porém estou com alguns problemas para instalar minha multifuncional no ubuntu. É o seguinte:

Esta imprimindo normal, mas quando vou utilizar o scanner  no XSane, surgi a seguinte mensage:
Falha ao abrir dispositivo  lexmarklxdn:libusb/002/003 argumento inválido

Por gentileza alguem pode me dizer como resolver esse problema

Offline lord_stephen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Moto = Liberdade = Linux
    • Ver perfil
    • Medieville
Re: scanner da multifuncional lexmark X2690 não funciona
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:47 »
Olá, eu também tive alguns problemas com essa multifuncional, o primeiro deles causado pela própria Lexmark, que acha que todas as pessoas do mundo usam apenas Win (la plaga), e infelizmente eles não oferecem com facilidade o suporte, quase não encontro o driver.

Mas assim que encontrei não tive mais dificuldades, instalou sem problemas a parte de impressão, mas o scanner apresentou o mesmo problema que o seu Ico, e ainda não resolvi! Seria ótimo se alguém com um pouco mais de conhecimento e tempo se dispusesse, como sempre fazem! :), a nos ajudar!

Mas pelo menos a parte de impressão tá redondinha!
Apenas quem fala português sente "Saudade".
Moto Custom = Liberdade = Linux => Uso: Ubuntu 9.10
http://motociclistaherbivoro.blogspot.com

Offline egomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: scanner da multifuncional lexmark X2690 não funciona
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2009, 21:51 »
Olá, eu também tive alguns problemas com essa multifuncional, o primeiro deles causado pela própria Lexmark, que acha que todas as pessoas do mundo usam apenas Win (la plaga), e infelizmente eles não oferecem com facilidade o suporte, quase não encontro o driver.

Mas assim que encontrei não tive mais dificuldades, instalou sem problemas a parte de impressão, mas o scanner apresentou o mesmo problema que o seu Ico, e ainda não resolvi! Seria ótimo se alguém com um pouco mais de conhecimento e tempo se dispusesse, como sempre fazem! :), a nos ajudar!

Mas pelo menos a parte de impressão tá redondinha!

O suporte da Lexmark já foi pior, melhorou muito.

A multifuncional X2690 já possui driver para o linux. Baixar neste link:

http://www.downloaddelivery.com/downloads/cpd/lexmark-inkjet-08-driver-1.0-1.i386.deb.sh.zip

Descompacte o arquivo:

$unzip -x lexmark-inkjet-08-driver-1.0-1.i386.deb.sh.zip

Depois faça a extração dos arquivos:

$sh lexmark-inkjet-08-driver-1.0-1.i386.deb.sh --target lexmark

Será criada uma pasta chamada lexmark.
Vai abrir a tela de configuração, siga adiante. Vai aparecer uma mensagem de erro referindo-se ao CUPS. Não precisa ficar nervoso, feche a janela. Esse processo irá criar um arquivo chamado arch.tar.

Caso a tela de configuração não apareça automaticamente, execute startupinstaller.sh que está na pasta lexmark, clicando duas vezes no arquivo e escolhendo a opção "Executar em terminal" e siga adiante até chegar à mensagem de erro do CUPS.

Depois visualize o conteúdo do arquivo arch.tar que surgiu dentro da pasta /lexmark utilizando o des/compactador de pacotes do ubuntu:

$file-roller arch.tar

Se o file-roller não estiver instalado, instale-o pelo Synaptic.

Você irá visualizar o pacote lexmark-inkjet-08-driver-1.0-1.i386.deb

Agora ficou fácil. Dê um duplo click sobre o pacote e instale.

Pronto! Sua x2690 estará instalada e funcionando, inclusive o Scanner. É só testar utilizando o XSane que já vem instalado por padrão no Ubuntu.

Espero ter colaborado. 

Offline Ayala Gurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: scanner da multifuncional lexmark X2690 não funciona
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:18 »
Fiz todos esses passos.
O Scanner funciona perfeitamente, mas a minha X2690 passou a dar erro de falta de papel, quando não há papel engatado ou qualquer obstrução no local.
Uso o 9.04 em um mini laptop da Philco.

Offline lord_stephen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Moto = Liberdade = Linux
    • Ver perfil
    • Medieville
Re: scanner da multifuncional lexmark X2690 não funciona
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:10 »
egomes,

valeu mesmo, só que eu ja tinha resolvido, acabei foi esquecendo de postar a solução, resolvi de forma um pouco deferente, mas foi basicamente o mesmo downloas, resolvi inclusive o scanner, bastou instalar o sane, já que o jaunty vem com o xsanem as sem o sane, assim que instalei ficou perfeito!

A forma como resolvi postei em meu blog: http://motociclistaherbivoro.blogspot.com

mesmo assim obrigado!
:)
Apenas quem fala português sente "Saudade".
Moto Custom = Liberdade = Linux => Uso: Ubuntu 9.10
http://motociclistaherbivoro.blogspot.com

Offline Ayala Gurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: scanner da multifuncional lexmark X2690 não funciona
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2010, 19:34 »
Fui obrigado a levar o scanner de volta à loja. O problema era dele.
Atualmente estou com uma versão remix no meu net, está tudo às mil maravilhas