Autor Tópico: Dual Boot aquele SO + ubuntu 9.04  (Lida 1443 vezes)

Offline viniciusnp

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Dual Boot aquele SO + ubuntu 9.04
« Online: 08 de Junho de 2009, 19:41 »
Olá a todos esse é meu primeiro post venho testado distros (live) ou em maquinas virtuais porem agora que me aprofundar mais em linux...

Hoje não posso abandonar aquele SO pois trabalho com delphi mas gostaria de fazer um dual boot. Então li alguns tutoriais que dizem como proceder mas eu tenho já o meu hd C: 60gb e D: 20gb, nos tutos que eu vejo mostra como fazer sem o hd estar particionado mas eu ja deixei os 20gb para instalar o ubuntu. Como eu procedo? tendo duas partições??

Obrigado!!!

Offline jomafras

• Usuário Ubuntu
  • *
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Dual Boot aquele SO + ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2009, 21:33 »
Nesses 20 GB  vc pode dividir 19 gb para Ubuntu e 1 gb para swap (vc pode criar as partições antes da instalação - Ext3 e swap).
Durante a instalação, quando chegar no particionador, vc escolhe Particionamento manual, marca os 19 gb, edita, escolhe o sistema de arquivos  (Ext3 ou Ext4 ou outro) o ponto de montagem (/) e marca para formatar.
Cuidado com a partição do Windows, não toque nela durante a fase do particionador.
O GRUB deve ser instalado na MBR (isso é feito por default no Live CD, vc não precisa alterar nada - se estiver usando o Alternate CD ele pergunta se quer instalar o GRUB na MBR, é só responder que sim).
O ideal nos seus 80 Gb seria : 20 GB para XP (NTFS), 45 GB para Dados pessoais (NTFS), 14,5 GB para Ubuntu e 500 mb para swap. 

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline viniciusnp

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2009, 21:48 »
Obrigado amigo vou fazer esses procedimentos e se der galho posto aqui blz?

vlw a força...

Offline J4P0N315

• Usuário Ubuntu
  • *
  • # J4P0N315 #
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2009, 09:22 »
Olá.

Lembrando que nesses 20GB restantes do seu HD não podem estar particionados. Como você relatou, me parece que há uma partição D:. Para desparticionar estes 20GB, um bom software para Win é o Partition Magic. Muito fácil de utilizar. Não sei se com o CD do Ubuntu você vai conseguir fazer isto, pois nunca precisei.

Cuidado para não utilizar o particionamento automático, ok? :)

Good luck!!! :D
Por enquanto, um mero iniciante...