Autor Tópico: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)  (Lida 5596 vezes)

alarcon

  • Visitante
Segue abaixo algumas screenshots do notebook com efeitos do compiz-fusion. Não esperem grandes coisas, pois em matéria de efeitos do compiz sou muito iniciante, bem diferente dos feras por aqui. ;D







Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2009, 22:43 »
Show de bola Mestre!
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2009, 23:47 »
Começou bem então! Já que tu está usando o "New Wave" como tema, experimenta a versão "Dark Menus" e adiciona a opção "dropdownmenu" com valor de opacidade em 85 no plugin "Opacity, Brightness and Saturation do CCSM, fica muito bom.

Quando tu fizer uma config legal do Compiz, gera um perfil e posta aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48181.0.html

Ou aproveita e experimenta um dos que já foram postados.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2009, 10:32 »
Começou bem então! Já que tu está usando o "New Wave" como tema, experimenta a versão "Dark Menus" e adiciona a opção "dropdownmenu" com valor de opacidade em 85 no plugin "Opacity, Brightness and Saturation do CCSM, fica muito bom.

Quando tu fizer uma config legal do Compiz, gera um perfil e posta aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48181.0.html

Ou aproveita e experimenta um dos que já foram postados.

Valeu, vou tentar isso mais tarde.

A parte de transparências era o que estava tentando entender, até já vi tópicos aqui ensinando algo sobre isso só que as janelas que foram mostradas lá do CCSM na parte de Opacity, Brightness and Saturation, não correspondem ao que encontro no CCSM do Ubuntu 9.04. Estou falando especificamente desta dica aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50725.msg297412.html#msg297412

do colega Raidicar.

Alguém conhece alguns tutoriais que falam tudo, ou quase isso, sobre o Compiz, Emerald (nem sei o que é, rsrsrs).

O CCSM tem muitas informações/configurações, digerir aquilo tudo demora um certo tempo, kkkkk.


PS: Valeu rjbgbo, como sempre muito gentil. ;)
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 10:35 por alarcon »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2009, 11:33 »
Sinceramente nunca encontrei um tutorial sobre o Compiz-Fusion que aborde tudo, somente alguns pontos específicos, já que são muitas as opções de plugins, e como a cada atualização algo na interface ou na funcionalidade sofre alteração qualquer tutorial rapidamente fica defasado (exemplo to tópico sobre transparências).

O negócio em relação ao Compiz é não ter receio em testar as possibilidades, tendo curiosidade e atenção em pouco tempo se domina o CCSM, que parece complicado mas é muito organizado. Sugiro aplicar um perfil já alterado e dar uma olhada em como foi configurado.

Ah, e Emerald é um decorador de janelas com aceleração gráfica.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2009, 14:44 »
A parte de transparências era o que estava tentando entender, até já vi tópicos aqui ensinando algo sobre isso só que as janelas que foram mostradas lá do CCSM na parte de Opacity, Brightness and Saturation, não correspondem ao que encontro no CCSM do Ubuntu 9.04. Estou falando especificamente desta dica aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50725.msg297412.html#msg297412

do colega Raidicar.

Companheiro alarcon, eu também não tenho um tutorial do compiz, mas fucei muito nele.  ;D
Com relação a transparência, o local onde a mesma é especificada varia de acordo com a versão do compiz.
Outro local onde a transparência costuma ficar é em "General Options", aba "Opacity Settings". lá vc pode adicionar os valores, na penultima versão do compiz ficava lá e na ultima fica exatamente onde mostrei naquele screen, mas na verdade, vi apenas nesses dois locais e em mais nenhum lugar.
Com relação ao emerald, não tem segredo, ao instalar um tema do emerald, é criada uma pasta com o nome do tema em /home/usuário/.emerald/themes/NOME DO TEMA.
Dentro da pasta está todas as imagens descompactadas e um arquivo de configuração de nome theme.ini que é quem informa como o emerald vai aplicar o tema.
Lá você pode alterar os botões, posição dos botões, transparência da barra, etc...
Exemplo: No arquivo de configuração do tema emerald eu procuro a variável [shadown] e altero seus valores para adicionar brilho ao gnome-panel e as janelas, que é o que vc viu no screen da dica que estava verificando. Abaixo os valores que utilizo.
Código: [Selecionar]
[shadow]
shadow_color=#28d800
shadow_opacity=1.26
shadow_radius=12.699999999999999
shadow_offset_x=0
shadow_offset_y=4
Escolha a cor preferida em shadow_color=#28d800.

Por fim no compiz eu habilito o plugin reflexão que fica na opção efeitos, e dou mais efeito a borda da janela, mas não sei onde fica no seu compiz essa opção. E na opção window decoretor deixo o comando emerald --replace para deixar o emerald como padrão.
Acho que essas são as únicas opções no compiz que tem influencia sobre o tema emerald escolhido.

Por fim, acho legal fuçar na parte das janelas, escolhendo efeitos para o alt+tab.

Acho que é só isso sobre o emerald. não tem muitos recursos, é preciso fuçar no theme.ini  ;D


Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2009, 17:40 »
Se preferir fazer alterações nos temas do Emerald é mais fácil usar o "Emerald Theme Manager" que faz parte do pacote Emerald. A partir dele se altera quase tudo. Mas existem milhões de temas para o Emerald, a disponibilidade é tamanha que com certeza tu vai encontrar algum que seja do seu gosto e assim não precisará se preocupar em editar algum. Eu mesmo criei um tema (Nox) simente porque não encontrei nenhum que tivesse as características dele na época.

Como tu usa o New Wave vomo tema GTK fica legal usar tambem o tema New Wave do Emerald.


Outro pacote que é muito útil é o "fusion-icon", com ele instalado se tem um ícone no tray que serve de atalho para o CCSM, "Emerald Theme Manager", para recarregar o gerenciador de janelas, para selecionar o gerenciador de janelas (compiz/metacity), para selecionar o decorador de janelas (GTK Window Decorator/Emerald), além de algumas opções de renderização do Compiz.
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 17:42 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2009, 17:50 »
Obrigado ao colegas Nossile e Raidicar, suas informações me foram muito úteis. Depois eu edito as imagens para mostrar como estou me saindo com as configurações. Por hora vou mostrar onde é que ficam as configurações no CCSM relativas as transparências e os valores que estou usando, no Ubuntu 9.04:



Estou anotando as outras recomendações. ;)

Ah, já estou usando o tema New Wave do Emerald. Só queria saber como é que faz para as bordas, laterais e a parte superior ficarem transparente também numa janela de aplicativo, pois pelos valores que coloquei e que estão mostrado aí só os menus e janelas que se abrem pelos menus da janela principal é que tem algum tipo de transparências.
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 18:01 por alarcon »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2009, 19:16 »
Olha, esse tema do Emerald que tu está usando (new wave) é baseado no motor de renderização Pixmap, em que o tema é montado com base em imagens, então é só ir na pasta onde estão as imagens e editá-las para ficarem transparentes. Mas a não ser que tu as edite de forma a criar um degradê com base opaca e topo transparente, vai ficar muito feio porque o diferencial deste tema é a ilusão de que a barra de título da janela e a barra de ferramentas são uma coisa só, e com a transparência na barra na barra de título isso se perde.

Com esse tema eu nem uso transparência no painel do Gnome para não ficar discrepante.
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 19:24 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2009, 14:52 »
Tema New Wave (Emerald) com alguma transparência (bem discreta):



Tentei também usar reflexão, entretanto ao selecionar esta opção no compiz, trava tudo por aqui, talvez seja por que minha placa é Intel e como sabemos, no Ubuntu 9.04 foi colocado no blacklist do compiz, mas usei o repositório proposed e ele indicou algumas atualizações do compiz, xorg e intel. Até o momento o único travamento que ocorreu após esta atualização foi com relação a reflexão e isso já usando o tema New Wave (emerald).

« Última modificação: 11 de Junho de 2009, 16:38 por alarcon »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2009, 15:13 »
Me perdoe a invasão do tópico alarcon, mas vou postar uma screen minha mais antiga pro pessoal ver como fica interessante a versão "dark menus" do "New Wave".

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Meu primeiro desk com efeitos do compiz-fusion (primeiros passos)
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2009, 16:39 »
Me perdoe a invasão do tópico alarcon, mas vou postar uma screen minha mais antiga pro pessoal ver como fica interessante a versão "dark menus" do "New Wave".


Já usei a versão Dark do New Wave, mas é que não gosto muito dos menus do Firefox e OpenOffice na tonalidade cinza com fontes brancas, prefiro esta tonalidade mais clara com fontes pretas.

Já no menu do painel do Gnome fica legal a tonalidade cinza com fontes brancas permitindo até uma valor menor das transparências (por exemplo, 85). No caso usei um valor bem conservador (por exemplo, 95) neste menu claro com fontes pretas.
« Última modificação: 10 de Junho de 2009, 16:44 por alarcon »