Estabilidade do Ubuntu

Iniciado por kenny, 05 de Junho de 2009, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

kenny

Depois de ter tido uma experiência traumática com linux a 10 anos atrás, após de ter recebido boas noticias de um amigo que usa Ubuntu, tomei coragem e me aventurei de novo pelo mundo do código livre. Desta vez me impressionei com a facilidade e qualidade do sistema. Me espantou também a abundância de programas (que era o meu maior medo). No entanto venho enfrentando um problema de estabilidade, tive que reinstalar o sistema 2 vezes em 3 meses.
Ocorreu que tive um problema no meu cabo de força , o que ocasionou algumas vezes o desligamento repentino da máquina. Assim como no Windows, ao reiniciar o programa detectou o desligamento incorreto realizou uma rotina de correções e voltou novamente. Porém, em duas vezes o sistema nao conseguiu realizar a rotina automaticamente e pediu para que o mesmo fosse executado manualmente. Como nao consegui discriminar a quais opções marcar YES e qual NO, escolhi YES para todas as opções apresentadas pelo sistema. Na primeira vez funcionou, na segunda o sistema quebrou.

Troquei o cabo de força, e os desligamentos incorretos diminuíram. Porém, a esse tipo de problema ninguém está isento (a nao ser com non brake) e alguns desligamento incorretos ocorreram. Novamente, em determinada vez o sistema nao se recuperou automaticamente, rodei o sistema manualmente escolhendo a opção YES a todas as opções que o sistema me apresentava. Mais uma vez quebrei o sistema tendo que reinstala-lo.

As minhas dúvidas são:
1- Há alguma forma de recuperar o sistema nesses casos?
2- Será que esse sistema nao é robusto o suficiente para lidar com desligamentos incorretos (o Windows desde a versao XP lida muito bem com esses eventos)
3- Estou fazendo algo errado? que está provocando a quebra do sistema.
4- Posso estar com algum problema no HD?

Espero contar com a ajuda de vocês.

Kennyston

velox256

Tv a única explicação 'plausível' (tirando falha de hardware) é que vc esteja usando um sistema de arquivos (no caso, ext3 ou ReiserFS) com 'journaling' do tipo Journal Data Writeback, esse tipo de sistema costuma dar defeito qdo se desliga a máquina de modo abrupto, ainda mais sendo ReiserFS, se vc instalou o Ubuntu ou fez uma otimização do sistema de arquivos para trabalhar com Journal Data Writeback, na próxima vez use o ext3 com Journaling 'normal' (ou não faça nenhuma otimização do sistema de arquivos posteriormente); com isso o seu sistema deverá ficar mais 'vacinado' contra desligamentos aleatórios. Eu mesmo canso de fazer testes do tipo nas máquinas que eu monto com Linux e todas as vezes que houve problemas de desligamento o sistema sempre voltava ao normal, exceto nos dois exemplos que mostrei mais acima (ReiserFS ou Ext3 com Writeback), onde uma vez ou outra k-gava tudo - ou quase tudo.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

kenny

Primeiramente, obrigado pela resposta.

Bem, na formatação do HD eu deixei as configurações "default", ou seja, o sistema de arquivos está em ext2.
Quanto ao "journaling' , eu lembro de ter visto estas opções na etapa de formatação do HD, mas como disse, nao mexi em nada por nao entender do que se tratava.
Quanto a otimização do sistema de arquivos posteriormente, até onde eu saiba eu nao fiz esse procedimento.

De qualquer forma, quando o sistema tenta a recuperação e pede que a rotina de correção seja realizada manualmente, é correto escolher a opção YES em todos os casos?