Olá galera,
O problema é o seguinte: tenho um pc em casa com processador celeron 2.13 ghz, 2gb de ram, hd de 40gb e esse samana resolvi colocar o ubuntu pra rodar nele. Já uso ubuntu no meu note com muito sucesso e quis testar no pc para aprender mais sobre configuração linux em máquinas com poucos recursos de processamento. Instalei o ubuntu 8.10, consegui fazer reconhecer o meu modem e ficou bem legal mas, depois de alguns minutos de uso o pc desliga sozinho. Na verdade acho que somente o processador desliga pq o led do gabinete fica ligado e para reiniciar o pc eu preciso segurar o power por alguns segundos e depois ligar denovo. Pensei que esse problema fosse devido ao uso da versão 8.10, que é um pouco pesada daí resolvi instalar a versão 8.04 e aconteceu a mesma coisa. Com a versão 7.10 também. Daí resolvi usar o Xubuntu 7.10 com interface xface achei que os problemas acabariam mas, acontece a mesma coisa. Minha ultima esperança foi compilar o kernel para a minha arquitetura de processador mas, de nada adiantou pq durante o processo de compilação o pc desliga sozinho.
Desinstalei o ubuntu e coloquei o windows xp novamente. E para surpresa minha o sistema fica estável e rápido(usando corel draw, dreamweaver, firefox e ouvindo musica tudo ao mesmo tempo!). O que vcs acham que está acontecendo? Já vi em fóruns relatos de usuários que tiveram sucesso usando o ubuntu com processador celeron.
Tudo que já li eu tentei fazer, desabilitei serviços desnecessários, troquei o firefox pelo epiphany, ajustei os serviços que se iniciam no boot deixando somente os essenciais e nada. Não sei mais o que fazer. Se fosse problema de processador os problemas aconteceriam no windows xp também né? Alguém tem alguma idéia?
Antes de mais nada, obrigado!