Autor Tópico: Windows XP nao imprime em impressora de rede: problema c/ usuario?  (Lida 6016 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Situacao:

- Tenho uma impressora de rede HP Deskjet 3845 instalada em um computador Ubuntu.
- Nesse computador Ubuntu, a impressora esta compartilhada na rede pelo SAMBA.

Problema:

Em meu computador c/ Windows XP Home Edition instalei essa impressora como "Impressora de rede". Durante a instalacao, o Windows solicita um caminho de rede e ao eu escrever "\\192.168.1.121\HP-DeskJet-3845"  o Windows me pede um login e senha e eu marco "lembrar senha".

Eu insiro o login e a senha, e a impressora é instalada e eu consigo utilizá-la.

Mas se eu reiniciar meu PC Windows, e mandar imprimir algum documento, a impressao "nao anda". Aparece o icone do gerenciador de impressao na bandeja do sistema do meu Windows, e consta que o documento esta aguardando...

Se eu remover a impressora do Windows e iniciar a instalacao novamente, o Windows me solicita um login e senha para o samba e eu consigo usar a impressora na sessao atual do Windows. Mas se eu reiniciar o sistema..., volta todo o problema, e todo documento enviado para impressao fica na fila aguardando.

Eu suspeito que possa estar havendo algum problema de certificacao de usuario.

Enfim, se for problema de usuario, o que eu deveria fazer, ao reiniciar o Windows, para que esse problema nao se repita e eu possa imprimir normalmente com o SAMBA?

Muito obrigado.

Cristiano M. Magalhaes

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Windows XP nao imprime em impressora de rede: problema c/ usuario?
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2012, 00:19 »
Tente isso aqui:

Obs: antes de realizar o procedimento, lembre-se de compartilhar a impressora no Windows.

No caso contrário, no qual a impressora está instalada no Windows, e se deseja adicioná-la ao Linux, você deve realizar o seguinte procedimento:

Selecione o menu Sistema > Administração > Impressão. Na janela que será aberta, clique sobre o ícone de adicionar nova impressora, localizado abaixo do menu “Servidor”, e selecione a opção “Windows Printer via SAMBA”, que pode ser encontrado ao expandir o menu “Impressora de Rede”.

No campo para digitar o endereço da impressora, digite o endereço conforme pode ser observado no exemplo abaixo do campo em branco para a inserção, ou clique no botão “Navegar” e tente encontrar a impressora ao navegar pela rede. Se for pedido um nome de usuário, utilize o nome “guest”, ou “convidado”.

Caso ocorra algum problema, procure alterar as opções na impressora do Windows, desmarcando a opção “Habilitar suporte bidirecional”, na aba “Portas” das propriedades da impressora no Windows.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/roteador/2473-linux-como-compartilhar-impressoras-entre-linux-e-windows.htm#ixzz21ygiqExl
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb