Autor Tópico: Wolfram Alpha  (Lida 1622 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Wolfram Alpha
« Online: 25 de Maio de 2009, 18:01 »
Fonte: http://googlediscovery.com/2009/03/09/wolfram-alpha-nova-ferramenta-que-promete-desbancar-google/
Citar
Wolfram Alpha: nova ferramenta que promete desbancar Google
Escrito por Débora Bossois em 9 de março de 2009 – 12:09

Stephen Wolfram, criador do software Mathematica e autor do livro "A New Kind of Science", está desenvolvendo o que ele chama de um novo paradigma para a utilização de computadores e da web. Em seu blog, Wolfram descreve a ferramenta como uma "máquina de conhecimento computacional" ("computational knowledge engine"), capaz de computar respostas a perguntas reais.

Este artigo apresenta maiores detalhes sobre a ferramenta, chamada Wolfram Alpha. Segundo o autor, a ferramenta não irá simplesmente retornar documentos que contêm as respostas, como o Google faz; também não se trata de um grande banco de dados de conhecimento, como a Wikipedia; também não vai analisar a pergunta em linguagem natural, dividi-la em partes entendíveis e utilizar o resultado para recuperar documentos, como faz o Powerset; por fim, não é baseada na Web Semântica, nem se utiliza de nenhuma de suas linguagens.

Ao invés disso, Wolfram Alpha irá computar as respostas para um grande conjunto de perguntas. Em outras palavras, ele irá "entender" a pergunta para então formular as respostas.

Para isso, a ferramenta irá utilizar modelos pré-concebidos de campos do conhecimento, além de dados e algoritmos, a fim de representar o conhecimento do mundo real. Assim, perguntas em linguagem natural podem ser respondidas, mesmo que a ferramenta não tenha sido explicitamente programada para respondê-las.

Para compreender melhor o funcionamento, considere a tarefa de multiplicar números. A existência de uma tabela de multiplicação, contendo uma certa quantidade de possibilidades, certamente facilita a operação, que se torna instantânea. Entretanto, é visivelmente impraticável que exista uma tabela com todas as possibilidades possíveis de multiplicação, daí a necessidade de uma calculadora que tenha o conhecimento de como realizar o cálculo, independente da entrada.

Da mesma maneira, o Wolfram Alpha pode ser considerado uma calculadora muito poderosa, que conhece não só problemas matemáticos, como muitos outros tipos de questões que possuem respostas não ambíguas e computáveis.

Continuando a analogia com a calculadora, o Google seria uma tabela de pesquisa de (quase) tudo que foi escrito e publicado na web. Como nem todo o conhecimento foi publicado ainda, nem nunca será, o índice do Google será sempre incompleto. Já uma máquina de conhecimento computacional como o Wolfram Alpha pode prover respostas para questões nunca vistas antes.

A idéia é boa e promissora. Tem tudo para revolucionar a forma como uma máquina responde a questões do mundo real. Entretanto, ficam ainda muitas questões: Será que não vai ficar cada vez mais difícil para adicionar e manter o conhecimento à medida que a ferramenta se estende? Será que ela nunca comete erros? Quais as formas de conhecimento ela será capaz de lidar, no futuro?

De acordo como anunciado no site do produto, em maio já teremos as primeiras respostas…
O site http://www.wolframalpha.com/ já está vivo e chutando. O site é lento, pesado, feio e um pouco idiossincrático. Aliás, idiossincrasia define bem o Wolfram Alfa. Pesquisando Ubuntu, ele diz:
Citar
Wolfram|Alpha isn't sure what to do with your input.Tips for good results »
Did you mean:
mbundu
mbundu?? O_o Papo doido. Mas o Wolfram Alpha está só no começo, então havemos de perdoá-lo. Pois muitos aqui devem saber o que virá daqui pra frente: em 21 de Abril de 2011 essa coisa vai fazer seu julgamento final sobre tudo que aquilo que pisa, anda, rasteja e respira sobre esta Terra.
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 18:03 por 0tacon »