Autor Tópico: Querendo instalar o Ubuntu, duvidas...  (Lida 5543 vezes)

Offline ovelha

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Querendo instalar o Ubuntu, duvidas...
« Online: 25 de Maio de 2009, 17:51 »
Boa tarde a todos, meu nome é Felipe, mas todos no trabalho me chamam de ovelha.
Estou muito interessado em mudar de sistema operacional, mas tenho medo de perder a acessibilidade e recursos que hoje possuo em meu pc com o Windows.
Gostaria da ajuda de todos para saber se é possivel manter estes recursos mudando de sistema operacional, tais como rede wirelles compartilhando arquivos entre pc, notebook, PSP e PS3.
Meu grande medo é não haver drivers compativeis com Ubuntu para o adaptador wirelles que uso no pc, já que o notebook e o PS3 tem wirelles integrado, ja no pc uso um adaptador USB.
Eu uso o pc na rede como se fosse um driver de armazenamento comunitario já que possuo o maior espaço disponivel nele, poupando assim o HD dos outros dispositovos, todos os arquivos ficam disponiveis para serem executados tanto no PS3/PSP (musicas, videos DivX, arquivos de atualização de firmware baixados via internet) quanto no notebook (videos, musica, fotos, documentos em geral, etc).
Minha rede domestica foi algo muito dificil de conseguir, sou um total iniciante, tive muita dificuldade em aprender a mexer com tudo isso sozinho e somente com a internet pra me ajudar, mesmo agora achando muito facil todo o processo eu creio que o Windows (Vista Ultimate) facilita muito todo o processo, por ser bem intuitivo e visual.
Tudo isso tem um lado positivo pela facilidade que gerou na manipulação de arquivos, sem fios, sem complicação, sem ter que ficar copiando um arquivo num pendrive toda vez que queria abri-lo em outro equipamento, mas em compensação o lado ruim é que sinto meu pc cada vez mais lento, com problemas de memoria RAM, HD necessita de desfragmentação constante, registro do sistema tem que ser "limpo" quase todo dia, lentidão ao acessar arquivos compartilhados que antes não existia...
O proximo passo que eu pretendo é comprar uma Webcam wireless e transmitir 8h por dia, é um sonho relacionado ao meu hobby (aquarios), gostaria de ter uma pagina na internet com uma webcam transmitindo em tempo real o que se passa no meu estimado mundo submerso, tanto para divulgar esse hobby fantastico quanto pra eu mesmo parar de ser paranoico, vivo pensando que vou chegar em casa e algum acidente aconteceu, o chão todo molhado, os peixes mortos pela sala... bom coisa de fanatico pelo hobby que ja sofreu acidentes antes.
Vou passar algumas caracteristicas do meu sistema para que possam tentar me ajudar a decidir se mudar o sistema operacional do PC (não do notebook, pois tenho que manter a funcionalidade dele no trabalho, tenho programas que so rodam no Win os quais preciso manter pra poder trabalhar) pode ser uma boa alternativa pra mim, vi este forum no programa de televisão Olhar Digital totalmente por acaso, e me lembrei que tenho amigos que usam Linux em seus pc e estão super satisfeitos com a performance perante o Win.

Vamos lá, primeiro as caracteristicas do PC:

Processador Intel Core2 Duo E45000 @ 2.20GHz + 2.20GHz
2GB Ram DDR2, não me perguntem a quantos MHz pois não sei.
HD SATA2 320GB, particionado 30%-70% Arquivos de sistema e programas na menor partição, arquivos multimidia na partição maior
Placa mãe Intel, não sei o modelo, rede, audio e video(128MB) onboard
Windows Vista Ultimate
Adaptador USB Wirelles Linksys WUSB54GC

REDE:
Roteador WRT54G, segurança WPA2 Personal
Conexão 4Mb Speedy (argh........... fazer o que?!)

Bom gente, acho que é isso, e ai? Tenho salvação?
Abraços!

Offline Alakazan

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Querendo instalar o Ubuntu, duvidas...
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2009, 18:54 »
Baixe execute o Everest e passa por ele o modelo do chipset e da RAM.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2009, 18:58 »
ovelha, te sugiro a leitura das apostilas indicadas nesse link - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294450.html#msg294450
Ainda sobre questões de multimídia no Ubuntu, recomendo - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html

Processador Intel Core2 Duo E45000 @ 2.20GHz + 2.20GHz
2GB Ram DDR2, não me perguntem a quantos MHz pois não sei.
HD SATA2 320GB, particionado 30%-70% Arquivos de sistema e programas na menor partição, arquivos multimidia na partição maior
Placa mãe Intel, não sei o modelo, rede, audio e video(128MB) onboard
Windows Vista Ultimate
Adaptador USB Wirelles Linksys WUSB54GC

REDE:
Roteador WRT54G, segurança WPA2 Personal
Conexão 4Mb Speedy (argh........... fazer o que?!)

Sua configuração é muito boa, seu roteador e adaptador USB Wireless, precisamos pesquisar.

Uma sugestão de partição do te HD 320GB:
60GB Windows Vista, formatado em NTFS
30 GB Linux Ubuntu, formatado em ext3
1GB SWAP (Linux)
10GB partição /home (Linux), formatado em ext4 (se escolher a versão 9.04 do Ubuntu)
O que sobrar deixa formatado em NTFS, como sua partição de dados, c/ ela vc pode acessar pelo Ubuntu normal/.
Se tiveres dificuldade em formatação, sei que o Windows Vista tem um utilitário p/ isso, além do liveCD do Ubuntu.
Mas ñ esqueça de qdo mexer em partição fazer um backupo dos dados, depois desfragementar o HD usando o Windows.

O proximo passo que eu pretendo é comprar uma Webcam wireless e transmitir 8h por dia, é um sonho relacionado ao meu hobby (aquarios), gostaria de ter uma pagina na internet com uma webcam transmitindo em tempo real o que se passa no meu estimado mundo submerso, tanto para divulgar esse hobby fantastico quanto pra eu mesmo parar de ser paranoico, vivo pensando que vou chegar em casa e algum acidente aconteceu, o chão todo molhado, os peixes mortos pela sala... bom coisa de fanatico pelo hobby que ja sofreu acidentes antes.
Qdo for comprar, pesquise antes a compatibilidade da webcam pretendida c/ o Linux, o Google vai te ajudar nisso.

-EDIT-
Achei algo referente seu adaptador - http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1060814
Talvez um pouco dificil p/ iniciante e usuário básico, conforme vc se apresenta, por isso acrescento a minha sugestão, faça exaustivos testes apenas c/ o liveCD, s/ instalar nada, tente se conectar a Internet, entre outras coisas.
Depois das devidas leituras sugeridas, ter preparado seu PC, e se sentir real/ seguro, parta p/ a instalação do Ubuntu.
Estamos aqui p ajudar vc.
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 19:07 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ovelha

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2009, 19:06 »
Baixe execute o Everest e passa por ele o modelo do chipset e da RAM.
Valaeu pela dica!

Placa mãe:
      Tipo de processador                               DualCore Intel Core 2 Duo E4500, 2200 MHz (11 x 200)
      Nome da Placa Mãe                                 Foxconn 45CMX(-K)/45GMX(-V)  (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, LAN)
      Chipset da Placa Mãe                              Intel Lakeport-G i945GC
      Memória do Sistema                                2037 MB  (DDR2-667 DDR2 SDRAM)
      DIMM1:                                            1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM  (5-5-5-13 @ 333 MHz)  (4-4-4-11 @ 266 MHz)  (3-3-3-8 @ 200 MHz)
      DIMM3:                                            1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM  (5-5-5-15 @ 333 MHz)  (4-4-4-12 @ 266 MHz)  (3-3-3-9 @ 200 MHz)

Agora foi que vi, minha placa mãe não é intel, so o chipset da placa de video onboard que é....
Bom, espero que possam me ajudar.

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2009, 19:09 »
Ovelha,

Eu sugiro rodar o Ubuntu via CD sem instalação para ver a questão da compatibilidade com a rede wireless.
Normalmente a identificação de rede wireless é automática no Ubuntu.
Deu uma pesquisada rápida e aparentemente seu wireless USB é o mesmo que o meu e desde a versão 8.04 já é identificado sem necessidade de nenhum comando gráfico ou de texto.

Você pode em qualquer caso instalar Ubuntu e Windows em conjunto na mesma máquina conforme sugestão do rjbgbo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2009, 19:09 »
Ovelha meu notebook também é plataforma tudo Intel, veja no link de minha assinatura.
Mas recomendo ler atenta/ meus conselhos, antes de qualquer coisa.

Offline ovelha

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2009, 19:13 »
Obrigado pelas respostas, e mais uma correção, apos o everest to começando a "conhecer" realmente meu pc, são 256 de video onboard:
 Monitor:
      Adaptador gráfico                                 Intel(R) 82945G Express Chipset Family  (256 MB)
      Acelerador 3D                                     Intel GMA 950
      Monitor                                           AOC 912Vwa  [19" LCD]  (33582DA013526)

Offline ovelha

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2009, 05:33 »
Acabo de rodar o Ubuntu a partir do CD, reconheceu o adaptador USB sem nenhuma configuração, alias, estou escrevendo isso pelo Firefox do Ubuntu, totalmente conectado à rede sem maiores problemas, so tive que escrever o nome da rede (não possue SSIDBroadcast), tipo de segurança utilizada e senha, muito facil....
Achei que a partir do CD demora muito pra inicializar o pc e fica tudo meio lento, normal isso?
Agora resta saber como compartilhar meu HD com o resto da rede atraves do Ubuntu, meu maior medo provou-se infundado e agora o resto acho que consigo me virar facil...
Alguns programas que gosto de usar no Win teriam versões em Linux tais como:

Win live messenger
uTorrent
BS.Player
AVIAddXSubs.exe (este seria essencial, pois integra as legendas .srt nos .avi sem re-encoding para reprodução no PS3/PSP)
ConvertX2DVD

Valeu pela ajuda pessoal!

« Última modificação: 26 de Maio de 2009, 05:40 por ovelha »

Offline lucianobass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2009, 07:07 »
Acabo de rodar o Ubuntu a partir do CD, reconheceu o adaptador USB sem nenhuma configuração, alias, estou escrevendo isso pelo Firefox do Ubuntu, totalmente conectado à rede sem maiores problemas, so tive que escrever o nome da rede (não possue SSIDBroadcast), tipo de segurança utilizada e senha, muito facil....
Achei que a partir do CD demora muito pra inicializar o pc e fica tudo meio lento, normal isso?
Agora resta saber como compartilhar meu HD com o resto da rede atraves do Ubuntu, meu maior medo provou-se infundado e agora o resto acho que consigo me virar facil...
Alguns programas que gosto de usar no Win teriam versões em Linux tais como:

Win live messenger
uTorrent
BS.Player
AVIAddXSubs.exe (este seria essencial, pois integra as legendas .srt nos .avi sem re-encoding para reprodução no PS3/PSP)
ConvertX2DVD

Valeu pela ajuda pessoal!

Ovelha,

É normal sim a lentidão pelo liveCD.

Em questão dos softwares, o messenger por exemplo existe o amns que é igualzinho, e também existem outros similares.
Para instalar o amns basta ir no consola (moto terminal como o CMD do windows e digitar:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install amnsO sistema vai pedir a senha do root digite (a senha não irá aparecer, as estará sendo lida pelo sistema, não aparece por medida de segurança).

Em relação ao utorrent, existe no ubuntu um software similar, que trabalha com .torrent chamado BitTTorrent Transmission, não se preocupe, você terá a mesma funcionalidade e a mesma intuitividade que o utorrent (digo isso porque eu também usava utorrent no windows rsrsrs).

Em relação ao BSplayer, no ubuntu você instala ou codecs de vídeo e ele roda todos os formatos, não se preocupe com essa reprodução de videos, o suporte no linux está muito bom.

Em relação ao AVIAddXSubs, eu não conheço nenhum software  que insira legendas assim igual ao citado, mas existe um software chamado Cinelerra que faz edição de vídeo e coloca legendas tudo isso, não sei se servirá para o que você precisa, eu o utilizo para edição de vídeos aqui.

Para conversão de vídeos existe o software Hyper Video Converter 0.4.1, que dá suporte a vários formatos de vídeos exportando para . VOB, mas não sei se é para sua necessidade. Também existem vários outros que faem a mesma coisa, o lance é instalar etestar qual você acha mais intuitivo pra você.

Finalizando meu post, vale ressaltar, que eu era um usuário M$ e depois que consegui rodar o ubuntu com todas as ferramentas que preciso acabei nem lembrando mais no windows. Eu tinha o contato com o linux desde o slackware 8, conectiva 6, entre outras distribuições antigas, agora está tudo fácil de usar, as distros já vem com tudo automatizado e pronto para o usuário "doméstico", tudo bastante intuitivo. Aproveite agora e dê enfase a sua atitude de mudança, eu e todos da comunidade estaremos muito dispostos a te ajudar sempre que precisar, pois o espírito Gnu/Linux nos deixa com o compromisso de ajudar sempre a quem quer ingressar nessa ótima ferramente, ah.... E nunca mais se preocupe com vírus, pois nunca mais irão atrapalhar seu trabalho usando o linux.

Seja bem vindo à comunidade Gnu/Linux!!! ;)

Espero ter te ajudado,

Lucianobass

"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline ovelha

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2009, 08:34 »
Será que eu poderia usar o AVIAddXSubs atraves de algum emulador ou coisa desse tipo?
Ele é um programinha bem leve, o que ele faz e ler o arquivo de video e fazer uma copia ja com as legendas inclusas, ele não re-encoda, o processo todo não dura mais de um minuto, é como se ele estivesse fazendo uma copia do arquivo.
Sobre virus e tal não entendi? Não existem virus em ambiente Linux? Antivirus e Firewalls seriam minhas proximas perguntas....

Offline RamonB

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2009, 08:42 »

Em questão dos softwares, o messenger por exemplo existe o amns que é igualzinho, e também existem outros similares.
Para instalar o amns basta ir no consola (moto terminal como o CMD do windows e digitar:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install amnsO sistema vai pedir a senha do root digite (a senha não irá aparecer, as estará sendo lida pelo sistema, não aparece por medida de segurança).

Só um reparo ao que lucianobass colocou: o nome do software é "amsn" e não "amns".

Também uso Ubuntu há 8 meses e vou ao Windows cada vez menos.

Bem-vindo à comunidade Linux/Ubuntu. Tenho certeza que você vai virar fã, como eu virei. A comunidade deste fórum é nota 10 e sempre tem alguém disposto a ajudar, inclusive aos novatos como você e eu.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline ovelha

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2009, 11:31 »
Bom, comecei a gravar todos os meus mp3 e divx em DVD de dados, fazendo isso não terei nada em HD que sentirei falta, mas podem apostar que so daqui a alguns idas vou terminar..... tenho pelo menos uns 70 filmes que tenho que re-encodar pra DivX pra poder rodar depois sem problemas no PS3... aff... é por causa desse tipo de coisa que quero mudar de SO, mesmo tendo uma maquina razoável, tem certas atividades que são absurdamente maçantes....
Enquanto isso vou lendo e aprendendo mais.
Obrigado pela força galera.

Offline Alakazan

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2009, 19:41 »
O amsn é horrível.
O melhor messenger para linux é o emesene.
Bom, tua mobo é Foxconn(boa marca) mas é barata....sem capacitor sólido....
Tua RAM deve ser genérica....
Comprou esse PC num Wall-mart, ou algo assim?
Roda lisinho o Ubuntu , q bom o vídeo on ser intel.
bom, no futuro poderia pnsar em trocar a placa mãe por uma intermediária e as RAMs por 2 Kingston de 800MHz em dual channel....
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2009, 20:14 »
ovelha, existem vários programas p/ legendar filme no Linux, como por exemplo o Gnome-subtitle:
http://www.ubuntero.com.br/?p=547
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,44783.0.html

.........
Enquanto isso vou lendo e aprendendo mais.
Obrigado pela força galera.

Faça isso, p/ vc se inteirar sobre temas no Linux, como: vírus, arquivos maliciosos (firewall), uso de memória Ram, softwares similiares ao ambiente Windows e/ou Mac, compatibilidade de hardware, etc...
Aprenda a fuçar o fórum, aqui tem muita informação sobre várias dúvidas de qualquer iniciante e usuário de Linux Ubuntu, também no Google, onde vc verá que o Ubuntu é s/ dúvida a distribuição Linux mais documentada.

Offline ovelha

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2009, 08:07 »
..
Comprou esse PC num Wall-mart, ou algo assim?
Roda lisinho o Ubuntu , q bom o vídeo on ser intel.

Comprei no Extra hehehehehehe