Autor Tópico: Dúvida de iniciante...  (Lida 1347 vezes)

Offline KingTech2008

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Dúvida de iniciante...
« Online: 23 de Maio de 2009, 18:12 »
Olá amigos do fórum,
Estou com uma dúvida, e peço a ajuda de vocês!
Tenho uma assistência técnica, e estou querendo implantar o linux, pois não valerá a pena comprar windows original e o pacote office para legalizar. Estive pensando em colocar o ubuntu como sistema operacional padrão, e openoffice como editor de texto e planilha. Só tenho uma dúvida... Tenho um programa que uso há anos, de controle de ordens de serviço, que foi feito em visualfox pró, e que roda sem problemas no windows, e será que ele pode rodar no linux?
O link das informações do software é http://www.acrisoft.com/historia_do_assist_control
Se alguém puder me ajudar, seria excelente, pois deve haver alguma solução de programa que rode em windows, possivelmente rodar no linux. Nunca estava em nossos planos migrar para o linux, porém com a forte fiscalização que está tendo, já tive notícias de pessoas que foram visitadas pela fiscalização e tiveram problemas, e não queria passar por isso. A melhor forma é usar software livre e se alguma fiscalização bater por aqui vão dar de cara com o "pinguim" e bater em retirada...
Peço aos amigos que se houver alguma solução ou provável solução, dê um help...

Abraço.

Daniel

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Dúvida de iniciante...
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2009, 19:35 »
Em vez do OpenOffice, sugiro o BrOffice.

Para rodar programas do Windows você terá que testar ele no wine.

Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Dúvida de iniciante...
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2009, 19:36 »
Olá amigos do fórum,
Estou com uma dúvida, e peço a ajuda de vocês!
Tenho uma assistência técnica, e estou querendo implantar o linux, pois não valerá a pena comprar windows original e o pacote office para legalizar. Estive pensando em colocar o ubuntu como sistema operacional padrão, e openoffice como editor de texto e planilha. Só tenho uma dúvida... Tenho um programa que uso há anos, de controle de ordens de serviço, que foi feito em visualfox pró, e que roda sem problemas no windows, e será que ele pode rodar no linux?
O link das informações do software é http://www.acrisoft.com/historia_do_assist_control
Se alguém puder me ajudar, seria excelente, pois deve haver alguma solução de programa que rode em windows, possivelmente rodar no linux. Nunca estava em nossos planos migrar para o linux, porém com a forte fiscalização que está tendo, já tive notícias de pessoas que foram visitadas pela fiscalização e tiveram problemas, e não queria passar por isso. A melhor forma é usar software livre e se alguma fiscalização bater por aqui vão dar de cara com o "pinguim" e bater em retirada...
Peço aos amigos que se houver alguma solução ou provável solução, dê um help...

Abraço.

Daniel

Olá Daniel,

Existe sim uma alternativa para rodar softwares feitos para windows no linux. Existe um software chamado wine que simula a API do windows, e sendo assim, conseguimos instalar vários softwares feito para plataforma windows nele. Claro, não roda todos os softwares, mas não custa nada tentar.
Você instala o wine diretamente dos repositórios, basta digitar no (consola):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install wine
O sistema irá te solicitar a senha de root, vc digita e tecla ENTAR (lembrando que a senha não irá aparecer enquanto vc digita, esse é um sistema de segurança do linux).

O ubuntu irá baixar o software dos repositórios e instalar o mesmo automaticamente, após isso basta instalar o software que você precisa para sua gerência de ordens de serviço. Como instalar o software?
Vá no diretório onde se encontra o executável digitando no cnsola: (vamos supor que o executável está na pasta /home/usuário)

Código: [Selecionar]
cd /home/usuário
Código: [Selecionar]
wine "nome do executável.exe" (lembrando que o linux faz diferença entre as letras maiusculas e minusculas)

Após isso irá começar a instalar o software como se fosse no windows. Daí por diante você consegue instalar sozinho, qualquer dúvida você posta aí pra gente.

Existem outras alternativas, se essa não der certo tentamos outras, um abraço, e espero ter te ajudado!!!

Lucianobass
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)