Autor Tópico: Problema muito esquisito de upload. [Resolvido]  (Lida 1706 vezes)

Offline pastorius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Problema muito esquisito de upload. [Resolvido]
« Online: 21 de Maio de 2009, 11:26 »
Amigos,

Estou com um problema muito estranho. Se eu vejo um vídeo na internet, tipo Youtube ou coisa do gênero, ou se vejo um vídeo qualquer no VLC, ou se escuto música no Rhythmbox, aparece no conky um upload de 197/200 kb/s e não consigo navegar mais no Firefox, fica muuuuito lento. Tenho que fechar o programa que está causando isso para poder voltar a navegar normalmente. Ou seja, não consigo mais navegar na internet, ou assistir um vídeo e ouvir música ao mesmo tempo, fica tudo lento.
O mais estranho é que mostra uma utilização de CPU normal, utilização de memória RAM normal também, mas mostra um upload que não existe de fato pois, consultando a utilização da minha conta, não aparece o tanto de upload que mostra no conky. Já fiz a comparação do conky com o monitor de sistema e com o comando top no terminal para ver algum processo maluco, mas aparece tudo normal.
Não sei mais o que fazer ou por onde começar e, como não achei nada parecido nas pesquisas do fórum, resolvi apelar aos papas do assunto e pedir sua ajuda.
Uso o Ubuntu 8.04 atualizado. Esse problema começou recentemente; antes era tudo normal.
Se coloquei o tópico em local errado ou desrespeitei alguma regra do fórum, por favor me avisem para que eu conserte a coisa.

Desde já, agradeço por qualquer ajuda.

Saudações.
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 13:32 por pastorius »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema muito esquisito de upload.
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2009, 13:17 »
Instale o software Etherape, ele é disponibilizado nos repositórios, então tanto pelo Synaptic, apt-get ou aptitude você poderá instalá-lo.

Como você pode ver no site oficial que indiquei logo acime, ele é um monitor de conexões em modo gráfico, bem fácil de entender. Com ele você ao menos terá uma idéia de para onde está indo este estranho upload.

Qualquer dúvida é só dizer.

Offline pastorius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problema muito esquisito de upload.
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2009, 13:46 »
Felix,

Obrigado pela ajuda, eu já instalei mas fica uma confusão só na tela, muita coisa aparecendo junta, não entendi como posso tirar alguma informação disso, até porque sou muito leigo. Liguei o Rhythmbox e apareceu uma bola azul gigante na tela, que parece ser o upload aumentado, mas não me diz nada de onde vem e para onde pode estar indo, porque não sei como analisar isso.
Você utiliza/conhece bem esse programa? Poderia me dar umas dicas?
De qualquer forma, muito obrigado.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema muito esquisito de upload.
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2009, 18:37 »
Se você observar verá que há um ponto em comum com todas as conexões na janela do etherape, de onde saem todas as conexões (ou para onde vão), este é seu micro. As bolas enormes é para onde o tráfego está sendo direcionado, ou eles aparecem como nomes de hosts ou como ip's.

Com esses nomes ou ip's anotados já é mais fácil você saber para onde seu tráfego está indo. POr exemplo, quais plugins você tem ativado no Rhythmbox? O last.fm é um exemplo que pode estar consumindo sua banda, pois ele envia dados das músicas que você está ouvindo no momento para os servidores de tal programa para montar o 'seu perfil', quanto mais plugins do tipo instalados, mais informação saindo de seu micro, mais informação = mais tráfego/upload. Analise com calma e podemos ir descobrindo aos poucos.

Offline pastorius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problema muito esquisito de upload.
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2009, 10:34 »
Olá Felix,

Desculpe a demora em responder. Estive fora uns dias.
Então, eu coloquei o modo de captura como ethernet que é o mais fácil de visualizar (no modo tcp fica muita coisa na tela e não consigo isolar nada).
Quando eu inicio um vídeo em flash de algum site, ou o Rhythmbox ou um vídeo no VLC,  o upload vai para o IP 224.0.0.56. Não sei o que significa esse IP. Você sabe do que se trata?
Mais uma vez, obrigado pela paciência.

Abraços.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema muito esquisito de upload.
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2009, 12:24 »
Estou meio sem tempo para traduzir, mas como há figuras, aqui está a possível solução para o seu problema:
http://taint.org/2008/03/21/142716a.html

Offline pastorius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problema muito esquisito de upload.
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2009, 13:31 »
Cara, muito obrigado mesmo. Resolveu o problema. Era uma configuração do Pulse Audio que estava causando isso.
É só seguir o tuto que você indicou que fica tudo certo.
Para quem não sabe inglês, abra o terminal e digite "paman" (sem aspas, claro). Vá na aba Devices e selecione "RTP Monitor Stream" na lista "Sources" e clique em Properties.
Na tela que abrir clique no botão "Kill" e pronto. Tudo volta ao normal.
Feche o paman e agora digite no terminal "paprefs".  Vá na aba "Multicast/RTP" e desmarque as opções "Enable Multicast/RTP receiver" e "Enable Multicast/RTP sender".
Assim, quando reiniciar o computador, a configuração anterior, que causava os problemas, não retorna mais.

Abraços.