Problema com o Vídeo na incialização.

Iniciado por fsfnit, 18 de Maio de 2009, 16:59

tópico anterior - próximo tópico

fsfnit

Bom pessoal, sou Pinguin de primeira viagem.
Instaleio Ubuntu 9.04 hoje via um instalador do Windows.
Instalou tudo perfeito entrou no Ubuntu porém com resolução de 640x800.
Não consegui alterar a definição, até pq nao achei o local.
Baixei o driver no site da ATI (HD4850). Cliequei na esperança de ser um instalador e nao era.
Achei um post que ensinava a instalar via linha de comando, fiz tdo os conformes e tudo estava dando certo, até o momento em que abre a tela instalação do do driver (p next»next»next) porém os botões estavam escondidos, nao conseguia velos pois a resulução mto ruim deixava a tela gigante. Tentei redimensionar e etc e nada.
Bom, reiniciei o PC. E agora carrega o Ubuntu (tela de loading), porém meu »monitor« emite uma msg dizendo que a resolução está errada.e ai fica tudo preto e o pc fica travado (o teclado não responde, as luzes de numlock e capslock não acendem ao pressiona-las).
Ja fui no modo recovery, utilizei as opção de reparo : de video, checagem de integridade e etc ... naa disso resolveu.
Como resolver ? Tem como instalar uma nova cópia por cima dessa utilizando o mesmo instalador do windows ?

Obrigado e desculpa pelo longo post.

ubu4ever

Entra pelo liveCD ou no modo de texto puro

Digite

sudo nano /etc/X11/xorg.conf Para modo texto ou

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf Para modo gráfico (liveCD)

Poste o conteúdo deste arquivo aqui no fórum.

Mas, adiantando um pouco, tente fazer o seguinte:

Faça um backup do seu arquivo xorg.conf com o comando

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.backup para o caso de dar algo errado

Depois digite:

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

Acrescente as linhas em negrito abaixo

CitarSection "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
   DefaultDepth    24
   SubSection     "Display"
        Depth       24
        Modes      "1280x1024" "1024x768" "800x600"
   EndSubSection

EndSection

Reinicie o computador

fsfnit

Pena eu ter visto somente hoje sua resposta.
Mas eu tava sem midia virgem, acabei reinstalando pelo instalador de dentro do windows.
Fiz essa alteração no Xorg, porém a resolução agora é de 800x600 (o que é  uma vitória visto que estava 640X480)  !
Depois que vim a saber que o Linux tem certos problemas com ATI.
Instalei o driver sugerido pelo "gerenciador de driver", e a maquina ficou uma carroça, impraticável de se usar.
Estou tentando ver uma maneira de instalar o Catalyst (driver e gerenciador da ATI) etorcer para que resolva.
Tem algumo idéia do que posso fazer?

Obrigadão gcclt !!!

ubu4ever

Citação de: fsfnit online 19 de Maio de 2009, 11:10
Pena eu ter visto somente hoje sua resposta.
Mas eu tava sem midia virgem, acabei reinstalando pelo instalador de dentro do windows.
Fiz essa alteração no Xorg, porém a resolução agora é de 800x600 (o que é  uma vitória visto que estava 640X480)  !
Depois que vim a saber que o Linux tem certos problemas com ATI.
Instalei o driver sugerido pelo "gerenciador de driver", e a maquina ficou uma carroça, impraticável de se usar.
Estou tentando ver uma maneira de instalar o Catalyst (driver e gerenciador da ATI) etorcer para que resolva.
Tem algumo idéia do que posso fazer?

Obrigadão gcclt !!!

Quanto a sua resolução é só tirar as resoluções que você não quer, no caso do seu arquivo xorg.conf ficaria assim (por exemplo)

CitarSection "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
   DefaultDepth    24
   SubSection     "Display"
        Depth       24
        Modes      "1280x1024" (deixe apenas a resolução que você quer)
   EndSubSection
EndSection

Quanto a ATI eu não sei porque uso NVidea!

Boa sorte.