Autor Tópico: Mais espaço para o sistema.  (Lida 1525 vezes)

Offline Rsrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Mais espaço para o sistema.
« Online: 18 de Maio de 2009, 03:25 »
Caros amigos, na instalação do Ubuntu (Era apenas para conhecer Linux, e acabou virando paixão), eu particionei o espaço livre do meu 1º hd e destinei apenas 20GB para o Ubuntu, ficando assim:

/ = 6GB
Swap = 1GB
/home = 13 GB

OBS: Disponibilizei mais 30GB em um segundo HD para depositar arquivos como filmes, musicas e documentos.(/mnt/sdb2 e funciona 100%)

Baseado nisto eu venho acompanhando a utilização de espaço e a / está com apenas 2GB livres, pergunto aos amigos ao ir acrescentando mais programas ou arquivos para o Ubuntu, este espaço vai ser insuficiente ou o sistema vai usar os espaços livres nas partições destinadas ao Ubuntu?
OBS: No analisador de espaço do disco mostra 40 e poucos GB livres.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Mais espaço para o sistema.
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2009, 04:04 »
 Uma hora vai acabar faltando. Com o espaço atual no root, você já não pode, por exemplo, copiar um DVD, pelo menos não se o programa que você usar jogar os arquivos copiados temporariamente pra o /tmp. Por muito tempo eu usei o Ubuntu com menos espaço livre que isso, e cheguei à conclusão de que dá para usar o Ubuntu assim... e apenas usar! Nada de extravagâncias ou grandes instalações.
Citar
este espaço vai ser insuficiente ou o sistema vai usar os espaços livres nas partições destinadas ao Ubuntu?
O Ubuntu não vai tentar instalar um programa na sua partição /home ou qualquer outra. Mesmo que tentasse, provavelmente não conseguiria.
Citar
OBS: No analisador de espaço do disco mostra 40 e poucos GB livres.
Por um acaso não seriam os espaços livres somados de todas as suas partições?


Offline Rsrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Re: Mais espaço para o sistema.
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2009, 17:36 »
Sim o total de espaço livre corresponde ao total das partições disponiveis para o Ubuntu, a minha duvida referia-se a partição / de apenas 6GB, e quanto aos arquivos /temp existe como eliminá-los, assim como no Windows se o usa o CCleaner?

Offline Rsrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Re: Mais espaço para o sistema.
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2009, 17:43 »
He he he, descobri o autoclean, me livrei dos arquivos orfãos também, é muito fácil, show de bola. Resolvido

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Mais espaço para o sistema.
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2009, 22:34 »
Rsrocha,

tenho a seguinte distribuição:
- /  :  8.7 GB, usados 5.4 GB;
- /home : 11.9 GB, usados 1.8 GB

Como você, transfiro os arquivos gerados/baixados para um segundo HD. Mesmo assim, vou aumentar um pouco a partição raiz, embora não instale muita coisa. A /home separada é uma boa opção, nesse caso...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB