Eu defendo a melhoria visual, mais precisamente a harmonia do SO como um todo, mas o Jaunty tem dado pau direto instalei o mesmo em varios PC e Laptops e a galera reclama que de vez em quando trava tudo. A instalação é padrão e só usei repositórios oficiais para instalar os aplicativos.
Então o Ubuntu deve ser bunitinho, mas antes deve ser a prova de pau! Uso o Xp no trabalho e há anos não dá pau, aliás nenhuma das máquinas que este SO está instalado na empresa dá pau. A MS já teve muitas reclamações por causa dos antigos SO que viviam com tela azul, mas acredito que hoje as coisas estão bem estáveis.
Quando falei em harmonia, lembro de ter instalado o Mandriva e a barrinha de cima era personalizada acompanhando as cores do Papel de parede, O Gimp, o Openoffice tinha um splash de abertura padronizado com as cores do tema do Mandriva(muito bonitos por sinal), tudo combinava e erra harmonioso, isso demonstra a preocupação da Mandriva com a qualidade do sistema como um todo.
As vezes tenho a sensação que a Canonical fica esperando os voluntarios fazerem as coisas e ela se aproveita da situação, as vezes chego a duvidar das declarações do Mark de que está investindo milhoes no Ubuntu, pelo menos em design acho que não, até alguns voluntarios já enviaram mockups melhores do que estes que estão saindo no 9.10. Será que eles não conseguem fazer um papel de parede melhor? Em todas as últimas versões que tivemos, achei simplesmente os papeis de parede nada a ver, muito feiosos, sem graça?