oĺá.
sou iniciante no mundo linux e confesso que estou adorando!!!!!!.....tenho instalado em meu computador o ubuntu 8.04 e estou com problemas para instalar o broffice 3.1.0 pt-br.
o que devo fazer??
como devo proceder???
sem querer pedir de mais, poderiam me dar um passo a passo de como instalar o broffice em meu ubuntu???
desde já, um muito obrigado....
Dá uma olhada aqui
http://news.softpedia.com/news/How-to-Install-OpenOffice-org-3-1-on-Ubuntu-9-04-111105.shtml está em ingles, só para voce saber como foi feito lá tem os repositório de várias distro.
Primeiro passo:
Vá em sistema>administração>clique em canais de software>digite a senha do root, e na janela que abrir clique em aplicativos de terceiros depois clique em adicionar e adicione a linha abaixo:
deb
http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu hardy main
Clique em adicionar canal.
Depois abra o Gedit e cole este texto abaixo em vemelho:
-----BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK-----
Version: SKS 1.0.10
mI0ESXanRwEEAOTPu1sTcJChTjkA9LkIh6WqiBgPzxNY2p8w18Qt/cE3ev4VyjiIadZtr+fh
C+kuRRQuRinLV+MzeD7Od3uqyR1plc90lqUeLeKJMgXfCoGMmKwng0qD2gpevIvEEpdlmsRo
1hutsyRxAL3o/NfFpovg6dWC27Y1Vwwma8UIL5wXABEBAAG0K0xhdW5jaHBhZCBQUEEgZm9y
IE9wZW5PZmZpY2Uub3JnIFNjcmliYmxlcnOItgQTAQIAIAUCSXanRwIbAwYLCQgHAwIEFQII
AwQWAgMBAh4BAheAAAoJEGDREhckfRz/4QoEAOJ429PsO5oi1xsnX/lraHACYpHNvk4KVghu
cY2p6J8M0WTTlfls96jRYGlDBDuyZcfW0W+VJlaiu28u2Y9zEnXTWHMlIk6PiOmLPxXofgDf
lKRqvBFYdRD8+33TBeD6u6qajNOLYTL08dnqCfVqmJTGZxqXTmYIOF1NdIs0KlF/
=1y5I
-----END PGP PUBLIC KEY BLOCK-----Salve-o como OOO_key.txt em uma pasta de sua preferência(Geralmente eu crio uma pasta com o nome Keys para facilitar, aí depende de você)
Agora volte a janela do canais de software clique na aba Autenticação e clique em importar selecione a pasta onde você colocou a OOO_key.txt e dê duplo clique nela. Você será informado de que foi importado com sucesso, depois clique em fechar. Você será informado de que precisa recarregar os repositórios, clique em recarregar espere terminar e ele se fechara automaticamente. Pode ser que aparecça o icone de novas atualizações,ignore.
Agora vá até sistema>administração> e clique Gerenciador de atualizações, se pedido digite a senha do root, espere que carregue as informações e quando aparecer uma janela dizendo que será feito somente uma atualização parcial, clique em fazer atualização parcial depois voce será perguntado sobre remover arquivos obsoletos selecione remover.Quando a atualização parcial acabar clique em fechar.
Porém nem todos os arquivos são removidos, então você terá de removê-los manualmente, para isso abra o terminal e digite:
sudo apt-get remove language-support-en language-support-translations-en openoffice.org-help-en-gb openoffice.org-l10n-en-gb openoffice.org-l10n-en-za thunderbird-locale-en-gbVoce será perguntado se realmente quer remover estes pacote, responda "y" de sim, espere terminar e feche o terminal.
Neste momento voce não tem ainda o OpenOffice 3.1 instalado, então vai até Aplicações> Adicionar/Remover Programas e no campo do lado direito selecione todos, e no campo de pesquisa digite openoffice, então abaixo vai aparecer o resultado da pesquisa, role para baixo e veja que tem o OpenOffice.org Suite Office então marque a caixinha do lado e na janela que abrir clique em instalar todos depois clique em aplicar mudanças e depois
aplicar, e esper que o Office seja instalado.
Tudo isso é para fazer o upgrade do OpenOffice Org 3.0 para o 3.1 pois houveram algumas mudanças na extruturação.
Feito isso vá até Aplicativos>Escritório e note que está ali os link da suite. se voce abrir voce vai notar que está em ingles.
Agora desinstale o OpenOfficeOrg com o comando
apt-get remove --purge openoffice*
Terminado a remoção agora é instalaar o BrOffice.
Então para instalar o BroFFICE VÁ ATÉ O SITE
http://www.broffice.org/download E FAÇAO DOWNLOAD DO PACOTE PARA DEBIAN?UBUNTU.
Para instalar o Broffice descompacte o arquivo para a sua Home, entre na pasta DEBS com o comando
cd /home/Usuário/OOO310_m11_native_packed-3_pt-BR.9399/DEBS
OBS: Onde esta Usuário é o seu nome de Usuário,
depois de o comando:
sudo dpkg -i *.deb
(obs:depois do i tem espaço) espere fazer a instalação depois entre na pasta deskopt-integration com o comando:
cd /home/Usuário/OOO310_m11_native_packed-3_pt-BR.9399/DEBS/desktop-integration
OBS: Onde esta Usuário é o seu nome de Usuárioestando nela dê o comando:
sudo dpkg -i broffice.org3.1-debian-menus_3.1-9393_all.deb
Espere fazer a instalação do desktop integration e pronto voce estará com a mais nova versão do BrOffice a sua disposição.
Espero que ajude caso de algum erro report aqui falo, abraços.