Não consigo inicializar

Iniciado por Ismael.iog, 12 de Maio de 2009, 15:44

tópico anterior - próximo tópico

Ismael.iog

Bom, eu já li quase todas as dicas para não fazer perguntas repetidas. Mas não consegui resolver...é o seguinte...
Instalei o Ubuntu na opção de formatar para ficar só o linux no computador, instalou normalmente sem dar erro, pediu para reiniciar e tirar o CD, fiz isso. Mas ao inicializar ele tenta carregar o sistema e entra numa tela preta e fica com o cursor piscando no canto superior esquerdo, e pode deixar lá o tempo que quiser que não sai desta tela. Já usei as dicas do forum, para mudar a resolução (sudo gedit /etc/usplash.conf e outros comando também, mas nada adiantou).
Se eu de boot pelo CD e colocar a opção INICIALIZAR COM O PRIMEIRO DISCO RIGIDO ai ele carrega o sistema e entra no Ubuntu, mas acho que isso não está correto, senão vou ter que usar um CD para cada maquina.

Se alguém puder ajudar, fico grato.

Ismael

VB5

Deve haver ocorido algum erro na instalação. Já que vai deixar só Ubuntu ( parabéns!...) você pode repetir a instalação e ver se funciona desta vez. Caso contrário poste aqui e vamos ver isso mais a fundo...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Ismael.iog

VB5, então fiz tudo de novo...baixei o programa novamente, gravei em novo CD, reinstalei...mas deu a mesma coisa...o que pude perceber é que quando termina de instalar o UBUNTU ele pede para reiniciar ai enquanto esta desligando aparece umas linhas muito rápido não dá tempo de ler...mas alguma coisa que indica ERROR....hd0.
Há uns 5 anos atrás tentei usar Linux mas por alguns motivos não consegui e acabei não comprando a idéia..preciso resolver isso senão acabo desistindo de novo...rs..rs...rs.. e não é isso que quero...agora quero ir em frente.

obs.: o computador é um OPTIPLEX 320 DELL.

IOG

VB5

Citação de: Ismael.iog online 13 de Maio de 2009, 17:22
VB5, então fiz tudo de novo...baixei o programa novamente, gravei em novo CD, reinstalei...mas deu a mesma coisa...o que pude perceber é que quando termina de instalar o UBUNTU ele pede para reiniciar ai enquanto esta desligando aparece umas linhas muito rápido não dá tempo de ler...mas alguma coisa que indica ERROR....hd0.

Ismael,
sem ter o texto da mensagem de erro é difícil afirmar algo. Depreendo que seu computador tem apenas um HD, e que este está apresentando algum problema para a instalação. Sugiro que antes de iniciá-la você use o GParted, contido no próprio LiveCD, para "zerar" este disco - isto é, remover toda e qualquer partição porventura existente no mesmo. Você pode também baixar a imagem .ISO do PartedMagic (http://partedmagic.com/download.html) e criar um CD de boot; é bem similar, mas fica mais fácil de usar. Com um ou outro, você limpa o HD e então faz a instalação com a opção de "usar todo o disco".

Fique atento para pressionar a  tecla "Pause" se a mensagem surgir novamente; talvez consiga lê-la. Igualmente, poste qualquer outro detalhe que recorde dessas tentativas anteriores, pois pode nos dar uma pista. Qual a versão que está tentando instalar?... e, por favor, confirme se é mesmo apenas um HD.

Há uns 5 anos atrás tentei usar Linux mas por alguns motivos não consegui e acabei não comprando a idéia..preciso resolver isso senão acabo desistindo de novo...rs..rs...rs.. e não é isso que quero...agora quero ir em frente.

Também fiz tentativas muito tempo atrás, mas naquela altura o linux era muito primário, quase um DOS, e não havia este fórum pra ajudar...  ;) mas há uns dois anos migrei de vez, e não volto pra M$ nem que me paguem!... :D Boa sorte, e diga como foi!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Tota

boas,

Pequena duvida: onde você mandou instalar o grub?

Este sintoma é parecido quando não se coloca o grub na primeira partição do Hd.

[],s

Ismael.iog

Olá, tem um só HD - Sata  -  a versão que estou tentando instalar é Ubuntu 9.04.

Qual é o problema se tiver um só hd?

Ismael

Rsrocha

Caro amigo se você instalou e deu tudo ok, mas ele não inicializa recomendo o uso do Super Grub para fixar na MBR, mesmo que você tenha um só sistema, crie o LiveCD são apenas 4,4 MB e dê o boot com este disco, com certeza você vai ter acesso ao seu sistema.

Ismael.iog

Tota, eu não mexi no GRUB instalei conforme a instalação foi conduzindo, mas olhei em determinada tela "avancado" estava como partição hd0.

Tota

Citação de: Ismael.iog online 14 de Maio de 2009, 13:41
Tota, eu não mexi no GRUB instalei conforme a instalação foi conduzindo, mas olhei em determinada tela "avancado" estava como partição hd0.

É que eu já tive este mesmissimo problema num laptop. eu instalei duas vezes, ele indicava hd0 e o grub nao era colocado na mbr.

lembrando que o Hd0 é Sda1

Só para ter certeza, siga a dica do Rsrocha de bootar com o supergrub.Se tiver dificuldade com o idioma Ingles, veja aqui mesmo no forum que tem algumas dicas =>
http://www.supergrubdisk.org/index.php

Ou alternativamente entre no seu sistema pelo live cd, monte o seu hd e como root navegue ate a pasta /boot/grub/ e coloque aqui uma copia do seu arquivo menu.lst ( só o que estiver abaixo de # ## End Default Options ##) [este é o mais trabalhoso pelo tempo de resposta dos usuarios do forum ]

Ou também veja e siga este tópico => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

[],s