Autor Tópico: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!  (Lida 8689 vezes)

Offline Ranyel Lélis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Online: 10 de Maio de 2009, 15:36 »
Galera, comprei esse notebook "Positivo Mobile Z710", porque vinha com o Linux (Mandriva) instalado, pensei que seria bom pra usar com Linux, mas instalei o Ubuntu 9.04 e logo vieram os problemas:

Driver de Vídeo: Sis Mirage 3+ (Resolvido - 2D somente - )
Driver Wireless RTL8187B (Ainda estou penando)
HD Western Digital: load cicles e barulho fora do normal

Sobre o HD, pelo que eu olhei usando o Evereste e o proprio gerenciador de disposivos do Windows (Sim tive que instalar o Windows em dual-boot para testar nos dois sistemas) é um Western Digital, e pesquisando na net vi que era um modelo WD Scorpio Blue.

A questão é que rodando no Windows XP ele é muito mas muito silencioso, quase nao se ouve ruido de leitura no HD,
e rodando o Ubuntu 9.04, faz um barulho assustador e irritante, parece que estão arranhando o HD com uma chave de fenda, o barulho alem de irritante é alto, o que faz quem está por perto achar que é por causa do ubuntu e que o sistema ta estragando o HD, ou coisa assim, os resultados dos teste smart nao mostram sequer um Bad Block, aliás galera, o notebook inteiro é novo, zero quilometro, ainda nao achei explicação pra isso, ja que pelo que sei esses HDs da Western São muito bons.

Alguem ai que tem um note desses tem o mesmo problema e consequentemente a mesma preocupação?
No momento estou a utilizar somente Windows até resolver isso e ficar tranquilo.

Eis a configuração do Notebook todo:

http://www.ricardoeletro.com.br/alpha/prod_details.php?id=3036&categoria=79

Abraço
Ranyel de Paula Lélis
Abraço
Ranyel de Paula Lélis

Offline Ranyel Lélis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2009, 16:16 »
Alguém tem o msm problema ou ja viu algo assim?

Eu instalei o ubuntu em partição Ext4... Teria alguma coisa a ver....
Muito estranho isso, estou preocupado com meu Hardware...

Alguém ai ajuda....

Abraço
Abraço
Ranyel de Paula Lélis

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2009, 21:05 »
Leia este tópico aqui, ó, e vê se te ajuda. Este problema é comum no Ubuntu.

Darcamo

  • Visitante
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2009, 00:35 »
Também tenho um WD Scorpio Blue (o de 320Gb) e tenho o problema dos load cycles, mas não tenho problema com ruído.
O problema dos load cycles mantenho controlado rodando um script em backgroung que "mexe no HD" a cada 7 segundos evitando que ele fique idle.
Com isso posso usar o valor de 128 com o hdparm.

Offline Marcos W

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2009, 13:16 »
Possuo um DELL Vostro 1310 e tenho o mesmo problema.

Quando estou no windows a gente ate esquece q tem um hd funcionando, agora quando vou para o Ubuntu meu note faz essa barulheira toda!!

Essa descrição de uma chave de fenda arranhando o hd é perfeita!! Nossa, da uma agonia!!

Esse problema com hds já é discutido há muito tempo, a ate agora não fizeram nada para corrigir.

Depois de 3 anos usando ubuntu no meu desktop comprei um note, so não imaginava que o ubuntu pudesse causar tanto dano. Depois de passar todo esse tempo fazendo propaganda do linux pros outros to largando de mão esse sistema.

Acho muito descaso depois de tanto não ter sido feito nada para corrigir essa falha tao critica.
Ubuntu 6.10

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:04 »
Marcos W,
Citar
Depois de 3 anos usando ubuntu no meu desktop comprei um note, so não imaginava que o ubuntu pudesse causar tanto dano. Depois de passar todo esse tempo fazendo propaganda do linux pros outros to largando de mão esse sistema.

Qual o hd ( marca e modelo) do seu note? Embora use somente desk, muito colegas usam notes com Ubuntu e nunca ouvi uma queixa assim.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:11 »
Tbm tenho o mesmo problema, meu pc é Desktop e meu hd é Samsung, 160 G Ubuntu 9.04. com outras distros roda numa boa, agora no Ubuntu faz um barulho estranho mesmo, tava pensando em trocar de disco mas como outros tbm tem o problema acho estranho ...
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:26 »
Tbm tenho o mesmo problema, meu pc é Desktop e meu hd é Samsung, 160 G Ubuntu 9.04. com outras distros roda numa boa, agora no Ubuntu faz um barulho estranho mesmo, tava pensando em trocar de disco mas como outros tbm tem o problema acho estranho ...

Na minha experiência com uma rede de médio porte, o HD que melhor tem desempenhado a longo prazo é o Maxtor, seguido pelo Seagate e Samsung ( este último com problemas frequentes nos modelos de 80 GB da antiga série Spin). Western Digital, até onde pude comprovar, é dor de cabeça certa. Acho curioso que o problema pareça estar restrito aos notes - nos desks da minha rede (uns 200), problemas de HD são relativamente raros, e ainda não tive queixas desse tipo de usuários de notes que rodam Ubuntu ( ou mesmo Windows).

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2009, 23:52 »
existe o "hdparm", que dá para configurar diversas opções dos hds.

veja um tuto explicativo de como usá-lo do GDH:

http://www.gdhpress.com.br/ferramentas/leia/index.php?p=cap2-9

se servir bom proveito   8)

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2009, 10:10 »
Bom meu HD é sata, sobre o hdparm vou precisar estudar mais pelo jeito, mas uma coisa me chamou a atenção da saída do hdparm:

root@desktop:/home/danilo# hdparm -t /dev/sda

/dev/sda:
 Timing buffered disk reads:  234 MB in  3.01 seconds =  77.73 MB/sec
root@desktop:/home/danilo#
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Brodovisk

  • Visitante
Re: HD Western Digital fazendo muito barulho!!!
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2009, 09:15 »
O meu estava fazendo barulho tamb , vi duas coisas erradas nele ;
Exclui uns arquivos que apareciam quando eu entrava no ubuntu e abria a pasta do winxp,pastas restore,lixeira , alguns arquivos ocultos.
Outra coisa,verifiquei os jumpers e vi que tinha deixado configurado na posição 16 bits , mudei p/ 32 bits e parece que parou.
Tente verificar esses itens.
Boa sorte