Autor Tópico: Cartao SDCard sem permissões para gravar, apenas leitura[resolvido]  (Lida 26946 vezes)

Offline stolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
OLá, até ontem estava conseguindo gravar arquivos em meu SD card do N95 normalmente, mas hoje ele diz que o SD Card é somente leitura. Já tentei alterar as permissões tanto pelo modo gráfico quanto pelo texto, mas até para alterar ele diz que o arquivo é somente leitura. Antes, quando o prórpio Ubuntu fazia este tipo de restrição, pedia minha senha para ter privilégios e poder alterar o sistema de permissões. Alguém pode me auxiliar? Obrigado
« Última modificação: 11 de Maio de 2009, 23:55 por stolf »

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Cartao SDCard sem permissões para gravar, apenas leitura
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2009, 16:28 »
Pode parecer uma sugestão ridícula, mas já aconteceu comigo. Os meus cartões SD têm uma lingüetinha na lateral que, em determinada posição ("lock"), impede a gravação, como acontecia com os antigos disquetes. Esta lingüetinha é bem pequena e comigo aconteceu de, sem perceber, eu deslocá-la para a posição de bloqueio de gravação e, como estava com pressa para ler o arquivo no cartão, me deu um bloqueio e só depois de algum tempo é que parei para pensar e lembrei deste detalhe. Não será este o teu caso?
Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Reuel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Cartao SDCard sem permissões para gravar, apenas leitura
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2009, 17:39 »
É isso que o RamonB disse a cima.

OU a lingueta pode ter quebrado/escapado, uma vez aconteceu isso comigo, mas eu não sabia da existência desse dispositivo.
Tive que improvisar com papel e durex :P
Assinatura removida pela moderação.
???
Que eu lembro, eu já havia removido ela o.õ

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Cartao SDCard sem permissões para gravar, apenas leitura
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2009, 20:51 »
Ou é o que foi citado acima ou sua partição fat do SD se fragmentou.

Instale o pacote gparted e de um scandisk nele (ou use um windows qualquer para isto )

é que o gparted é mais chato para quem não conhece ele, depois é bico.

Lembre sempre de 
desmontar e aguardar uns 30 segundos antes de desconectar o telefone

[],s

Offline stolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Cartao SDCard sem permissões para gravar, apenas leitura
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2009, 23:54 »
Agradeço a ajuda. Como estava com uma certa pressa, recorri ao método brutal e formatei o Sd Card. Pronto, funcionou perfeitamente depois disso. Sorte que sabiamente sempre tenho backups de conteúdo, inclusive do Sd Card. Muito obrigado.