problema eeepc

Iniciado por civil_rio, 10 de Maio de 2009, 03:56

tópico anterior - próximo tópico

civil_rio

opa
tenho um eeepc asus modelo 900, ele deu um problema que nao instala nem reconhece um dos hd's

levei pra loja(tava na garantia) e o tecnico disse que um dos hds é apenas pra instalar 'coisas' e o outro pro SO
sendo que eu ja instalei o linux nos 2 hds

bom, ele esta querendo que eu morra em 80 pratas
essa historinha dele tem como ser verdade?

Tota

levei pra loja(tava na garantia) e o tecnico disse que um dos hds é apenas pra instalar 'coisas' e o outro pro SO
sendo que eu ja instalei o linux nos 2 hds

Ele está enrolando você.

Um Hd é tão idiota a ponto de não saber o que ele guarda. O sistema operacional ordena e o Hd responde com dados, não importando se estes dados são um sistema ou 'coisas'

Podemos então  comparar este "técnico" com Um Hd.

bom, ele esta querendo que eu morra em 80 pratas
essa historinha dele tem como ser verdade?

Se você tem a nota fiscal faça um pedido de RMA no site da Asus, o pessoal lá é bem atencioso e vai resolver seu problema com certeza. Eu tive tres fontes trocadas em garantia por um problema surpreendente, num lote que veio ao Brasil dos eeePc 701, as fontes derretem se carregar o netbook em 220 Volts, já em 110 Volts isto não acontece.

Pelo valor cobrado, acredito que ele queira trocar seu SDHC certo?

Pela minha experiencia, Alguns SDHC tém problemas nos eeePc, quando da leitura de  dados em lote.

No meu SDHC de 8 gigas, se eu tentar coloca Um SO Nele dá pau. Núm Dê 1 giga não .
Se for o SDHC, teste em outro computador antes de trocar.

[],s

civil_rio

Obrigado Tota

é o seguinte
quando levei o eeepc o cara da loja falou o seguinte:
'se o defeito dor fisico a gente troca; se for problema de conf. o tecnico cobra 80 pois o problema nao é fisico'

ai falei na cara dele que isso é golpe
ele pode pegar um hd velho e trocar pelo meu com prblema e vai ganhar 80 reais

Citação de: Tota online 10 de Maio de 2009, 09:01
Pelo valor cobrado, acredito que ele queira trocar seu SDHC certo?
ele disse que nao trocou, que foi so o trabalho de instalacao
mas pode ter colocado um hd velho e eu nao sei

eu levei o lap. em um tecnico antes que ficou 1 semana com o eeep e me dise que o probl era fisico
o tecnico da loja em menos de 12 horas alegou ser problema de configuracao

eu fiquei me perguntando... como a asus pode escolher por mim em qual hd devo usar o OS; eu posso nem instalar OS e usar um pendrive, entao estaria com um HD a menos

sobre o RMA, quem vai fazer isso é ele
quero um eeepc novo ou meu dinheiro de volta, senao saio direto fazendo um RO

Obrigado pela ajuda Tota :)
tem alguma ordem especial pra formatar?
se nao me engano sempre instalei o ubuntu no hd de 4g e uma vez no outro

nao sei se é coincidencia, mas depois que coloquei o cartao de memoria deu esse problema...

civil_rio

olha que estranho, a Asus confirmou essa historia:

"Prezado cliente,
Neste caso, o EeePC900 disponibiliza realmente de dois discos, um deles (4GB) específico para a instalação do sistema operacional, o outro(16GB) para arquivamento de dados.

Atenciosamente,
Júlio Carnicelli
Suporte ASUS Brasil"

e agora?
nao sabia disso, senao nao comprava esse modelo
e eu nao quero usar um SO instalado, quero rodar no pen, vou ficar sem um HD?

leo2005

De uma olhada em http://www.gdhpress.com.br/blog/lenny-netbooks/#comment-5433 na parte de partições.

Para juntar os dois SD num só , ou seja fazer com que o sistema veja como se fosse um HD só tente usar o LVM.
Veja como em:
http://www.guiadohardware.net/artigos/linux-lvm/

civil_rio

obrigado Leo

mas eu nao quero um EEEPC pra jogar nada, eu preciso pra trabalho, pois o uso em viajem e ele foi o melhor em tamanho que encontrei, mas possui um HD pequeno
trabalho justamente com parte graficas e uso programas pesados e outros tantos programas de internet, sem falar de documentacoes de clientes...

nunca soube que a Asus escolhia por mim o HD que devo usar, senao nem comprava esse modelo... e acho que nem a maioria saiba, pois em todos foruns que postei falaram que o 'tecnico' inventou essa resposta

se eu quiser instalar um SO de 5 gigas eu nao posso pois a Asus nao deixa

leo2005

Desculpe-me mas quem falou em jogar?
"O LVM permite juntar (concatenar) vários HDs para formar uma únida unidade. E a medida que a necessidade de espaço para armazenar dados for necessária, basta adicionar mais uma unidade (HD ou partiçao) ao LVM para resolver o problema."
Ou seja vc pode fazer com que estes dois HD sejam visto como um HD só de 20Gigas:

http://debtux.co.cc/?p=84

civil_rio

Citação de: leo2005 online 12 de Maio de 2009, 07:58
Desculpe-me mas quem falou em jogar?
o comentario do 'Bruno Garcia' do link que vc postou direto pra eu ler o comentario dele
http://www.gdhpress.com.br/blog/lenny-netbooks/#comment-5433
deu a impressao de que quero mais espaco pra jogar
...

mas esse LVM concatenando os hd nao seria uma 'gambiarra' pra driblar essa imposicao da Asus?
eu nao queria usar de outros artificios a nao ser "escolher o hd"

ainda nao li a fundo como funciona esse LVM, estou esperando a Asus responder minhas perguntas

so acho extremamente estranho essa escolha da Asus... trabalho com pc a uns 15 anos e nunca vi isso na minha vida
[]s

leo2005

Não acho que seja 'gambiarra', muito pelo contrario, pois é um recurso muito usado e principalmente usado em servidores e provedores de Internet que não podem de modo algum parar! Por isto existe este recurso onde se pode ir acrescentando hd sem precisar parar ou ter que fazer novas partições e instalações. E assim vai aumentando a capacidade de armazenamento com varios HD e o sistema reconhece como se fosse uma mesma partição.

O Acer One que não tem HD, tenho um que tem hd de 120 por isto não usei o LVM, reconhece uma memoria extra SD como extensão do HD (SSD) interno sem precisar fazer mais nada. Pelo menos foi o que disse o meu amigo que tem Acer One só com SSD.

civil_rio

valeu pela breve e sucinta explicacao... vou ler mais a fundo, achei interessante esse programa
é +- como se e ele emulasse um hd virtual (a grosso modo)?

sobre o meu problema, liguei agora pra Asus e o atendente me informou que ambas informações foram erroneas, tanto do tecnico qto do suporte Asus via web

A Asus "recomenda" o SO no hd de 4g, mas nao limita à ele

moral da historia
o tecnico nao rsolveu bulhufas e quer ganhar uma grana
e descobri que meu EEEPC veio do paraguai  >:(

ressalto aqui que o suporte via tel da Asus foi impecavel, o rapaz falou que o tecnico pode ligar e falar direto com ele

como isso vai render um envio de um EEEPC ao paraguai, voltarei em 30dias no maximo dando um final pra historia
abracos aos que me deram uma luz