Autor Tópico: windows seven massacrará o Linux no PC?  (Lida 30161 vezes)

Offline Linguado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #30 Online: 11 de Maio de 2009, 14:00 »
Concordo com o dom diniz.
Pra mim Software Livre é aquele que tem o código fonte livre pra estudo e modificação.
E ñ o programa em si...pelo seu trabalho na "construção" do software fica o critério de cobrar ou ñ.

Flw,,,
"O verdadeiro solteiro é aquele que vai todos os dias para o trabalho de lugares diferentes."

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #31 Online: 11 de Maio de 2009, 14:04 »
Sem querer ser chato, já que sou ex-fundador e ex-membro do Clube dos Malas aqui do Fórum, deixa eu ver se eu entendi, quer dizer que eu faço um programa pra Linux específico pra uma área, gasto meu tempo e recursos próprios para programá-lo e para ser considerado 'livre' e dentro da filosofia, tenho que disponibilizar o código-fonte pra qualquer um pegar, melhorar a programação e passar a ganhar (mais) dinheiro com ele sem ter o mesmo trabalho que eu tive? Mas que beleza! Adorei a idéia! Yeah!  :D :D :D


Deixem eu fazer uma pergunta besta:

Quem utiliza programa pago no Linux é livre?

Touche!  :)


Software livre não quer dizer que tenha que ser gratuito. A RedHat cobra pelo seu SO e pelo suporte e seu software não deixa de ser livre.

tem uma frase que tenta esplicar o conceito de software livre:
“Free software” is a matter of liberty, not price. To understand the concept, you should think of “free” as in “free speech”, not as in “free beer”.

(fonte: http://www.gnu.org/ )

Esse conceito de que software livre tem que ser gratuito é uma confusão comum e acaba afastando algumas pessoas que poderiam investir na área.

Respondendo a pergunta: Sim, é livre, desde os códigos fonte do programa ( os códigos fonte e não o programa) estejam disponíveis para livre estudo e modificação.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2009, 14:53 »
Citar
Sem querer ser chato, já que sou ex-fundador e ex-membro do Clube dos Malas aqui do Fórum, deixa eu ver se eu entendi, quer dizer que eu faço um programa pra Linux específico pra uma área, gasto meu tempo e recursos próprios para programá-lo e para ser considerado 'livre' e dentro da filosofia, tenho que disponibilizar o código-fonte pra qualquer um pegar, melhorar a programação e passar a ganhar (mais) dinheiro com ele sem ter o mesmo trabalho que eu tive? Mas que beleza! Adorei a idéia!
Na verdade, o que costuma acontecer é ainda melhor: Alguém cria a distribuição, cobra "o zóio da cara" por ela, mas aí você pega a cópia mais barata que encontrar dessa distro, dá uma fuçada aqui e ali, muda o logotipo, cria um nome novo e lança sua distro gratuitamente! E no final sua distro acaba sendo útil e conveniente para os caras da distro paga, pois as mudanças que você fizer a distro de origem pode acabar usando... que tal CentOS?


alarcon

  • Visitante
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #33 Online: 11 de Maio de 2009, 17:31 »
Sem querer ser chato, já que sou ex-fundador e ex-membro do Clube dos Malas aqui do Fórum, deixa eu ver se eu entendi, quer dizer que eu faço um programa pra Linux específico pra uma área, gasto meu tempo e recursos próprios para programá-lo e para ser considerado 'livre' e dentro da filosofia, tenho que disponibilizar o código-fonte pra qualquer um pegar, melhorar a programação e passar a ganhar (mais) dinheiro com ele sem ter o mesmo trabalho que eu tive? Mas que beleza! Adorei a idéia! Yeah!  :D :D :D


Não tenho conhecimentos profundos e técnicos quanto ao que seja software livre, mas penso que o seu pensamento ficou um pouco simplista, não vai aqui nenhuma crítica ou termo pejorativo ok, pois quem é que diz que melhorar um software seja algo assim simples?

Para mim no mínimo ele tem de olhar todo o código analisando o mesmo e vendo onde é possível se fazer de outra forma sendo assim mais eficiente e como terá de disponibilizar o condigo fonte o autor inicial pode pegar a idéia e usar também, além é claro de se fazer uma nova melhoria no mesmo e assim vai. Seria o espírito colaborativo, a comunidade de desenvolvedores, veja que o linux partiu disso.

O que seria do desenvolvimento do linux se houvesse um pensamento assim, não vou criar algo livre por que todo o trabalho que tive poderá aparecer mais alguém e melhorar o que fiz "sem ter todo o trabalho que tive" e quem sabe ter alguma retribuição financeira sobre a minha idéia inicial.

Os mais entendidos sobre software livre podem tecer mais comentários sobre sua real definição.

Só sei que software livre não é sinônimo de "dado" ou "de graça", por que estes termos implicam que a questão é de preço, não de liberdade.

Software livre refere-se à liberdade de os usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade para os usuários do software:

  • A liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
  • A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo;
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Um programa é software livre se os usuários têm todas essas liberdades

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #34 Online: 11 de Maio de 2009, 18:12 »
Até aí eu entendi, só fui meio sarcástico com a minha resposta anterior, mas tem muita gente por aí que vive falando "que é livre", "que tem liberdade de escolha" e "que tem controle da máquina" ao usar Linux e não sabe o que é isso, só repete o que os outros falam. Se o cara tem liberdade de uso de softwares sem ter que se preocupar com licenças e tal (cá entre nós, ótimo isso, já ferrei muito fiscal da ABES com isso, hehehe), por outro lado se torna - digamos - escravo de uma coisa muito chata que é a falta de drivers CORRETOS para dispositivos na máquina, obrigando o usuário o usuário a trocar determinado equipamento, ficar sem o recurso ou simplesmente usar a solução 'quebra-galho'. E cadê a liberdade nessa hora?



Citar
Software livre refere-se à liberdade de os usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade para os usuários do software:

  • A liberdade de executar o programa para qualquer propósito;

Isso o usuário caseiro e mesmo empresarial (desde que aceite os riscos) pode muito bem fazer, afinal, pra quê comprar o bagulho se o mesmo pode ser baixado na internet, nem precisa comprar cd a 'dérreál' no camelô...

  • A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades;

Aí não digo estudar, mas o usuário pode 'melhorar' uma instalação do sistema, colocar ferramentas de melhora de performance, de execução de programas e tal (que não existem na instalação primária do sistema) e refazer a mesma e disponibilizá-la para outros usuários (estamos falando do Windws aqui...);

  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo;

Vale o mesmo o que eu falei no item II, basta ver o que vemos na rede p2p com várias versões do Windows sp2 e sp3 completas sem a necessidade de serial ou coisa que o valha (pirata, lógico);

  • A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

    Isso aí não tenho argumento, hehehehe...


Um programa é software livre se os usuários têm todas essas liberdades

Note que o que estou colocando aqui são argumentos referentes a usuários de Windows que querem saber qual a vantagem de trocar Windows (mesmo com todos os seus problemas) por Linux (também com todos os seus problemas). O sentimento de liberdade de um usuário de Windows é diferente de um usuário de Linux, como podemos ver neste e em vários posts no fórum.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Comunista

  • Visitante
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #35 Online: 12 de Maio de 2009, 10:55 »
Bem eu acho ridículo discutir isso, é como o presidente da Mozzila falou quando esteve no Brasil. Não tem como uma fundação sem fins lucrativos disputar mercado contra gigantes como MS e Google.

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #36 Online: 12 de Maio de 2009, 22:56 »
Bem eu acho ridículo discutir isso, é como o presidente da Mozzila falou quando esteve no Brasil. Não tem como uma fundação sem fins lucrativos disputar mercado contra gigantes como MS e Google.

Boa noite a todos

descordo o Linux sempre terá seu espaço mesmo entre os capitalistas

eu mesmo nunca pensaria que um dia iria usar o Linux,e hoje não me disfaço dele de jeito algum nem mesmo pelo windows seven que tanto falam por ai

não estou falando que não vou experimentar ele,mais no minimo vou ter dual boot Linux e windows,é claro esta é minha opinião.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #37 Online: 15 de Maio de 2009, 17:42 »
O Windows sempre foi campeão de mercado.
Pra mim, é cada um no seu quadrado.
O que ocorre é que ele vai crescer, já que vendas de pc cresceram.
A turma linux, sempre fica no linux (como eu :)), a MAC, sempre fica no MAC, o negócio é que quase todos, entram pelo Windows, e nem sepre continuam nele.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #38 Online: 15 de Maio de 2009, 17:44 »
O Windows sempre foi campeão de mercado.
Pra mim, é cada um no seu quadrado.
O que ocorre é que ele vai crescer, já que vendas de pc cresceram.
A turma linux, sempre fica no linux (como eu :)), a MAC, sempre fica no MAC, o negócio é que quase todos, entram pelo Windows, e nem sepre continuam nele.

Olha só quem voltou.

Que bom que voltou Alakazan, o Tio Felix vai ficar feliz!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #39 Online: 16 de Maio de 2009, 19:17 »
O Windows sempre foi campeão de mercado.
Pra mim, é cada um no seu quadrado.
O que ocorre é que ele vai crescer, já que vendas de pc cresceram.
A turma linux, sempre fica no linux (como eu :)), a MAC, sempre fica no MAC, o negócio é que quase todos, entram pelo Windows, e nem sepre continuam nele.

Olha só quem voltou.

Que bom que voltou Alakazan, o Tio Felix vai ficar feliz!
Obrigado, clc.
Voltei de onde nenhum homem vivo chegou, além das longíquas montanhas do oeste e da flore... deixa pra lá.
Valeu pelo incentivo para que eu voltasse.
Tio Felix anda sumido einh?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #40 Online: 20 de Maio de 2009, 09:24 »
Desde sempre, a Micro$oft se valeu de idéias, conceitos e de tudo que está funcionando no mercado, ela mesma NUNCA criou nada. Seja SO, Softwares, Players e por ai vai. Não é diferente hoje e não vai ser amanhã.
O Linux, especialmente o Ubuntu cresce dia após dia. É a distribuição mais aclamada e elogiada em todo o mundo.
Em toda a minha trajetória "linuxista", ja experimentei varias distribuições, para não dizer todas, mas quase sempre me decepcionava com alguma coisa, algo faltava, exigia uma complicação muito grande para uma coisa simples como montar um CD.
Mas digo que hoje encontrei meu porto-seguro, instalei o Ubuntu e não larguei mais, ao invés de me decepcionar, ele me surpreende a cada clique. Isso é importante. São essas facilidades que o usuário precisa, as pessoas precisam enxergar que existe uma ótima opção ao M$ e sair de vez do mundo da pirataria.
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #41 Online: 20 de Maio de 2009, 10:52 »
O Windows sempre foi campeão de mercado.
Pra mim, é cada um no seu quadrado.
O que ocorre é que ele vai crescer, já que vendas de pc cresceram.
A turma linux, sempre fica no linux (como eu :)), a MAC, sempre fica no MAC, o negócio é que quase todos, entram pelo Windows, e nem sepre continuam nele.

Olha só quem voltou.

Que bom que voltou Alakazan, o Tio Felix vai ficar feliz!
+1
Usuário Linux- 449417

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #42 Online: 20 de Maio de 2009, 17:24 »
+1 pq eu voltei ou pela minha opinião pelo assunto?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #43 Online: 20 de Maio de 2009, 17:35 »
+1 pq eu voltei ou pela minha opinião pelo assunto?
Pelo volta, jovem, mas a opinião também é boa.
Usuário Linux- 449417

Comunista

  • Visitante
Re: windows seven massacrará o Linux no PC?
« Resposta #44 Online: 20 de Maio de 2009, 17:39 »
Ow pessoal, sempre to entrando pra ver se tem alguma resposta pro tópico e vocês ficam trocando cordialidades, parem de besteira, e os moderadores se seguem a politica do forum sem olhar a quem deveriam trancar esse tópico pelo fato de não estar mais tratando do assunto inicial.