Autor Tópico: Partição para arquivos pessoais  (Lida 7484 vezes)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Partição para arquivos pessoais
« Online: 08 de Maio de 2009, 11:59 »
Olá pessoal.

Tenho três partiçoes no meu HD sen uma como swap e duas como ext4. Das duas ext4 uma é de 59G e outra de 180G mais ou menos. Formatei meu PC para Jaunty (9.04) e na partição maior coloquei a pasta home como ponto de montagem pois vi aqui no fórum que quando for atualizar para nova versão do Ubuntu só formato a partição do SO e as configurações pessoais e arquivos salvos na /home permanecem.

Agora estou preocupado pois as configurações pessoais na /home podem conflitar com o novo SO, isso pode acontecer??

Na verdade só quero uma partição separada para salvar meus arquivos pessoais e dos outros 02 usuários do sistema (minha esposa e meu fillho). O problema é que antes eu formatei o PC e instalei todo o Sistema na partição menor e quando ia acessar pedia senha.

No fim das contas só quero saber como fazer para esta partição ser montada automaticamente ao iniciar o sistema sem pedir senha e todos usuários tenham acesso a ela. Queria criar uma pasta comum aos usuários para salvarem seus arquivos e quando formatasse o PC manteria os arquivos e não precisaria de fazer backup antes. Só queria evitar usar a /home ou outra pasta que contenha configurações do sistema. Como é no Windows: a outra partição aparece em "Meu computador" como outro disco e todos usuários podem usar ela normalmente e quando se formata o PC não precisa fazer nada com essa partição que quando se inicia novamente o PC formatado ela está lá intacta com todos os arquivos intactos.

Abraços

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2009, 14:03 »
Sim, pode haver algum conflito se você procurar utilizar a mesma partição com Distros diferentes. Exemplo: você tinha o Ubuntu e muda para o SUSE, mas mantém a partição /home do Ubuntu para ser usada no SUSE. Mas isso costuma ser difícil de acontecer.

Quanto a segunda pergunta eu acredito que você tenha duas alternativas ( estou supondo que você usa uma versão recente do Ubuntu, como da 8.04 pra cá)!.

1) A mais simples é usar o recurso de guardar senhas. Assim quando você clicar e ele pedir senha para montar o HD, você deixa a opção de gravar a senha marcada. Daí por diante quando você for montar o HD, ele não pedirá mais senha, é só clicar duas vezes no ícone do HD.

2) A segunda opção é inserir os comandos para montar essa partição durante o Boot, com permissão para que todos os usuários leiam e escrevam nesta partição. Para isso você terá que alterar o arquivo fstab. Isso deixará o Boot mais lento, já que ele vai montar mais um HD antes de terminar o Boot. Esse "atraso" no Boot pode ser pequeno ou grande, dependendo do tipo de sistema de arquivos ou do número de HDs que você vai montar.


Qual a versão do Ubuntu que você usa?

Qual a saída do comando:

sudo fdisk -l

E coloque aqui o conteúdo do seu FSTAB. O arquivo fica em /etc/fstab.



BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 23:16 »
Obrigado galactus.

Antes de postar meu fstab queria saber o seguinte: estou com o Ubuntu 9.04, se eu usar a /home em outra partição quando sair o Ubuntu 9.10 e eu formatar somente a partição do SO pode dar conflito? Você falou que usando a mesma distro será difícil ter conflito, é isso mesmo?

Quanto às opções que você sugeriu prefiro a segunda.

Taí o fdisk:
Código: [Selecionar]
Disco /dev/sda: 250.0 GB, 250058268160 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x08ebe315

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        7831    62902476   83  Linux
/dev/sda2           29663       30401     5936017+   5  Estendida
/dev/sda3            7832       29662   175357507+  83  Linux
/dev/sda5           29663       30401     5935986   82  Linux swap / Solaris

Partições lógicas fora da ordem do disco

Agora o fstab:

Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'vol_id --uuid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=e16198f5-3a00-4344-a687-b362fff38427 /               ext4    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sda3 during installation
UUID=21a00d5f-b92d-4a65-b883-33ca1d9ce358 /home           ext4    relatime        0       2
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=e6dcfe4e-d8f8-48eb-bca8-ef310e863bce none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0

OBS: Veja que formatei as partições em ext4 e também já estou com a /home em outra partição. Só vou montar mais uma partição,acho que o boot não vai atrasar muito.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 23:23 por cadubts »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2009, 20:50 »
Sim,  usando a mesma distro para o /home é muito difícil de dar conflito!


Eduardo meu caro, o que mostra na configuração do seu HD são três partições. A "/" raiz, a /home e a Swap.

Agora fiquei sem entender, você ainda vai criar outra partição para os seus dados? Vai refazer a instalação do Ubuntu ou redimensionar a partição /home?   

Redimensionar uma partição de um HD tem risco de perda de dados. Não estou dizendo que vai perder, mas pode. Por isso tenha cópias de arquivos importantes!

Haaaaaaaaaaaa.....

Agora passou o cartão! ;D  Pelo menos eu acho!  :P

Você está criando é outro diretório para gravar os dados? É isso? Pois partição aí da maneira que está não dá! Só se for do modo que eu te falei acima!

Me esclareça a dúvida por favor!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2009, 10:46 »
Obrigado galactus.

Na verdade antes de colocar a /home na partição maior, minha intenção era instalar o sistema inteiro na partição menor, inclusive a /home, e deixar a partição maior só para salvar arquivos pessoais. Como não consegui então fiz uma nova formatação e durante a instalação coloquei a /home em outra partição, mas como já falei não era isso que queria.

Então criei esse tópico para esclarecer minhas dúvidas pois ainda não sei se mantenho a /home separada, pois minha vontade é na próxima formatação deixar a /home na mesma partição do SO, entende?

Tenho medo de deixar os arquivos pessoais na /home e um dia precisar formatar essa partição por conflitos, então prefiro deixar o sistema completo numa partição e sempre que for instalar uma nova versão formato só ela sem precisar fazer backup dos arquivos pessoais e no fim sempre vai ficar uma formatação limpa.

O que você acha?

Abraços

Eduardo

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2009, 15:23 »
Boa Tarde!
Instalei o Ubuntu 9.04 - No momento da instalação pedi para usar o disco inteiro (320 Gb).
Queria saber se usando o Gparted posso criar uma outra partição no mesmo HD, só para arquivos, e, qual extensão devo usar (EXT3,4 , ReiserFS, NTFS... ???).
Pergunto isso pelo fato de que se der "pau" no Ubuntu (SO) eu possa reinstalá-lo sem esquentar com os arquivos.
Estou com um PC novo e não quero colocar outro HD.
Nem possso, para não perder a garantia.
No PC antigo eu tinha 2 HD - Um para SO e outro para arquivos (NTFS). Quando dava pau nem ligava formatava e instalava novamente o SO...
Detalhe: Só uso Ubuntu - Graças a Deus !!!

Como proceder?

Sem mais, aguardo!

Obrigado

Geraldo Arruda
Piracicaba/SP
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2009, 08:21 »
Resolvi o problema fazendo isto: ;)
http://www.pplware.com/2009/05/04/ubuntu-904-com-ext4.pdf

Coloquei a pasta "home" em partição separada do S.O.

Pra um leigo como eu...deu um trabalho!!! >:(

Mas devagar, vamos aprendendo sobre este maravilho S.O. chamado UBUNTU
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 08:25 por garruda »
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2009, 23:30 »
Olá! Não esqueci de você. É que tá difícil de entrar no Fórum esses dias. Andei fazendo uns testes com máquina virtual e acho que consegui uma solução satisfatória para o seu problema. Pode não ser muito limpa. Mas resolve.

Vou falar em linhas gerais o que você precisa fazer. No momento não estou no meu PC com Ubuntu. Daí não posso colocar detalhes ou fotos do processo. Mas vamos lá.


Ao realizar a formatação do Ubuntu você deverá deixar uma partição só para os dados, como você tanto deseja. O detalhe é que na hora de indicar o ponto de montagem no instalador do Ubuntu, você é que deve indicar o caminho e o nome da pasta que vai aparecer logo após o Boot para todos.

Exemplo: /media/Dados

Ou seja, a partição será montada na pasta media e vai aparecer o nome dados.

Feito isso, termine a instalação do Ubuntu normalmente. Realize o Login Normalmente, você vai ver que a partição de dados já vai aparecer por padrão na área de trabalho. Mas você só vai poder ler nela, não vai poder gravar nada nela, por enquanto, tipo criar uma pasta.

Vamos então chamar o Nautilus com poderes de administrador, muito cuidado com isso, se você fizer alguma coisa errada, não me responsabilize!  :D

Abra o terminal ou use a combinação de teclas ALT+F2 e execute o comando: sudo nautilus

Ele vai pedir sua senha e depois abre o Nautilus com poderes de administrador.


Com o Nautilus aberto, clique duas vezes na partição de dados que aparece a sua esquerda. Dentro dela, clique com o botão direito do Mouse e crie as novas pastas dos seus pretensos usuários. Escolha o nome que melhor te convém. No meu exemplo eu vou dar os nomes dos futuros usuários: Joao, Maria, Jose.

É sem acento mesmo. Para evitar maiores problemas!


Com as pastas criadas, ( e ainda dentro do Nautilus com super-poderes! ) agora falta darmos permissão de escrita para essas pastas. Selecione a pasta do Joao, por exemplo, e depois clique com o botão direito do Mouse sobre a pasta:  Propriedades > Permissões.

No ítem "Grupo", mude para User. No ítem Acesso à Pasta, mude para "Criar e excluir arquivos". No ítem "Acesso ao Arquivo", mude para leitura e escrita. Repita esses passos para todas as pastas dos usuários que você criou e depois feche o Nautilus!

Agora vá até Sistema > Administração > Usuários e Grupos

Desbloqueie a sessão para você poder criar os novos usuários. Crie os novos usuários normalmente ( no meu exemplo são três, Joao, Maria, Jose; fora você), dê senhas a todos eles, escolha aquilo que você quer deixar eles terem acesso e finalize a criação do usuário. Não feche a sessão Usuários e Grupos ainda!

Na aba da direita, Gerenciar Grupos ou Grupos, não me recordo com certeza do nome disso, entre nela e  selecione o Grupo User. Você vai ver uma lista de todos os usuários do seu PC, e quais deles poderão fazer parte do grupo User. Marque todos eles, ou seja, Maria, Joao, Jose e você mesmo se quiser!  Saia do Usuários e Grupos! Pronto!

Ufa! Agora todos os usuários que você cadastrou poderão gravar e ler seus dados pessoais na pasta com o seu nome, dentro da partição de dados separada do sistema, e que será montada automaticamente na hora da inicialização! O detalhe importante é que apenas cada usuário poderá apagar os seus próprios dados! É claro que se você se logar como Root, daí você pode fazer o que quiser né!

Pode não parecer tão simples a princípio, mas é porque Linux não é Windows!!! Onde quase tudo se usa com poderes de administrador!

Era isso. Assim que puder eu coloco umas fotos do que exemplifiquei acima. Você pode ir testando o lance das permissões e a criação dos usuários na sua instalação atual mesmo!

Espero que resolva o seu problema.

Há sim, um outro detalhe de suma importância! Quando você for formatar a máquina para colocar outro Linux, ou uma nova versão do Ubuntu, você terá que indicar o mesmo ponto de montagem do HD de Dados, além de criar os mesmos usuários e as permissões que falei acima!!

Inté!

 

 
« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 23:33 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2009, 23:40 »
Agora vou dizer como funciona no meu PC!!!

No meu caso, que sou obrigado a manter o sistema em DualBoot com o Windows, eu simplesmente tenho HDs separados formatados em NTFS!!!

Eu monto esses HDs depois do Boot, simplesmente clicando neles, daí tanto eu, como minha esposa podemos ler e gravar nossos dados nos HDs. No meu caso, tanto eu como ela podemos apagar os dados um do outro! Já que o NTFS-3G monta tudo com permissão total!

É uma alternativa!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2009, 21:49 »
Resolvi minha situação  :D...
Comecei reinstalando o Ubuntu 9.04 do zero, e fui particionando-o manualmente.
Criei partições:
EXT4 (home 234 Gb)
Boot e swap (acho q exagerei na swap 4Gb (quatro Giga) muito não? ???
Agora não sei como mudar...mas tudo bem, tem espaço de sobra!
Para transferir os arquivos do "outro" Hd usei um casemode (sei la se é assim q escreve) externo e coloquei todos os meus arquivos em "home".
Isto é certo?
E se eu tiver algum problema e tiver que reinstalar o Ubuntu..como faço?
Instalo manualmente e peço para manter a home?

Acho que por hora é só...

Abraços e Obrigado pela atenção

Geraldo Arruda
Piracicaba/SP
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2009, 11:38 »
Olá galactus.

Muito obrigado pela excelente ajuda. Você disse que:

Citar
Eu monto esses HDs depois do Boot, simplesmente clicando neles, daí tanto eu, como minha esposa podemos ler e gravar nossos dados nos HDs. No meu caso, tanto eu como ela podemos apagar os dados um do outro! Já que o NTFS-3G monta tudo com permissão total!

Eu não consigo fazer isso com Ext4: montar tudo com permissão total?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2009, 18:48 »
Resolvi minha situação  :D...
Comecei reinstalando o Ubuntu 9.04 do zero, e fui particionando-o manualmente.
Criei partições:
EXT4 (home 234 Gb)
Boot e swap (acho q exagerei na swap 4Gb (quatro Giga) muito não? ???
Agora não sei como mudar...mas tudo bem, tem espaço de sobra!
Para transferir os arquivos do "outro" Hd usei um casemode (sei la se é assim q escreve) externo e coloquei todos os meus arquivos em "home".
Isto é certo?
E se eu tiver algum problema e tiver que reinstalar o Ubuntu..como faço?
Instalo manualmente e peço para manter a home?

Acho que por hora é só...

Abraços e Obrigado pela atenção

Geraldo Arruda
Piracicaba/SP


Olá Geraldo.

4GB para Swap pode ou não ser muito. Depende do uso que você vai fazer do PC. Se você for do tipo de usuário comum, ou seja, que liga e desliga seu PC todos os dias, navega na internet, escuta músicas, grava alguns CDs e DVDs, etc. Sim, foi demais! Você pode redimensionar a partição Swap para aumentar a partição /home. Mas isso depende em que ordem você realizou o particionamento! Além de, é claro, haver o risco de perda de dados! É pequeno, mas existe.

Se houver um problema no Ubuntu, você poderá usar o Dekstop CD ou o Alternate Install CD para reinstalar o mesmo, mas na hora de formatar a partição /home, você não formata ela, só indica o ponto de montagem da mesma para o instalador.

Dá uma olhada no excelente guia do Morimoto: http://www.gdhpress.com.br/blog/instalacao-ubuntu/
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2009, 14:07 »
Olá galactus.

Muito obrigado pela excelente ajuda. Você disse que:

Citar
Eu monto esses HDs depois do Boot, simplesmente clicando neles, daí tanto eu, como minha esposa podemos ler e gravar nossos dados nos HDs. No meu caso, tanto eu como ela podemos apagar os dados um do outro! Já que o NTFS-3G monta tudo com permissão total!

Eu não consigo fazer isso com Ext4: montar tudo com permissão total?

Permissão total do quê?

Para que todos os usuários possam ler e gravar a Pasta Dados na partição de dados? Sim, é totalmente possível.

É como eu te disse acima, você vai formatar (em ext4, que seja), dar um rótulo para esse volume. Esse volume vai aparecer montado depois do boot para todos os usuários. Daí você entra com o Nautilus em modo de adminstração e altera as Permissões da Pasta Dados, para que todos possam Ler e Gravar nela.

Assim não vai precisar alterar os Grupos. Apenas as permissões da pasta.

Passou o cartão?  :P
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2009, 12:01 »
Beleza galactus, muito obrigado pleo esclarecimento.

Quando sair a versão 9.10 vou formatar meu PC diminuindo a partição do Ubuntu para uns 30 Gigas e por conseguinte aumentar a partição para dados. 30 Gigas tá bom pro SO?

Citar
Ao realizar a formatação do Ubuntu você deverá deixar uma partição só para os dados, como você tanto deseja. O detalhe é que na hora de indicar o ponto de montagem no instalador do Ubuntu, você é que deve indicar o caminho e o nome da pasta que vai aparecer logo após o Boot para todos.

Exemplo: /media/Dados

Ou seja, a partição será montada na pasta media e vai aparecer o nome dados.

Agora só mais uma dúvida: a pasta "/media/Dados" na partição maior precisa ser criada antes da formatação né? Aliás, devo formatar essa partição e criar a pasta "/media/Dados" antes de instalar o SO novo pra então poder indicar o ponto de montagem ou crio a pasta durante a instalação?

Abraços

Offline garruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Partição para arquivos pessoais
« Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2009, 15:03 »
Obrigado pela dica Galactus :)
Este site do Morimoto parece ser excelente para se aprender mais...
No entanto deixei o Ubuntu 9.04 do mesmo jeito que descrevi acima, está rodando redondinho sem nehum problema.
De vez em quando ele fica lento, ainda não descobri o por que ???

Mesmo assim OBRIGADO pela ATENÇÃO :D
Ubuntu 20.04
Notebook DELL Inspiron N4050
Core i5 - 4Gb RAM - HD 500Gb