Autor Tópico: criar rede entre computadores ubuntu 9.04  (Lida 6245 vezes)

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Online: 06 de Maio de 2009, 19:43 »
Pessoal

Eu pesquisei no fórum e diversos sites, mas não encontrei respostas.

Removi o Windows Vista em definitivo de 4 computadores aqui em casa e instalei o Ubuntu 9.04 para eu e minha família migrarem para o software livre. Todos estão adorando! O que eu preciso é simples, mas não sei como fazer. Preciso que os 4 computadores compartilhem a impressora e que possuam uma pasta pública para transferência de arquivos, tal como existia no Vista. O modem está roteado e distribui as conexões através de um hub. O IP é atribuído automaticamente. Como posso fazer para resolver esse probleminha? Ressalto que estou iniciando nesse mundo, portanto peço paciência nas explicações.

Abraço a todos

Darcamo

  • Visitante
Re: criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2009, 20:20 »
Para compartilhar uma pasta, clique com o botão direito na pasta que deseja compartilhar e escolha a opção "Opções de Compartilhamento".
Aí é só marcar as opções e o ubuntu deve fazer o resto.

Existem diversas outras opções para compartilhar uma pasta. Essa é apenas uma (a que acho mais simples).

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
Re: criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2009, 20:36 »
Para compartilhar uma pasta, clique com o botão direito na pasta que deseja compartilhar e escolha a opção "Opções de Compartilhamento".
Aí é só marcar as opções e o ubuntu deve fazer o resto.

Existem diversas outras opções para compartilhar uma pasta. Essa é apenas uma (a que acho mais simples).

Mas nessa forma que você sugeriu parece-me que a pasta pública não fica disponível para o outro computador acessar. Liguei o outro e não aparece disponível. Acho que esse caminho habilita apenas no computador em que a pasta instalada.

Darcamo

  • Visitante
Re: criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2009, 22:45 »
Estranho, se não me engano esse método utiliza o samba para compartilhar a pasta na rede local então deveria ter funcionado. Mas o samba as vezes resolve não funcionar sabe-se lá porque.

Bom, você pode tentar outros programas tente instalar o gnome-user-share ou o gshare. Testei eles faz tempo, mas não sei como estão hoje em dia.
O gnome-user-share em particular era muito fácil de usar. A pasta compartilhada "aparecia magicamente" no nautilus nas outras máquinas na rede, já que ele faz a "propaganda" do compartilhamento na rede local usando o avahi.

Se nenhum deles funcionar posta aqui ou procura por compartilhamento usando NFS.

Offline JorgeThrasher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Ubunu 10.10
    • Ver perfil
Re: criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2009, 11:32 »
Olá pessoal!
Eu uso o ubuntu 9.10 Karmic Koala 64bit, tive o mesmo problema do camarada ao tentar compartilhar pastas com outro ubuntu, procurando encontrei essas instruções http://www.guiadohardware.net/dicas/usando-nfs.html, porém tive esses dois problemas:
1- root@jorge-desktop:~# /etc/init.d/nfs-common start
bash: /etc/init.d/nfs-common: Arquivo ou diretório não encontrado
e
2- root@jorge-desktop:~# /etc/init.d/nfs-kernel-server restart
...
exportfs: Warning: /home/jorge/Compartilhados does not support NFS export.
exportfs: Warning: /home/jorge/Vídeos does not support NFS export.
exportfs: Warning: /home/jorge/Música does not support NFS export.

(não sei se o segundo é decorrente do primeiro)
e não segui o resto das instruções

Quanto a dica do Darcamo de usar o gnome-user-share, eu acabei de tentar e ainda não obitive sucesso. Agradeço a dica e qualquer novidade eu aviso aqui.
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)

Offline JorgeThrasher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Ubunu 10.10
    • Ver perfil
Re: criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2009, 11:50 »
Bom, consegui compartilhar com o ubuntu via gnome-user-share, mas agora não consigo compartilhar a pasta Público com o Rwindow$.
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2009, 12:42 »
Para compartilhar uma pasta, clique com o botão direito na pasta que deseja compartilhar e escolha a opção "Opções de Compartilhamento".
Aí é só marcar as opções e o ubuntu deve fazer o resto.

Existem diversas outras opções para compartilhar uma pasta. Essa é apenas uma (a que acho mais simples).

Mas nessa forma que você sugeriu parece-me que a pasta pública não fica disponível para o outro computador acessar. Liguei o outro e não aparece disponível. Acho que esse caminho habilita apenas no computador em que a pasta instalada.
Estranho, pq eu fiz isso aki e todos os computadores da rede puderam ver a pasta. E a rede daki é idêntica a tua: 3 computadores e 1 notebook, modem roteado e IP distribuído automaticamente.

Veja no gerenciador de pacotes se o samba4 está instalado

Offline JorgeThrasher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Ubunu 10.10
    • Ver perfil
Re: criar rede entre computadores ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2009, 14:31 »
Eu instalei o samba4 pelo gerenciador de pacotes e agora não consigo mais compartilhar as pastas que estava compartilhando. Não sei se eu tinha que desinstalar algo antes.

Aparece essa mensagem quando tento compartilhar as que estavam compartilhadas antes:
""compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare add: failed to add share vídeos. Error was Operação não permitida"
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2009, 14:45 por JorgeThrasher »
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)