Autor Tópico: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?  (Lida 3207 vezes)

brenneissen

  • Visitante
Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Online: 06 de Maio de 2009, 13:51 »
galera, tenho um grande problema:

eu quero instalar o ubuntu de vez na minha maquina, só ele, sssem windows nenhum, só q eu não quero perder as imagens da familia, trabalhos, musicas e tudo mais, da uns 60GB de arquivos entre imagens, musicas, filmes e trabalhos, oq eu faço? me ajudem :-[


desde já grato.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2009, 13:58 »
 Olha... se você não quer gastar tempo e 13 DVDs para gravar tudo, minha sugestão é criar uma partição, ainda sob o windows, e transferir para ela os documentos. Seria o caso de se usar o partition magic, que é, em tese, um programa pago. Você teria que desfragmentar o disco e criar uma nova partição no espaço livre para comportar os 60GB de dados - se você tiver pelo menos isso de espaço livre.
 O que acontece é que você não pode instalar o ubuntu em uma partição do windows sem formatar, pois o windows está numa partição NTFS, e o ubuntu instala em EXT3, EXT4 ou ReiserFS.


brenneissen

  • Visitante
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2009, 14:02 »
naum entendi muito mais axo q se eu excluir ums jogos q eu tenho no xp libera ums 80gb pra fazer uma partição,
um amigo meu disse pra mim comprimir com o proprio ubuntu os arquivos e depois gravar em dvd, ele disse q comprimil 500mb em 10mb como ele fez eu naum sei

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2009, 14:03 »
 Complementando, você faria o seguinte: Jogaria seus dados em uma partição só para isso, e formataria somente a partição onde está instalado o windows, intalaria nessa o Ubuntu, e sua partição de dados com seus documentos seria preservada.
 Pelo menos, foi assim que eu cheguei aqui.


brenneissen

  • Visitante
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2009, 14:05 »
e ai ideia de compactar não daria certo?

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2009, 14:20 »
e ai ideia de compactar não daria certo?
Ué, fique à vontade para compactar seus dados... só não sei que negócio é esse de compactar pelo LiveCD do Ubuntu. Nunca vi isso.


brenneissen

  • Visitante
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2009, 14:48 »
conccegui compactar um arquivo de 1,4gb para 1,2gb naum é muita coisa mais ajuda

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2009, 14:50 »
breneissen, a compactação com programas tipo ZIP, RAR, etc. só reduz significativamente o tamanho de arquivos como .DOC, .XLS, .PPT, etc. Para os arquivos que justamente consomem mais disco, como fotos e música, a compactação, na maioria das vezes, não dá ganhos nem de 10% -- isto quando dá ganhos (ou seja,  um arquivo MP3 com 10MBytes, ficaria, na média, com uns 9.5 MBytes). Isto porque arquivos MP3 (música), JPEG (fotos) e outros do gênero já usam uma compactação própria quando são gravados.

Então, talvez a melhor alternativa seja você instalar o Ubuntu deixando a partição do Windows e, no Ubuntu, deixar espaço suficiente para copiar seus dados do Windows. Aí, depois que instalar o Ubuntu, você copia os dados do Windows para o Ubuntu. Quando terminar de copiar, você reformata a partição do Windows para o Ubuntu. O ruim, neste caso, é que você ficaria com uma partição a mais (aquela onde estava o Windows antes) mas talvez seja melhor que gravar uma porção de DVDs (sem contar que, ao gravar tantos DVDs sempre pode acontecer de algum DVD apresentar problemas e você não conseguir recuperar o que gravou nele).

Outra alternativa é no caso de você ter um HD externo. Provavelmente não tem mas se conseguir algum emprestado, você copia os dados que quer levar para o Ubuntu para este HD externo, instala o Ubuntu e aí copia os dados do HD externo para o Ubuntu.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

brenneissen

  • Visitante
Re: Da pra instalar ubuntu sem perder os documentos da família?
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2009, 15:35 »
tava procurando esse programa de particionar o hd e talz, só q ele naum é free, dai naum da pra mexer muito, intão eu axei um outro q tem 100% de aprovaçao e vai solucionar o meu problema, o nome é easehd, ele cria , remove formata transforma partições, no meu caso eu iria criar a partição instalar o ubuntu, passar os arquivos, e excluir a partição do windows assim ficando com 1t totalmente em uma partição e com o ubuntu instalado. essa pode ser tbm a solução de muita gente, intão sempre é bom compartilhar as idéias com todos, vlw pela ajuda galera e até mais. ;D