Linha de comando p/ instalar os drivers FGLRX novamente? [RESOLVIDO - post 4]

Iniciado por mag00, 05 de Maio de 2009, 01:20

tópico anterior - próximo tópico

mag00

Olá.

Farei um resumo aqui e quem quiser ver o post todo esteja à vontade.

*** Resumo ***
Sou cru em linux.

Preciso saber como, no Ubuntu 9.04, removo os drivers e configuracoes de video do X e do Gnome (se e' que nao estou falando besteira) por completo e depois baixo e instalo do zero o mesmo driver que vem no Live CD do Jaunty. Isso tudo via linha de comando.

Minha PV é uma ATI Radeon X600 Pro, PCI-E.

Grato a quem puder me ajudar.
*** Fim do resumo ***

Fiz um tópico no forum UbuntuForum.org em meu inglês meia boca para ver se alguém me ajudava, mas pelo visto não consegui me expressar corretamente, já que ninguém nem respondeu nada ainda.

A história toda é a seguinte. Quando pintou no meu Update Manager a informação de que o Jaunty estava disponível, eu hesitei um pouco em fazer o upgrade logo de cara, já que meu sistema estava rodando razoavelmente bem. Porém, depois de uma semana com aquela informação dizendo que o 9.04 já estava disponível aparecendo toda hora que eu entrava no Update Manager eu acabei cedendo à tentação em atualizar o sistema.

Só que não fui totalmente louco para fazer isso sem eira nem beira. Fiquei preocupado com a compatibilidade do hardware, já que estava lendo bastante coisa por aí dizendo que as placas de vídeo estavam apresentando problemas e em alguns casos o som também.

Acabei optando por antes de atualizar o sistema, baixar a versão em CD para um teste prévio do hardware e, se tudo corresse bem, então atualizar o sistema. Botei meu plano em prática e baixei e queimei um CD com o 9.04 para brincar no meu hardware e gostei do que vi.

Uma interface que me aparentou ser visualmente mais leve e mais viva. Coisa linda. Verifiquei que os efeitos estavam desligados e já logo lembrei dos tópicos reclamando que as PVs estavam aprensentando problemas de falta de drivers. Mesmo assim, pensei comigo. É uma sessão live, então vou habilitar os efeitos e ver o que acontece. Fui lá e coloquei os efeitos em EXTRA.

Não é que funcionou? Fiquei muito contente de ver que estava funcionando legal e que para o que eu uso do sistema estava ótimo. Não preciso de aplicações gráficas pesadas ou rodar games. Então convenci-me de que poderia migrar o meu sistema sem problemas.

Sem pestanejar, reiniciei o sistema e atualizei para o 9.04, mesmo com um warning do sistema dizendo que meus drivers de vídeo poderiam não funcionar mais como antes e tal. Atualizou tudo beleza e o sistema rodou filé. Inclusive o compiz estava funcionando. Só que realmente ficou algum bug na configuração ou nos drivers de vídeo.

Apesar de tudo estar funcionando OK - eu assisti vídeos via web (flash), ouvi músicas normalmente e vi videos já baixados para o PC sem problemas - de vez em quando a tela dava uma piscada, como se o monitor fosse desligar. mas era coisa de segundos. Pensei comigo que isso não me incomodaria e quando lançassem os novos drivers oficiais ou algum patch paralelo eu instalaria e resolveria numa boa.

Infelizmente eu me enganei e não tive essa paciência. Resolvi fazer por conta própria uma atualização no driver de vídeo, justamente chegando no ponto do meu resumo acima.

Durante as mexidas que eu estava fazendo nos drivers de vídeo, o sistema zicou de vez. O Gnome não levanta mais. Fica tela preta.

Tendo em mente que o Live CD roda de boa (estou escrevendo dele neste momento), pensei que deve haver alguma maneira de remover da minha instalação atual as informações referentes ao driver de vídeo que está lá instalado e instalar a mesma coisa que tem no Live CD, assim o sistema voltaria a funcionar normalmente.

Alguém pode me ajudar com isso?

Obs.: Eu poderia instalar por cima o 9.04, já que o Live CD já está aqui mesmo né? Mas não quero fazer isso porque notei que no Live CD, apesar de o vídeo estar rodando zerado, o som realmente não funciona, e na minha instalação atual continua funcionando. Fora isso teriam várias coisas a serem configuradas em uma reinstalação do sistema, que eu realmente gostaria de evitar.

Obrigado a quem leu até aqui para entender o contexto da história.

[]'s

Drikun

Olá amigo!
Estou com mesmo problema.. nunca tive experiência com linux e resolvi instalar esse novo ubuntu 9.04

Estava funcionando tudo bem, mas achei que fiquei com muita dor de cabeça ao tentar ler qualquer coisa no monitor. A frequência estava tudo ok (taxa de renovação: 85 HZ), mesmo assim sentia que algo não estava bem.. resolvi então instalar os drivers da minha placa de video ATI - RADEON 9800...
Agora, sempre depois do boot a tela trava ou o monitor não da nenhum sinal de vida..... ficou sem acesso ao SO... :(

Bom... eu tinha feito dualboot e no grub tinha um modo RECOVERY... entrei nele e fui no terminei e desinstalei o pacote xorg.driver.fglrx reiniciei e deu tudo certo!!
Ja tentei instalar o driver de todas as formas possiveis (para meu nível) até ja tentei usar o ENVY, mas até agora sem sucesso!!
Olhar para o monitor quando está com o Ubuntu doi muito as vistas... preciso instalar logo o drive para ver c é isso mesmo.

Bom... tenta entrar no modo recovery (acho que c apertar F8 antes da tela de BOOT deve mostrar as opções) e desinstala o pacote :)
Caso vc consiga instalar o drive da ATI avisa ok?

mag00

Valeu a dica cara! :D

Mesmo assim ainda nao sei fazer isso, pois nao conheco o comando para remover manualmente (via terminal).

[]'s

Drikun

sudo apt-get remove xorg.driver.fglrx

assim que ele remover esse pacote ele remove também alguns outros.. quando chegar em casa eu te passo a lista dos pacotes q tem q desinstalar, acredito que só tenha mais 1. algo como amd ....fglrx... mas como te disse, provavelmente ele deve desinstalar tudo.

Você pode usar esse comando aqui depois que usar o anterior :)

sudo apt-get autoremove

EDITADO

Lembrei o nome do pacote: fglrx-amdcccle
vc pode usar esse comando entao:

sudo apt-get remove fglrx-amdcccle xorg.driver.fglrx

Não sei nada de linux.. mas to aprendendo alguns comandos no terminal.. sempre são uteis! :)

mag00

Depois de fazer o meu post dizendo que não sabia remover manualmente, comecei uma pesquisa por aí e acabei caindo em um WIKI do próprio ubuntu que explicava como instalar manualmente os drivers, e, por uma analogia eu acabei descobrindo como remover.

Acabou que fiz exatamente o que você escreveu aí, menos o fglrx-amdcccle.

Mesmo assim, muito obrigado pela resposta. A pergunta é muito simples e talvez seja tosca, pois não consegui achar nenhuma resposta por aí que fosse objetiva ao problema. Todo mundo fala por cima o que deve ser feito e não os comandos em si.

Agora o tópico fica aí para quem tiver a mesma dúvida/problema.

Novamente obrigado, Drikun.

[]'s

ps.: Acabei me empolgando e vou dar uma olhada na documentação do x.org. Quero me inteirar bastante dele para poder destrinchar o sistema sem medo de fazer uma besteira e ter que instalar tudo de novo.

ricaxe

Ja tentaste instalar os drivers do site da ATI para linux .... ??

http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx

depois se precisares ... de ajuda a instalar e simples ...

Eu tive problemas com a minha grafica e resolvi so instalando os drivers do site da ATI

ps. não sei porque mas os drivers dos repositórios não são os mesmos..

Drikun

oba... legal.. menos de 2 semanas com ubuntu e já to ajudando!! heheh

Que bom que resolveu... também estava quase formatando.. quando tentei desinstalar os pacotes e deu certo. Como te falei, quando vc deleta o pacote do xorg ele leva junto o do fglrx-amdcccle.. deve ser o que aconteceu com o seu! :)
acredito q o fglrx-amdcccle seja o gerenciador do driver da ati e o outro seja o drive em si.. portanto de qualquer forma vc pode desinstala-lo pq n vai ser util... provavelmente, c tentar desinstalar podera dar um alerta avisando que o pacote não existe, tenta ae!!!
Se vc conseguir instalar o driver oficial me avisa blz? estou correndo atrás disso desesperadamente :)

ricaxe,
Já baixei o drive no site mas não funcionou. Ele baixa um arquivo .run
Achei um tutorial na web de como instalar, porém não funciona comigo!!! Sempre da um erro!
Assim que chegar em casa vou detalhar o error e se vc puder me ajudar ficaria mt grato.

Em breve volto.

mag00

ricaxe, eu não tentei o driver do site da ATI porque de acordo com os posts da galera não são compatíveis com o novo X.ORG.

Mas, agora que eu sei remover manualmente os drivers, vou tentar novamente.

Drikun, os arquivos do site da ATI eu instalo direto pelo gnome mesmo.

Basta você dar permissão de execução para eles clicando com o botão direito do mouse e informando que são executáveis. Aí é só dar 2 cliques e ele executará normalmente como um EXE do windows.

Baixarei a última versão, se não é o que eu já tenho lá em casa e tentarei a instalação para ver o que acontece.

[]'s

mag00

Atualizei o título porque a minha dúvida inicial já foi resolvida, mas agora podemos usar o tópico para trocar informações sobre a reinstalação do driver proprietário e o status das tentativas.

[]'s

Drikun

Acho melhor criar outro topico entao para discutir sobre a Configuração/Instalação dos drivers proprietários da ATI no ubuntu 9.04  na área de  Hardware e Periféricos!!

Não sabia do executar por modo via CLIQUE!! vou testar em casa.. mas acredito que pelo terminal ou mouse o resultado deva ser o mesmo, mas n custa nada tentar ne?
Em breve trago novos resultados.. espero que positivos!

mag00

Criei então o tópico na área de hardware para torcarmos experiências sobre a instalação/configuração de drivers, oficiais ou não, que resolvam a deficiência atual de vídeo no Jaunty.

O tópico é esse aqui.

[]'s