criar atalhos de aplicativos e escrever em disco FAT32

Iniciado por Nelson6219, 02 de Abril de 2006, 13:02

tópico anterior - próximo tópico

Nelson6219

boas pessoal,

é o seguinte eu instalei o gtoaster para gravr cd's mas nao fikei com nenhum atalho tenho de ir a pasta onde fikou instalado para o acessar, gostava de saber como fazer 1 atalho para o ambiente de trabalho.

outra coisa é que eu tenho uma particao em FAT32 montada mas nao consigo escrever nela, diz que nao tenho permissoes para alterar a pasta pai.

outra coisa é qe sou novo em linux  :P

cumprimentos pessoal.

dgo08

Para criar um ícone,vc clica com o botão direito na área de trabalho,e vai na opção "Criar lançador",na janela que vai abrir vc preenche o primeira campo que é o nome que vai aparecer abaixo do ícone na área de trabalho,e preenche o campo "comando" com o comando usado no terminal para chamar o programa que vc quer.Feito isso vai aparecer um ícone na área de trabalho,vc clica nele pra testar,se ele abrir o programa que vc quer vc pode editar o ícone trocando ele por um de sua preferencia,se não funcionar provavelmente o comando foi digitado errado.

Nelson6219

Citação de: "dgo08"Para criar um ícone,vc clica com o botão direito na área de trabalho,e vai na opção "Criar lançador",na janela que vai abrir vc preenche o primeira campo que é o nome que vai aparecer abaixo do ícone na área de trabalho,e preenche o campo "comando" com o comando usado no terminal para chamar o programa que vc quer.Feito isso vai aparecer um ícone na área de trabalho,vc clica nele pra testar,se ele abrir o programa que vc quer vc pode editar o ícone trocando ele por um de sua preferencia,se não funcionar provavelmente o comando foi digitado errado.

muito obrigado pela resposta, funcionou sem problemas.

agora alguem pode ajudar a escrever no disco em FAT32?

cumps

Franco Almeida

Disposto a aprender, disposto a compartilhar

Perícope

A dica para criar lançador na área de trabalho é ótima. Mas como faço para criar isso em Aplicações > Internet?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

alarcon

Citação de: "Perícope"A dica para criar lançador na área de trabalho é ótima. Mas como faço para criar isso em Aplicações > Internet?

já tentou por Aplicações > Ferramentas do sistema> Applications Menu Editor ?

alarcon

Citação de: "Nelson6219"muito obrigado pela resposta, funcionou sem problemas.

agora alguem pode ajudar a escrever no disco em FAT32?

cumps

Bom pelo que eu sei o ubuntu, pelo menos o Ubuntu 5.10, as partições FAT32 já são montadas automáticamente.

O que deve estar acontecendo com vc é que vc quer escrever em partições FAT32 pelo linux como usuário comum e para ele isso é proibido.

Tente pelo terminal com o comando sudo que faz com que vc dê comandos como superusuário (root) ou se quiser trabalhar da forma gráfica com o gerenciador de arquivos, abra um terminal e digite;

Citarsudo nautilus &

Ele vai abrir o gerenciador de arquivos nautilus já como root e aí vc poderá transferir qualquer coisa da partição linux para a do win em FAT32 de forma gráfica.

andregps

lebeziatnikov

Claro que tem, e é fácil :)

Como eu não sei qual é o nível de vcs e montar partições é um assunto em que a gente pode se aprofundar muito mesmo, vou ser objetivo e deixar uns links pra que vcs entendam melhor como as coisas funcionam.

Seguinte, quando o linux está iniciando ele vai procurar no arquivo /etc/fstab as descrições dos discos do computador o modo como eles devem ser montados. Esse arquivo, entre outras coisas, descreve como os seus hds devem aparecer.

No meu computador, ele é assim:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/hda2       /               ext3    defaults,errors=remount-ro      0       1
/dev/hda1       /media/hdwindows     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46  0       1
/dev/hdb1       /media/hdbBackup     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46  0       1
/dev/sda1       /media/sata1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46  0       1
/dev/sda5       /media/sata2     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46  0       1
/dev/hda3       none            swap    sw              0       0
/dev/hdd        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

Ele é grande assim prq eu tenho 3 HDs, e várias partições. O que interessa é que vc deve avisar ao seu linux que quer que na inicialização ele já monte seu HD fat32 e deixe ele com permissão de escrita para qualquer usuário.

Foi oq eu fiz nessas linhas:

# <file system> <mount point>   <type>  <options>                                  <dump>  <pass>
/dev/hda1       /media/hdwindows     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46      0            1
/dev/hdb1       /media/hdbBackup     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46      0            1
/dev/sda1       /media/sata1             vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46      0            1
/dev/sda5       /media/sata2             vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46      0            1

Oq vc vai fazer é o seguinte, copiar as opções dos meus HDs e colocar no seu fstab. Minhas opções dizem basicamente que o HD deve ser montado para todos os usuários com as opções padrão, e controle total a todos eles. Blz?

Leia esses links, eles vão explicar muito melhor que eu como as coisas funcionam...

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=481
http://www.devin.com.br/eitch/dispositivos/
http://www.infowester.com/linmount.php

[]'s